Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informação |
id |
USP-34_4ac823522f289b717e750cfd9fef1d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/97751 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitáriasCensuraEconomiaJornalismoLiberdade de ExpressãoLiberdade de ImprensaEste trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informaçãoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09Alterjor Journal; Vol. 11 No. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89Revista Alterjor; v. 11 n. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-892176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09/96621Copyright (c) 2015 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cristina Paloschi Uchôa de2020-06-19T11:02:12Zoai:revistas.usp.br:article/97751Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:10.450172Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
title |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
spellingShingle |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de Censura Economia Jornalismo Liberdade de Expressão Liberdade de Imprensa |
title_short |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
title_full |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
title_fullStr |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
title_full_unstemmed |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
title_sort |
Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias |
author |
Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de |
author_facet |
Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristina Paloschi Uchôa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Censura Economia Jornalismo Liberdade de Expressão Liberdade de Imprensa |
topic |
Censura Economia Jornalismo Liberdade de Expressão Liberdade de Imprensa |
description |
Este trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informação |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09/96621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 11 No. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89 Revista Alterjor; v. 11 n. 1 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 78-89 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018988146688 |