DADOS QUE ENGANAM OU QUE APAGAM A HISTÓRIA? A DRAMATICIDADE DAS ESTATÍSTICAS NA COBERTURA TELEJORNALÍSTICA SOBRE FEMINICÍDIO
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212577 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de examinar os efeitos de sentido produzidos pelo discurso jornalístico sobre feminicídio, especificamente no que diz respeito à utilização de estatísticas nestas narrativas. O corpus de análise é composto por 43 matérias de telejornais da Rede Globo, que foram veiculadas entre 2018 e 2020 e disponibilizadas na ferramenta Globoplay. A hipótese do presente artigo é que a quantificação do feminicídio atua em conjunto com o recurso à emotividade dos espectadores, detendo a função de chamar a atenção e promover o choque – porém, não no sentido de um ganho informativo, mas sim de uma dramaticidade despotencializada. |
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DADOS QUE ENGANAM OU QUE APAGAM A HISTÓRIA? A DRAMATICIDADE DAS ESTATÍSTICAS NA COBERTURA TELEJORNALÍSTICA SOBRE FEMINICÍDIOFeminicídioTelejornalismoEmoçãoFemicideTelejournalismEmotionEste trabalho tem o objetivo de examinar os efeitos de sentido produzidos pelo discurso jornalístico sobre feminicídio, especificamente no que diz respeito à utilização de estatísticas nestas narrativas. O corpus de análise é composto por 43 matérias de telejornais da Rede Globo, que foram veiculadas entre 2018 e 2020 e disponibilizadas na ferramenta Globoplay. A hipótese do presente artigo é que a quantificação do feminicídio atua em conjunto com o recurso à emotividade dos espectadores, detendo a função de chamar a atenção e promover o choque – porém, não no sentido de um ganho informativo, mas sim de uma dramaticidade despotencializada.This essay aims to examine the effects of meaning produced by the journalistic discourse on femicide, specifically with regard to the use of statistics in these narratives. The corpus of analysis is composed of 43 news articles from Rede Globo, which were broadcasted between 2018 and 2020 and made available on the online platform Globoplay. The hypothesis is that the quantification of femicide works together with the appeal for the spectators' emotionality, holding the function of drawing attention and promoting shock - however, not in the sense of an informative gain, but of a disenfranchised drama (a dramatic tone robbed of its potencial).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de DossiêDossier Paperapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/21257710.11606/issn.2176-1507.v28i2p280-298Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 280-298Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 280-2982176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212577/198594Copyright (c) 2023 Júlia Cavalcanti Versiani dos Anjoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos2023-10-16T20:57:58Zoai:revistas.usp.br:article/212577Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-10-16T20:57:58Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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