Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282 |
Resumo: | O presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedade |
id |
USP-34_8596f1deca58a682ee6f0e8f9edfdd75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88282 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiênciaComunicação AlternativaDeficiênciaRecursosO presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedadeUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-142176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282/91160Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuastalli, Marcela de CásiaTakahama, Suélen Keiko Hara2016-05-03T18:03:18Zoai:revistas.usp.br:article/88282Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:08.214617Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
title |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
spellingShingle |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência Guastalli, Marcela de Cásia Comunicação Alternativa Deficiência Recursos |
title_short |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
title_full |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
title_fullStr |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
title_full_unstemmed |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
title_sort |
Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência |
author |
Guastalli, Marcela de Cásia |
author_facet |
Guastalli, Marcela de Cásia Takahama, Suélen Keiko Hara |
author_role |
author |
author2 |
Takahama, Suélen Keiko Hara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guastalli, Marcela de Cásia Takahama, Suélen Keiko Hara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Alternativa Deficiência Recursos |
topic |
Comunicação Alternativa Deficiência Recursos |
description |
O presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedade |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282/91160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14 Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018561376256 |