MULTI-CRITERIA PROJECT PRIORITIZATION IN A PROFESSIONAL MASTER'S PROGRAM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/103624 |
Resumo: | As pressões oriundas das avaliações podem gerar mudanças nos comportamentos organizacionais e na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES), podendo ou não alterar a arquitetura institucional. As avaliações têm possibilitado que as IES se conheçam melhor, repensem e redesenhem seus processos. Como resultado, percebe-se que as instituições estão cada vez mais semelhantes entre si, fenômeno esse denominado isomorfismo coercitivo. Com a finalidade de propor um diferencial na tomada de decisão, este estudo analisou, empiricamente, como o método AHP (Analytic Hierarchic Process) pode contribuir para a priorização de projetos no Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, a partir de uma estrutura teórico-conceitual, que serviu de base para a elaboração e aplicação do questionário estruturado, a fim de construir a estrutura hierárquica multicritério do método AHP e obter como resultado a priorização dos projetos e dos quesitos do sistema de Avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os resultados sugerem que esta metodologia pode auxiliar o coordenador de programas de mestrado profissional, na priorização de seus projetos, e que, dessa forma, contribuiriam para a melhoria do desempenho no sistema de avaliação da CAPES. |
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MULTI-CRITERIA PROJECT PRIORITIZATION IN A PROFESSIONAL MASTER'S PROGRAMPRIORIZAÇÃO MULTICRITÉRIO DE PROJETOS EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONALAs pressões oriundas das avaliações podem gerar mudanças nos comportamentos organizacionais e na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES), podendo ou não alterar a arquitetura institucional. As avaliações têm possibilitado que as IES se conheçam melhor, repensem e redesenhem seus processos. Como resultado, percebe-se que as instituições estão cada vez mais semelhantes entre si, fenômeno esse denominado isomorfismo coercitivo. Com a finalidade de propor um diferencial na tomada de decisão, este estudo analisou, empiricamente, como o método AHP (Analytic Hierarchic Process) pode contribuir para a priorização de projetos no Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, a partir de uma estrutura teórico-conceitual, que serviu de base para a elaboração e aplicação do questionário estruturado, a fim de construir a estrutura hierárquica multicritério do método AHP e obter como resultado a priorização dos projetos e dos quesitos do sistema de Avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os resultados sugerem que esta metodologia pode auxiliar o coordenador de programas de mestrado profissional, na priorização de seus projetos, e que, dessa forma, contribuiriam para a melhoria do desempenho no sistema de avaliação da CAPES.Results of assessments bring changes to the organizational behavior and management of Higher Learning Institutions (HLI) and may or may not alter their institutional structure. Assessments have enabled HLI to rethink and redesign processes. As a result, institutions are becoming increasingly similar to each other, which is a phenomenon called coercive isomorphism. To propose a distinctive and positive element in the decision-making process, this study examined empirically how the AHP method (Analytic Hierarchic Process) can contribute to project prioritization in the Professional Master's Program in Business – Project Management of the University Nove de Julho (UNINOVE). This research was developed based on a case study from a theoretical-conceptual structure. This structure comprised the basis to develop and implement a structured questionnaire to build the multi-criteria hierarchical structure of the AHP method and obtain project prioritization and requirements of the assessment system developed by CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a government agency linked to the Brazilian Ministry of Education in charge of promoting high standards for post-graduate courses in Brazil). The results suggest that this approach can assist the coordinating committee of the Professional Master's Program of UNINOVE to prioritize projects and contribute to its performance improvement in the CAPES assessment system.TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/10362410.4301/S1807-17752015000200011Journal of Information Systems and Technology Management; v. 12 n. 2 (2015); 393-414Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 12 No. 2 (2015); 393-414Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 12 Núm. 2 (2015); 393-4141807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/103624/102089https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/103624/102090Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessMaccari, Emerson AntonioMartins, Sergio BomfimMartins, Cibele Barsalini2015-09-08T18:17:08Zoai:revistas.usp.br:article/103624Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2015-09-08T18:17:08Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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