Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Felipe Nogueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cortez, Caio Martins, Scaglia, Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441
Resumo: Esta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%).
id USP-35_0c94891659eea68d256752ced77d2e8b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174441
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebolSports initiation: perspective of students, parents and teachers as to soccer schoolsSoccer schoolsSports initiationSports pedagogyEscolinha de futebolIniciação EsportivaEsta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%).The study is based on the search to understand the expectations of parents, students and teachers, within the scope and focus on sports initiation and having as a backdrop the private educational institutions, in this case, soccer schools, thus quantifying and qualifying the objectives of each group. Using different questionnaires, applied in the field, but related, for the three groups researched, obtaining a pattern of the groups and analyzing the similarities and differences in their expectations. As analyzed, divergences of objectives were found for the three categories: students correspond to the category of professionalization (69%), parents signal to the category of socialization (77%), and teachers have higher expectations for education (60%).  Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17444110.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 231-238Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 231-238Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 231-2381981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441/182408Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luis Felipe Nogueira Cortez, Caio Martins Scaglia, Alcides José2022-05-27T05:35:49Zoai:revistas.usp.br:article/174441Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-05-27T05:35:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
Sports initiation: perspective of students, parents and teachers as to soccer schools
title Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
spellingShingle Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
Silva, Luis Felipe Nogueira
Soccer schools
Sports initiation
Sports pedagogy
Escolinha de futebol
Iniciação Esportiva
title_short Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
title_full Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
title_fullStr Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
title_full_unstemmed Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
title_sort Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
author Silva, Luis Felipe Nogueira
author_facet Silva, Luis Felipe Nogueira
Cortez, Caio Martins
Scaglia, Alcides José
author_role author
author2 Cortez, Caio Martins
Scaglia, Alcides José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Felipe Nogueira
Cortez, Caio Martins
Scaglia, Alcides José
dc.subject.por.fl_str_mv Soccer schools
Sports initiation
Sports pedagogy
Escolinha de futebol
Iniciação Esportiva
topic Soccer schools
Sports initiation
Sports pedagogy
Escolinha de futebol
Iniciação Esportiva
description Esta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441
10.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441/182408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 231-238
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 231-238
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 231-238
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934995828736