Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582 |
Resumo: | O ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa. |
id |
USP-34_dd68e4dc895cc7c26aa85bdfcdcb346c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/152582 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismoEnsinoPesquisa acadêmicaEntrevistaFotojornalismoO ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582Alterjor Journal; Vol. 19 No. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68Revista Alterjor; v. 19 n. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-682176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582/150002Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza e Silva, Wagner2020-06-19T11:03:36Zoai:revistas.usp.br:article/152582Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:15.962097Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
title |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
spellingShingle |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo Souza e Silva, Wagner Ensino Pesquisa acadêmica Entrevista Fotojornalismo |
title_short |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
title_full |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
title_fullStr |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
title_full_unstemmed |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
title_sort |
Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo |
author |
Souza e Silva, Wagner |
author_facet |
Souza e Silva, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza e Silva, Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pesquisa acadêmica Entrevista Fotojornalismo |
topic |
Ensino Pesquisa acadêmica Entrevista Fotojornalismo |
description |
O ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582/150002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 19 No. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68 Revista Alterjor; v. 19 n. 1 (2019): Jornalismo popular e alternativo; 59-68 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222019492511744 |