Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441 |
Resumo: | Esta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%). |
id |
USP-35_0c94891659eea68d256752ced77d2e8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174441 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebolSports initiation: perspective of students, parents and teachers as to soccer schoolsSoccer schoolsSports initiationSports pedagogyEscolinha de futebolIniciação EsportivaEsta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%).The study is based on the search to understand the expectations of parents, students and teachers, within the scope and focus on sports initiation and having as a backdrop the private educational institutions, in this case, soccer schools, thus quantifying and qualifying the objectives of each group. Using different questionnaires, applied in the field, but related, for the three groups researched, obtaining a pattern of the groups and analyzing the similarities and differences in their expectations. As analyzed, divergences of objectives were found for the three categories: students correspond to the category of professionalization (69%), parents signal to the category of socialization (77%), and teachers have higher expectations for education (60%). Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17444110.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 231-238Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 231-238Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 231-2381981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441/182408Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luis Felipe Nogueira Cortez, Caio Martins Scaglia, Alcides José2022-05-27T05:35:49Zoai:revistas.usp.br:article/174441Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-05-27T05:35:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol Sports initiation: perspective of students, parents and teachers as to soccer schools |
title |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
spellingShingle |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol Silva, Luis Felipe Nogueira Soccer schools Sports initiation Sports pedagogy Escolinha de futebol Iniciação Esportiva |
title_short |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
title_full |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
title_fullStr |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
title_full_unstemmed |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
title_sort |
Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol |
author |
Silva, Luis Felipe Nogueira |
author_facet |
Silva, Luis Felipe Nogueira Cortez, Caio Martins Scaglia, Alcides José |
author_role |
author |
author2 |
Cortez, Caio Martins Scaglia, Alcides José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luis Felipe Nogueira Cortez, Caio Martins Scaglia, Alcides José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soccer schools Sports initiation Sports pedagogy Escolinha de futebol Iniciação Esportiva |
topic |
Soccer schools Sports initiation Sports pedagogy Escolinha de futebol Iniciação Esportiva |
description |
Esta pesquisa está embasada na busca de compreender as expectativas de pais, alunos e professores, no âmbito e foco na iniciação esportiva e tendo como cenário as instituições privadas de ensino, no caso, escolinhas de futebol, assim, quantificando e qualificando os objetivos de cada grupo. Utilizando questionários diferentes, aplicados em campo, mas relacionados, para os três agrupamentos pesquisados, obtendo um padrão dos grupos e analisando as semelhanças e as diferenças de expectativas dos mesmos. Conforme analisado, foram encontradas divergências de objetivos para as três categorias: os alunos correspondem a categoria da profissionalização (69%), os pais sinalizam para a categoria da socialização (77%), e os professores apresentam como maior expectativa a educação (60%). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441 10.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i4p231-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/174441/182408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 231-238 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 231-238 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 231-238 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934995828736 |