Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guastalli, Marcela de Cásia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Takahama, Suélen Keiko Hara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282
Resumo: O presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedade
id USP-34_8596f1deca58a682ee6f0e8f9edfdd75
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88282
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiênciaComunicação AlternativaDeficiênciaRecursosO presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedadeUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-142176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282/91160Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuastalli, Marcela de CásiaTakahama, Suélen Keiko Hara2016-05-03T18:03:18Zoai:revistas.usp.br:article/88282Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:08.214617Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
title Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
spellingShingle Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
Guastalli, Marcela de Cásia
Comunicação Alternativa
Deficiência
Recursos
title_short Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
title_full Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
title_fullStr Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
title_full_unstemmed Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
title_sort Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
author Guastalli, Marcela de Cásia
author_facet Guastalli, Marcela de Cásia
Takahama, Suélen Keiko Hara
author_role author
author2 Takahama, Suélen Keiko Hara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guastalli, Marcela de Cásia
Takahama, Suélen Keiko Hara
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Alternativa
Deficiência
Recursos
topic Comunicação Alternativa
Deficiência
Recursos
description O presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282/91160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14
Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018561376256