Alain Barbero: uma reconstrução do noir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/194981 |
Resumo: | O fotógrafo francês Alain Barbero, nascido na cidade de Annecy em 1960, tem se destacado no cenário artístico europeu com uma obra singular e inventiva, marcada pela grande diversidade temática, aliada à busca pelos aspectos mais singelos da vida social, especialmente nos espaços urbanos das principais capitais da Europa. Sua utilização original do preto e branco envolve suas imagens em uma sedutora plasticidade romântica, ecoando uma melancolia frágil, por vezes perturbadora, mas que revela aspectos constitutivos pouco explorados das paisagens e pessoas por ele retratadas, durante suas andanças em países como a França, Alemanha, Áustria e Estados Unidos. |
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Alain Barbero: uma reconstrução do noirphotographydigital resourcesmelancholyromantic plasticityfotografiarecursos digitaismelancoliaplasticidade românticaO fotógrafo francês Alain Barbero, nascido na cidade de Annecy em 1960, tem se destacado no cenário artístico europeu com uma obra singular e inventiva, marcada pela grande diversidade temática, aliada à busca pelos aspectos mais singelos da vida social, especialmente nos espaços urbanos das principais capitais da Europa. Sua utilização original do preto e branco envolve suas imagens em uma sedutora plasticidade romântica, ecoando uma melancolia frágil, por vezes perturbadora, mas que revela aspectos constitutivos pouco explorados das paisagens e pessoas por ele retratadas, durante suas andanças em países como a França, Alemanha, Áustria e Estados Unidos.French photographer Alain Barbero, born in the city of Annecy in 1960, has stood out in the European art scene with the uniqueness and inventiveness of his work, marked by great thematic diversity, depicting the search for the most prosaic aspects of social life, especially in the urban spaces of European capitals. His original use of black and white surrounds his images with a seductive romantic plasticity, echoing a fragile melancholy, often disturbing, but which reveals unexplored constitutive aspects in the landscapes and people he portrays in his wanderings through countries such as France, Germany, Austria and the United States.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/19498110.11606/issn.2176-1507.v25i1p192-210Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 192-210Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 192-2102176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/194981/180096Copyright (c) 2022 Marcelo Lapuente Mahl, Raquel Discini de Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMahl, Marcelo LapuenteCampos, Raquel Discini de2022-02-17T16:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/194981Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:22.175752Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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