Análise das componentes e a usabilidade das WebQuests em língua portuguesa disponíveis na web: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12797
Resumo: Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial educativo da Web, com fundamento na aprendizagem colaborativa e nos processos de investigação para a construção do saber, que conta hoje com milhares de propostas de educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests disponibilizadas online não obedecem a padrões mínimos de qualidade no nível dos componentes e da usabilidade, ou então, mais não são do que simples folhas de exercícios ou "WebExercises". Neste artigo foram recenseadas e analisadas 483 WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas online entre Julho e Outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes, as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, em nível de usabilidade, a maior falha a assinalar é a ausência do "menu" em muitas dos exemplares analisados. Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as restantes simples "WebExercises" com atividades rotineiras que não levam o aluno a tirar partido do potencial da Web para a construção do saber.
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