Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Sergio Alexandre
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Leonel Cezar, Maccari, Emerson Antonio, Pereira, Mauricio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12913
Resumo: Um problema comum em gestão de TI, apontados pelos especialistas, envolve a falta de visão de negócio dos executivos de TI ao alinharem seus departamentos com as premissas estratégicas da empresa e esquecerem-se das funções táticas da TI, onde esta poderia ser gerida como um negócio. Esse é conhecido como o gap de Lutchen e por sua importância no contexto da gestão da TI, este artigo é complementar ao artigo de Rodrigues et al. (2009) e visa identificar a presença do gap de Lutchen, na gestão da TI entre as 100 maiores empresas sediadas no Brasil. Para tanto, procedeu-se a um levantamento do perfil da gestão de TI nessas empresas, na visão de seus executivos. Utilizou-se um questionário, respondido pelos executivos de TI, contendo 77 perguntas que varrem os quatro fundamentos da função da TI na empresa. Os principais resultados indicam que: (a) na função Alinhar, o desenho da TI apresenta dicotomias entre os objetivos dos negócios e os da TI; (b) na função Gerir, observa-se que os orçamentos de TI orientam-se para garantir a capacidade de entregae dos serviços de TI e diferem nos métodos de controle de custo, variando entre rateios por volume, overhead e custo ABC; (c) na função Entregar, as evidências indicam que a TI é gerida como uma capacitadora de negócios; e (d) na função Garantir a Qualidade e Segurança, muitos executivos de TI monitoram eventos de qualidade e segurança, mas limitam-se às operações básicas da TI. Em conclusão, o que se observa nas empresas pesquisadas é que a TI é vista como um sistema fornecedor de soluções,f sob demanda, dos negócios, mais do que como um instrumento capaz de garantir inovação e capacidade competitiva para as organizações.
id USP-33_b94a1f99d3925669da42fea5bf7e69b2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12913
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil Estratégia de TIInovaçãoTI como NegócioGap de LutchenIT StrategyInnovationIT as businessLutchen Gap Um problema comum em gestão de TI, apontados pelos especialistas, envolve a falta de visão de negócio dos executivos de TI ao alinharem seus departamentos com as premissas estratégicas da empresa e esquecerem-se das funções táticas da TI, onde esta poderia ser gerida como um negócio. Esse é conhecido como o gap de Lutchen e por sua importância no contexto da gestão da TI, este artigo é complementar ao artigo de Rodrigues et al. (2009) e visa identificar a presença do gap de Lutchen, na gestão da TI entre as 100 maiores empresas sediadas no Brasil. Para tanto, procedeu-se a um levantamento do perfil da gestão de TI nessas empresas, na visão de seus executivos. Utilizou-se um questionário, respondido pelos executivos de TI, contendo 77 perguntas que varrem os quatro fundamentos da função da TI na empresa. Os principais resultados indicam que: (a) na função Alinhar, o desenho da TI apresenta dicotomias entre os objetivos dos negócios e os da TI; (b) na função Gerir, observa-se que os orçamentos de TI orientam-se para garantir a capacidade de entregae dos serviços de TI e diferem nos métodos de controle de custo, variando entre rateios por volume, overhead e custo ABC; (c) na função Entregar, as evidências indicam que a TI é gerida como uma capacitadora de negócios; e (d) na função Garantir a Qualidade e Segurança, muitos executivos de TI monitoram eventos de qualidade e segurança, mas limitam-se às operações básicas da TI. Em conclusão, o que se observa nas empresas pesquisadas é que a TI é vista como um sistema fornecedor de soluções,f sob demanda, dos negócios, mais do que como um instrumento capaz de garantir inovação e capacidade competitiva para as organizações. A common problem in IT management involves the lack of business vision on the part of IT executives who align IT to the strategic assumptions of the company, but forget the tactical functions of the former, managed as a business. This is known as the Lutchen's gap. Because of its importance in the context of IT management, this paper is a complementary approach to the preceding one from Rodrigues et al. (2009) and aims at identifying the Lutchen´s gap presence in the management of IT among the 100 top companies located in Brazil. To do this, we proceeded to a description of the profile of IT management in these companies, controlled by the executive board. We used a questionnaire filled out by IT executives, containing 77 questions covering the four functions of IT in a company. The main results indicate that: (a) In the IT's Alignment function, the design of IT reveals dichotomies between business and IT objectives (b) In the IT's Management function, the IT's budget is oriented toward ensuring "delivering" abilities to IT services and differing in the methods of cost control, ranging from apportion by volume, overheads and by ABC cost, (c) in the IT's Deliver function, evidence suggests that IT is managed as a business enabler; and (d) in the IT's Quality and Safety Assurance, IT executives monitor quality and safety events, but are limited to IT's basic operations. In conclusion, in the companies surveyed, IT is seen much more as an" on-demand solution provider", rather than as an instrument of innovation and competitiveness enabler for organizations. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1291310.4301/S1807-17752011000300010Journal of Information Systems and Technology Management; v. 8 n. 3 (2011); 717-748Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 8 No. 3 (2011); 717-748Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 8 Núm. 3 (2011); 717-7481807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12913/14704Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Sergio AlexandreRodrigues, Leonel CezarMaccari, Emerson AntonioPereira, Mauricio Fernandes2014-05-18T13:30:02Zoai:revistas.usp.br:article/12913Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:30:02Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
title Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
spellingShingle Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
Simões, Sergio Alexandre
Estratégia de TI
Inovação
TI como Negócio
Gap de Lutchen
IT Strategy
Innovation
IT as business
Lutchen Gap
title_short Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
title_full Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
title_fullStr Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
title_full_unstemmed Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
title_sort Managing it as a business: the Lutchen's gap in the 100 top organizations based in Brazil
author Simões, Sergio Alexandre
author_facet Simões, Sergio Alexandre
Rodrigues, Leonel Cezar
Maccari, Emerson Antonio
Pereira, Mauricio Fernandes
author_role author
author2 Rodrigues, Leonel Cezar
Maccari, Emerson Antonio
Pereira, Mauricio Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Sergio Alexandre
Rodrigues, Leonel Cezar
Maccari, Emerson Antonio
Pereira, Mauricio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de TI
Inovação
TI como Negócio
Gap de Lutchen
IT Strategy
Innovation
IT as business
Lutchen Gap
topic Estratégia de TI
Inovação
TI como Negócio
Gap de Lutchen
IT Strategy
Innovation
IT as business
Lutchen Gap
description Um problema comum em gestão de TI, apontados pelos especialistas, envolve a falta de visão de negócio dos executivos de TI ao alinharem seus departamentos com as premissas estratégicas da empresa e esquecerem-se das funções táticas da TI, onde esta poderia ser gerida como um negócio. Esse é conhecido como o gap de Lutchen e por sua importância no contexto da gestão da TI, este artigo é complementar ao artigo de Rodrigues et al. (2009) e visa identificar a presença do gap de Lutchen, na gestão da TI entre as 100 maiores empresas sediadas no Brasil. Para tanto, procedeu-se a um levantamento do perfil da gestão de TI nessas empresas, na visão de seus executivos. Utilizou-se um questionário, respondido pelos executivos de TI, contendo 77 perguntas que varrem os quatro fundamentos da função da TI na empresa. Os principais resultados indicam que: (a) na função Alinhar, o desenho da TI apresenta dicotomias entre os objetivos dos negócios e os da TI; (b) na função Gerir, observa-se que os orçamentos de TI orientam-se para garantir a capacidade de entregae dos serviços de TI e diferem nos métodos de controle de custo, variando entre rateios por volume, overhead e custo ABC; (c) na função Entregar, as evidências indicam que a TI é gerida como uma capacitadora de negócios; e (d) na função Garantir a Qualidade e Segurança, muitos executivos de TI monitoram eventos de qualidade e segurança, mas limitam-se às operações básicas da TI. Em conclusão, o que se observa nas empresas pesquisadas é que a TI é vista como um sistema fornecedor de soluções,f sob demanda, dos negócios, mais do que como um instrumento capaz de garantir inovação e capacidade competitiva para as organizações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12913
10.4301/S1807-17752011000300010
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12913
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752011000300010
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12913/14704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 8 n. 3 (2011); 717-748
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 8 No. 3 (2011); 717-748
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 8 Núm. 3 (2011); 717-748
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1809284036080697344