Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818 |
Resumo: | A Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente. |
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Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônicaNinja MediaAlternative MediaHegemonyCounter HegemonyFramework TheoryMídia NinjaMídia AlternativaHegemoniaContra-hegemoniaTeoria do EnquadramentoA Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente.The NINJA Media (Independent Narratives, Journalism and Action) proposes to do journalism, focusing on narratives from the point of view of the activist, activist, or the popular, with the objective of giving voice and visibility to those who do not have it. The main question is: the collective Mídia Ninja considers itself as a counter-hegemonic communication? The methodologies used are semi-structured interviews and participant observation. Some considerations are that the Ninja Media and the traditional media present different versions of reality, or different frameworks and that in order to build a contrary and counter-hegemonic narrative, there has to be a hegemonic narrative to be dismantled, being the relationship between the Ninja Media and the traditional dialogical and interdependent media.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/17481810.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 182-198Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 182-1982176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818/174556Copyright (c) 2021 Ian Rebouças de Andrade, Márcia Vidal Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Ian Rebouças deNunes, Márcia Vidal2021-08-02T15:07:32Zoai:revistas.usp.br:article/174818Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:19.341399Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente. |
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