O ensino de Maori na Nova Zelândia: entrevista com o Professor Hone Morris
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/207361 |
Resumo: | o presente trabalho se constitui na entrevista com Hone Morris, professor do curso de Maori na Escola de Humanidades da Massey University. Com a utilização da metodologia qualitativa, serão sublinhados vários aspectos sobre como o idioma (Te Reo) maori passou da esfera oral para o escrito, bem como o surgimento de ferramentas para o Pukenga Reo (habilidade linguística), com o objetivo de tornar o idioma nativo (indígena) acessível e ensinado em escolas na Nova Zelândia. |
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O ensino de Maori na Nova Zelândia: entrevista com o Professor Hone MorrisMaori teaching on New Zealand: an interview with Professor Hone MorrisBrazil - New ZealandNative (indigenous) LanguageLanguage teachingMaoriCommunicationBrasil - Nova ZelândiaIdioma nativo (indígena)Ensino de idiomaMaoriComunicaçãoo presente trabalho se constitui na entrevista com Hone Morris, professor do curso de Maori na Escola de Humanidades da Massey University. Com a utilização da metodologia qualitativa, serão sublinhados vários aspectos sobre como o idioma (Te Reo) maori passou da esfera oral para o escrito, bem como o surgimento de ferramentas para o Pukenga Reo (habilidade linguística), com o objetivo de tornar o idioma nativo (indígena) acessível e ensinado em escolas na Nova Zelândia.The following paper consists in an interview with the Hone Morris, associate professor at Massey University’s Humanities Maori course. By the using of qualitative approach, we will deal with the way that Maori Language (Te Reo) had been worked with language skills of Pukenga Reo as an effective tool, enabling a way that the maori language could be accessible and teached at New Zealand from the primary schools.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/20736110.11606/issn.2176-1507.v27i1p165-177Alterjor Journal; Vol. 27 No. 1 (2023): Alternative & Popular Journalism; 165-177Revista Alterjor; v. 27 n. 1 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 165-1772176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/207361/190679Copyright (c) 2023 Carlos A. Tavares Jrhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares Jr, Carlos A.2023-01-30T09:31:56Zoai:revistas.usp.br:article/207361Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:23.184546Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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