Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776 |
Summary: | O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças. |
id |
USP-35_0b2ce460456d73fa4b125ab1da91aef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16776 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças Precision of knowledge of results in the adaptative process in children LearningKnowledge of resultsPracticePsychomotor performanceAprendizagemConhecimento de resultadosPráticaDesempenho psicomotor O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças. This study aimed to analyze the effects of Knowledge of Results (KR) precision on acquisition of a motor ability. Forty eight children aged between eight and 10 years old (♂ = 9.33 ± 0.70 years old; ♀ = 9.16 ± 0.81 years old) practiced a manipulative task of reaching a target on a table, by the thrown of metallic discs. Three experimental groups were formed according to the KR precision level: less precise group (LPG), precise group (PG) and very precise group (VPG), and also the control group (CG), without KR. The performance measure was the absolute error. The results indicated statistic differences in favor of VPG when compared to the other groups, indicating that higher KR precision benefited the system's stabilization and adaptability for task with accuracy goal, for children. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1677610.1590/S1807-55092010000300011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 405-412 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 405-412 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 405-412 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776/18489Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Rafael dos SantosSiqueira, Aline Kety Maria deBeltrão, Natália BarrosEpifanio, Amanda Polyane PortoCattuzzo, Maria Teresa2012-05-22T12:43:04Zoai:revistas.usp.br:article/16776Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:04Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças Precision of knowledge of results in the adaptative process in children |
title |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
spellingShingle |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças Henrique, Rafael dos Santos Learning Knowledge of results Practice Psychomotor performance Aprendizagem Conhecimento de resultados Prática Desempenho psicomotor |
title_short |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
title_full |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
title_fullStr |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
title_full_unstemmed |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
title_sort |
Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças |
author |
Henrique, Rafael dos Santos |
author_facet |
Henrique, Rafael dos Santos Siqueira, Aline Kety Maria de Beltrão, Natália Barros Epifanio, Amanda Polyane Porto Cattuzzo, Maria Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Aline Kety Maria de Beltrão, Natália Barros Epifanio, Amanda Polyane Porto Cattuzzo, Maria Teresa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique, Rafael dos Santos Siqueira, Aline Kety Maria de Beltrão, Natália Barros Epifanio, Amanda Polyane Porto Cattuzzo, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Knowledge of results Practice Psychomotor performance Aprendizagem Conhecimento de resultados Prática Desempenho psicomotor |
topic |
Learning Knowledge of results Practice Psychomotor performance Aprendizagem Conhecimento de resultados Prática Desempenho psicomotor |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776 10.1590/S1807-55092010000300011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092010000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16776/18489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 405-412 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 405-412 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 405-412 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931361464320 |