Masculinidades políticas e capital simbólico: estratégias comunicacionais de candidatos homossexuais às prefeituras nas eleições de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casadei, Eliza Bachega
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/190478
Resumo: A partir do pressuposto de que a política pode ser lida como uma instituição generificada e marcada pelos imperativos das masculinidades políticas, o objetivo do presente artigo é analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nos perfis de Facebook e Instagram dos candidatos homens das eleições de 2020 às prefeituras que se autodeclararam gays ou bissexuais, com o objetivo de verificar se e como a sexualidade foi articulada em suas campanhas em termos de articulação de capital político. A partir do aporte metodológico da Análise de Conteúdo, é possível observar que, embora os candidatos analisados atuem na luta por reconhecimento LGBTI+, tal elemento identitário não foi utilizado como forma estratégia de ganho de capital político em suas campanhas eleitorais. Isso pode ser interpretado como uma persistência das estruturas vinculadas às masculinidades políticas hegemônicas no cenário eleitoral brasileiro que ainda contém barreiras para expressões diversas das masculinidades.
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