Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza e Silva, Wagner
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582
Resumo: O ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa.
id USP-34_dd68e4dc895cc7c26aa85bdfcdcb346c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152582
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismoEnsinoPesquisa acadêmicaEntrevistaFotojornalismoO ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582Alterjor Journal; Vol. 19 No. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68Revista Alterjor; v. 19 n. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-682176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582/150002Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza e Silva, Wagner2020-06-19T11:03:36Zoai:revistas.usp.br:article/152582Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:15.962097Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
title Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
spellingShingle Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
Souza e Silva, Wagner
Ensino
Pesquisa acadêmica
Entrevista
Fotojornalismo
title_short Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
title_full Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
title_fullStr Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
title_full_unstemmed Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
title_sort Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
author Souza e Silva, Wagner
author_facet Souza e Silva, Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza e Silva, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa acadêmica
Entrevista
Fotojornalismo
topic Ensino
Pesquisa acadêmica
Entrevista
Fotojornalismo
description O ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582/150002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 19 No. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68
Revista Alterjor; v. 19 n. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019492511744