Masculinidades políticas e capital simbólico: estratégias comunicacionais de candidatos homossexuais às prefeituras nas eleições de 2020
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/190478 |
Resumo: | A partir do pressuposto de que a política pode ser lida como uma instituição generificada e marcada pelos imperativos das masculinidades políticas, o objetivo do presente artigo é analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nos perfis de Facebook e Instagram dos candidatos homens das eleições de 2020 às prefeituras que se autodeclararam gays ou bissexuais, com o objetivo de verificar se e como a sexualidade foi articulada em suas campanhas em termos de articulação de capital político. A partir do aporte metodológico da Análise de Conteúdo, é possível observar que, embora os candidatos analisados atuem na luta por reconhecimento LGBTI+, tal elemento identitário não foi utilizado como forma estratégia de ganho de capital político em suas campanhas eleitorais. Isso pode ser interpretado como uma persistência das estruturas vinculadas às masculinidades políticas hegemônicas no cenário eleitoral brasileiro que ainda contém barreiras para expressões diversas das masculinidades. |
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Masculinidades políticas e capital simbólico: estratégias comunicacionais de candidatos homossexuais às prefeituras nas eleições de 2020Political masculinities and symbolic capital: communication strategies of homosexual candidates for mayors in 2020Masculinidades políticasComunicaçãoCapital PolíticoPolitical masculinitiesCommunicationPolitical CapitalA partir do pressuposto de que a política pode ser lida como uma instituição generificada e marcada pelos imperativos das masculinidades políticas, o objetivo do presente artigo é analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nos perfis de Facebook e Instagram dos candidatos homens das eleições de 2020 às prefeituras que se autodeclararam gays ou bissexuais, com o objetivo de verificar se e como a sexualidade foi articulada em suas campanhas em termos de articulação de capital político. A partir do aporte metodológico da Análise de Conteúdo, é possível observar que, embora os candidatos analisados atuem na luta por reconhecimento LGBTI+, tal elemento identitário não foi utilizado como forma estratégia de ganho de capital político em suas campanhas eleitorais. Isso pode ser interpretado como uma persistência das estruturas vinculadas às masculinidades políticas hegemônicas no cenário eleitoral brasileiro que ainda contém barreiras para expressões diversas das masculinidades.Based on the assumption that politics can be read as a gendered institution and marked by the imperatives of political masculinities, the objective of this paper is to analyze the communication strategies used on Facebook and Instagram profiles by male candidates’ mayors who declare themselves to be gay or bisexual, in order to verify if and how sexuality was articulated in their campaigns in terms of political capital articulation. From the methodological contribution of Content Analysis, it is possible to observe that, although the candidates act in the struggle for LGBTI + recognition, this identity element was not used as a strategy to gain political capital in their electoral campaigns. This can be interpreted as a persistence of structures linked to hegemonic political masculinities in the Brazilian electoral scenario that still contains barriers for diverse expressions of masculinities.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/19047810.11606/issn.2176-1507.v25i1p17-38Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 17-38Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 17-382176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/190478/180085Copyright (c) 2022 Eliza Bachega Casadeihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasadei, Eliza Bachega2022-02-17T16:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/190478Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.557070Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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