Direitos humanos e formação profssional no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194557 |
Resumo: | Os estudos no campo de direitos humanos têm se consolidado nas últimas décadas, principalmente, após a proclamação da Constituição Federal, de 1988, que reconhece o indivíduo como sujeito de direitos. Considerando isso, o presente artigo tem como objetivo apresentar quais são os pressupostos teórico-práticos que estão presente na formação de graduandos dos cursos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba em relação à formação cidadã em direitos humanos e apresentar como isso se desenvolve. Pensar em educação em direitos humanos se faz necessário na formação profissional, no ensino superior, considerando que todos os profissionais assumem responsabilidades técnicas e sociais ao exercerem sua atuação. Conhecer a realidade social é diferencial na formação profissional e pode favorecer discussões e proposições práticas para compreender a realidade e modifcá-la. |
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Direitos humanos e formação profssional no ensino superiorHuman rights and vocational training in higher educationCitizenshipTechnical graduationHuman rightsCidadaniaFormação técnicaDireitos HumanosOs estudos no campo de direitos humanos têm se consolidado nas últimas décadas, principalmente, após a proclamação da Constituição Federal, de 1988, que reconhece o indivíduo como sujeito de direitos. Considerando isso, o presente artigo tem como objetivo apresentar quais são os pressupostos teórico-práticos que estão presente na formação de graduandos dos cursos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba em relação à formação cidadã em direitos humanos e apresentar como isso se desenvolve. Pensar em educação em direitos humanos se faz necessário na formação profissional, no ensino superior, considerando que todos os profissionais assumem responsabilidades técnicas e sociais ao exercerem sua atuação. Conhecer a realidade social é diferencial na formação profissional e pode favorecer discussões e proposições práticas para compreender a realidade e modifcá-la.Studies in the feld of human rights have been consolidated in recent decades, mainly after the proclamation of the Federal Constitution of 1988, which recognizes the individual as a subject of rights. Considering this, this article aims to present what are the theoretical-practical assumptions that are present in the training of undergraduate students of the courses of the Agricultural Sciences Center of the Federal University of Paraíba in relation to citizen training in human rights and to present how it develops. Thinking about human rights education is necessary in professional training, in higher education, considering that all professionals assumetechnical and social responsibilities when performing their work. Knowing the social reality is differential inprofessional training and can favor discussions and practical proposals to understand the reality and modify it. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/19455710.11606/issn.1981-4690.v35i3p125-130Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 125-130Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 125-130Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 125-1301981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194557/179830Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaxenberger, Ana Cristina Silva 2022-02-16T20:50:09Zoai:revistas.usp.br:article/194557Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-02-16T20:50:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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