Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças

Bibliographic Details
Main Author: Henrique, Rafael dos Santos
Publication Date: 2010
Other Authors: Siqueira, Aline Kety Maria de, Beltrão, Natália Barros, Epifanio, Amanda Polyane Porto, Cattuzzo, Maria Teresa
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776
Summary: O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.
id USP-35_0b2ce460456d73fa4b125ab1da91aef1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16776
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças Precision of knowledge of results in the adaptative process in children LearningKnowledge of resultsPracticePsychomotor performanceAprendizagemConhecimento de resultadosPráticaDesempenho psicomotor O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças. This study aimed to analyze the effects of Knowledge of Results (KR) precision on acquisition of a motor ability. Forty eight children aged between eight and 10 years old (♂ = 9.33 ± 0.70 years old; ♀ = 9.16 ± 0.81 years old) practiced a manipulative task of reaching a target on a table, by the thrown of metallic discs. Three experimental groups were formed according to the KR precision level: less precise group (LPG), precise group (PG) and very precise group (VPG), and also the control group (CG), without KR. The performance measure was the absolute error. The results indicated statistic differences in favor of VPG when compared to the other groups, indicating that higher KR precision benefited the system's stabilization and adaptability for task with accuracy goal, for children. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1677610.1590/S1807-55092010000300011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 405-412 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 405-412 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 405-412 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776/18489Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Rafael dos SantosSiqueira, Aline Kety Maria deBeltrão, Natália BarrosEpifanio, Amanda Polyane PortoCattuzzo, Maria Teresa2012-05-22T12:43:04Zoai:revistas.usp.br:article/16776Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:04Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
Precision of knowledge of results in the adaptative process in children
title Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
spellingShingle Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
Henrique, Rafael dos Santos
Learning
Knowledge of results
Practice
Psychomotor performance
Aprendizagem
Conhecimento de resultados
Prática
Desempenho psicomotor
title_short Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
title_full Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
title_fullStr Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
title_full_unstemmed Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
title_sort Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
author Henrique, Rafael dos Santos
author_facet Henrique, Rafael dos Santos
Siqueira, Aline Kety Maria de
Beltrão, Natália Barros
Epifanio, Amanda Polyane Porto
Cattuzzo, Maria Teresa
author_role author
author2 Siqueira, Aline Kety Maria de
Beltrão, Natália Barros
Epifanio, Amanda Polyane Porto
Cattuzzo, Maria Teresa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Rafael dos Santos
Siqueira, Aline Kety Maria de
Beltrão, Natália Barros
Epifanio, Amanda Polyane Porto
Cattuzzo, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Knowledge of results
Practice
Psychomotor performance
Aprendizagem
Conhecimento de resultados
Prática
Desempenho psicomotor
topic Learning
Knowledge of results
Practice
Psychomotor performance
Aprendizagem
Conhecimento de resultados
Prática
Desempenho psicomotor
description O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776
10.1590/S1807-55092010000300011
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776/18489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 405-412
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 405-412
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 405-412
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931361464320