Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/80184 |
Resumo: | Um dos principais desafios quando se lida com pessoas é delas obter informações confiáveis. A dificuldade advém do acesso àquilo que se encontra, literalmente, na mente das pessoas. As tentativas de acesso a esses conteúdos estão limitadas aos filtros cognitivos e à retórica da pessoa que está sendo analisada. Neste artigo, repertory grid é aplicada com laddering e análise de conteúdo para confrontar construtos teóricos sobre gestão de equipes-cliente de tecnologia da informação (TI) com construtos “residentes” na cognição de profissionais de TI que implantam sistemas integrados de gestão (ERP). Os resultados demonstram a efetividade dessa composição metodológica para revelar fenômenos cognitivos e entender melhor os profissionais de TI. |
id |
USP-33_722aa3319242fd2bed1186251b8123c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/80184 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação Repertory grid, laddering, and content analysis: a psychometric approach to understand the information technology workforce Um dos principais desafios quando se lida com pessoas é delas obter informações confiáveis. A dificuldade advém do acesso àquilo que se encontra, literalmente, na mente das pessoas. As tentativas de acesso a esses conteúdos estão limitadas aos filtros cognitivos e à retórica da pessoa que está sendo analisada. Neste artigo, repertory grid é aplicada com laddering e análise de conteúdo para confrontar construtos teóricos sobre gestão de equipes-cliente de tecnologia da informação (TI) com construtos “residentes” na cognição de profissionais de TI que implantam sistemas integrados de gestão (ERP). Os resultados demonstram a efetividade dessa composição metodológica para revelar fenômenos cognitivos e entender melhor os profissionais de TI. A major challenge when researching on people relates to how reliable information can be retrieved from them. It is a matter of how to access what is literally inside people’s mind. Access is limited by the cognitive screening process that mediates human interaction, as well as by human rhetoric. We apply repertory grid, laddering and content analysis as an integrated psychometric approach to contrast two sets of constructs: a set of theoretically based constructs about the management of information technology professionals who work in customer teams, and a set of constructs that lie behind those professionals’ cognition in the particular case of implementing enterprise-wide systems (ERP). Results confirm the effectiveness of such a methodological approach to accurately reveal cognitive phenomena and to better understand the information technology workforce. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/8018410.4301/S1807-17752014000100012Journal of Information Systems and Technology Management; v. 11 n. 1 (2014); 215-232Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 11 No. 1 (2014); 215-232Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 11 Núm. 1 (2014); 215-2321807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/80184/84085Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessMoura Junior, Pedro Jácome de Bellini, Carlo Gabriel Porto 2014-11-24T15:06:07Zoai:revistas.usp.br:article/80184Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-11-24T15:06:07Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação Repertory grid, laddering, and content analysis: a psychometric approach to understand the information technology workforce |
title |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação Moura Junior, Pedro Jácome de |
title_short |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
title_full |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
title_sort |
Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação |
author |
Moura Junior, Pedro Jácome de |
author_facet |
Moura Junior, Pedro Jácome de Bellini, Carlo Gabriel Porto |
author_role |
author |
author2 |
Bellini, Carlo Gabriel Porto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura Junior, Pedro Jácome de Bellini, Carlo Gabriel Porto |
description |
Um dos principais desafios quando se lida com pessoas é delas obter informações confiáveis. A dificuldade advém do acesso àquilo que se encontra, literalmente, na mente das pessoas. As tentativas de acesso a esses conteúdos estão limitadas aos filtros cognitivos e à retórica da pessoa que está sendo analisada. Neste artigo, repertory grid é aplicada com laddering e análise de conteúdo para confrontar construtos teóricos sobre gestão de equipes-cliente de tecnologia da informação (TI) com construtos “residentes” na cognição de profissionais de TI que implantam sistemas integrados de gestão (ERP). Os resultados demonstram a efetividade dessa composição metodológica para revelar fenômenos cognitivos e entender melhor os profissionais de TI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/80184 10.4301/S1807-17752014000100012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/80184 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752014000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/80184/84085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 11 n. 1 (2014); 215-232 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 11 No. 1 (2014); 215-232 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 11 Núm. 1 (2014); 215-232 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1800222952555282432 |