Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informação
id USP-34_4ac823522f289b717e750cfd9fef1d81
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97751
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitáriasCensuraEconomiaJornalismoLiberdade de ExpressãoLiberdade de ImprensaEste trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informaçãoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09Alterjor Journal; Vol. 11 No. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89Revista Alterjor; v. 11 n. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-892176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09/96621Copyright (c) 2015 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cristina Paloschi Uchôa de2020-06-19T11:02:12Zoai:revistas.usp.br:article/97751Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:10.450172Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
title Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
spellingShingle Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de
Censura
Economia
Jornalismo
Liberdade de Expressão
Liberdade de Imprensa
title_short Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
title_full Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
title_fullStr Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
title_full_unstemmed Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
title_sort Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
author Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de
author_facet Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de
dc.subject.por.fl_str_mv Censura
Economia
Jornalismo
Liberdade de Expressão
Liberdade de Imprensa
topic Censura
Economia
Jornalismo
Liberdade de Expressão
Liberdade de Imprensa
description Este trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09/96621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 11 No. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89
Revista Alterjor; v. 11 n. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018988146688