Ações educativas para promoção de atividade física por meio do agente comunitário de saúde: limitações e potencialidades
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/189684 |
Resumo: | Objetivou-se investigar limitações e potencialidades existentes a partir de uma ação educativa direcionada à Agentes Comunitários de Saúde para promoção de atividade física em adolescentes. A proposta foi pautada em um curso presencial com 12 módulos, baseado no Programa Geração Movimento. Para as coletas de dados, foi utilizado o relato de experiência, grupo focal e acompanhamento da intervenção por meio do diário de campo. Foi realizada triangulação de dados do conteúdo apresentado e análise de conteúdo a partir da pré análise dos dados, a exploração do material (codificação) e o tratamento dos resultados (categorização). Foram identificadas três categorias, sendo ambiente de trabalho: referente aos achados ligados ao ambiente de trabalho e seus fatores estruturais, burocráticos e de cunho administrativo, evidenciando maior número de limitações; Saberes e formação: referente ao processo de formação dos agentes acerca de conteúdos e da experiência, que apresentaram as maiores potencialidades para as ações; E por fim, ações de educação em saúde: baseando na influência do ambiente de trabalho sobre as práticas, referente a possibilidades encontradas nas ações de educação em saúde realizadas, por meio de fatores acerca da comunidade e ações desenvolvidas na equipe. Os benefícios apresentados dizem respeito ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais envolvidos, em relação ao aconselhamento e a oportunidade de tomadas de iniciativas na comunidade de atuação. |
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Ações educativas para promoção de atividade física por meio do agente comunitário de saúde: limitações e potencialidadesEducational actions to promote physical activity through the community health agent: limitations and potentialityEducação em saúdeAtividade físicaLimitaçõesPotencialidadesAgentes Comunitários de SaúdeHealth EducationPhysical activityLimitationsPotentialitiesCommunity Health AgentsObjetivou-se investigar limitações e potencialidades existentes a partir de uma ação educativa direcionada à Agentes Comunitários de Saúde para promoção de atividade física em adolescentes. A proposta foi pautada em um curso presencial com 12 módulos, baseado no Programa Geração Movimento. Para as coletas de dados, foi utilizado o relato de experiência, grupo focal e acompanhamento da intervenção por meio do diário de campo. Foi realizada triangulação de dados do conteúdo apresentado e análise de conteúdo a partir da pré análise dos dados, a exploração do material (codificação) e o tratamento dos resultados (categorização). Foram identificadas três categorias, sendo ambiente de trabalho: referente aos achados ligados ao ambiente de trabalho e seus fatores estruturais, burocráticos e de cunho administrativo, evidenciando maior número de limitações; Saberes e formação: referente ao processo de formação dos agentes acerca de conteúdos e da experiência, que apresentaram as maiores potencialidades para as ações; E por fim, ações de educação em saúde: baseando na influência do ambiente de trabalho sobre as práticas, referente a possibilidades encontradas nas ações de educação em saúde realizadas, por meio de fatores acerca da comunidade e ações desenvolvidas na equipe. Os benefícios apresentados dizem respeito ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais envolvidos, em relação ao aconselhamento e a oportunidade de tomadas de iniciativas na comunidade de atuação.The objective was to investigate existing limitations and potentialities based on an educational action directed at Community Health Agents to promote physical activity in adolescents. The proposal was based on a classroom course with 12 modules, based on the Geração Movimento Program. For data collections, the experience report, focus group and follow-up of the intervention through the field diary were used. Data triangulation of the presented content and content analysis were performed based on the pre-analysis of the data, the exploration of the material (coding) and the treatment of the results (categorization). Three categories were identified, being the work environment: referring to the findings related to the work environment and its structural, bureaucratic and administrative factors, showing a greater number of limitations; Knowledge and training: referring to the process of training agents about content and experience, which presented the greatest potential for actions; And finally, health education actions: based on the influence of the work environment on practices, regarding the possibilities found in health education actions carried out, through factors about the community and actions developed in the team. The benefits presented are related to the improvement of the knowledge of the professionals involved, in relation to counseling and the opportunity to take initiatives in the operating community.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18968410.11606/issn.1981-4690.v35i2p363-373Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 2 (2021); 363-373Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 2 (2021); 363-373Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 2 (2021); 363-3731981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/189684/175210Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDopp, Erik Vinicius de Orlando Nascimento, Wedson Guimarães Christofoletti, Ana Elisa Messetti Nakamura, Priscila Missaki 2021-08-21T06:30:06Zoai:revistas.usp.br:article/189684Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-08-21T06:30:06Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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