Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Walan Robert da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Helton Pereira de, Maciel, Isabely Rúbila, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184417
Resumo: O objetivo do presente estudo é verificar as propriedades psicométricas da Escala de Identidade para o Exercício Físico (EIS), no que diz respeito à validade de construto para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 480 universitários dos cursos de Psicologia e Educação Física, dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília, sendo 290 homens e 190 mulheres com média de idade de 23,7(dp=6,7) anos. Todos os 9 itens que compõem a escala mostraram carga fatorial adequada, justificando sua permanência na escala de acordo com os critérios previamente estabelecidos. A EIS validada cumpriu com as suposições de validade, com valores adequados de alpha de Cronbach e de correlações entre todos os itens, confirmando uma alta consistência interna da escala. Conclui-se que o EIS mostrou um bom desempenho psicométrico quando estudado a partir de uma amostra de universitários brasileiros.
id USP-35_193022f1eab36db55a32f9185efb59b9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184417
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university studentsEscala de identidade para o exercício físico: validade fatorial e consistência interna para universitários brasileirosIdentityPhysical ActivityPsychometryIdentidadeAtividade FísicaPsicometriaO objetivo do presente estudo é verificar as propriedades psicométricas da Escala de Identidade para o Exercício Físico (EIS), no que diz respeito à validade de construto para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 480 universitários dos cursos de Psicologia e Educação Física, dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília, sendo 290 homens e 190 mulheres com média de idade de 23,7(dp=6,7) anos. Todos os 9 itens que compõem a escala mostraram carga fatorial adequada, justificando sua permanência na escala de acordo com os critérios previamente estabelecidos. A EIS validada cumpriu com as suposições de validade, com valores adequados de alpha de Cronbach e de correlações entre todos os itens, confirmando uma alta consistência interna da escala. Conclui-se que o EIS mostrou um bom desempenho psicométrico quando estudado a partir de uma amostra de universitários brasileiros.The objective of the present study is to verify the psychometric properties of the Exercise Identity Scale (EIS), with respect to construct validity for the Brazilian context. A total of 480 university students from the Psychology and Physical Education courses in the states of Santa Catarina, Minas Gerais and Brasília participated in the study, with 290 men and 190 women with a mean age of 23.7 (SD = 6.7) years. All 9 items that make up the scale showed adequate factorial load, justifying their permanence in the scale ac-cording to previously established criteria. The validated EIS met validity assumptions, with adequate values of Cronbach’s ­ and correlation among all items, confi rming a high internal consistency of the scale. It is concluded that the EIS showed a good psychometric performance when studied from a sample of Brazilian university students.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18441710.11606/issn.1981-4690.v35i1p35-42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 35-42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 35-42Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 35-421981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184417/170693Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Walan Robert da Carvalho, Helton Pereira de Maciel, Isabely Rúbila Cardoso, Fernando Luiz 2021-06-16T19:49:11Zoai:revistas.usp.br:article/184417Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T19:49:11Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
Escala de identidade para o exercício físico: validade fatorial e consistência interna para universitários brasileiros
title Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
spellingShingle Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
Silva, Walan Robert da
Identity
Physical Activity
Psychometry
Identidade
Atividade Física
Psicometria
title_short Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
title_full Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
title_fullStr Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
title_full_unstemmed Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
title_sort Identity scale for physical exercise: factor validity and internal consistency for Brazilian university students
author Silva, Walan Robert da
author_facet Silva, Walan Robert da
Carvalho, Helton Pereira de
Maciel, Isabely Rúbila
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Carvalho, Helton Pereira de
Maciel, Isabely Rúbila
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Walan Robert da
Carvalho, Helton Pereira de
Maciel, Isabely Rúbila
Cardoso, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Identity
Physical Activity
Psychometry
Identidade
Atividade Física
Psicometria
topic Identity
Physical Activity
Psychometry
Identidade
Atividade Física
Psicometria
description O objetivo do presente estudo é verificar as propriedades psicométricas da Escala de Identidade para o Exercício Físico (EIS), no que diz respeito à validade de construto para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 480 universitários dos cursos de Psicologia e Educação Física, dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília, sendo 290 homens e 190 mulheres com média de idade de 23,7(dp=6,7) anos. Todos os 9 itens que compõem a escala mostraram carga fatorial adequada, justificando sua permanência na escala de acordo com os critérios previamente estabelecidos. A EIS validada cumpriu com as suposições de validade, com valores adequados de alpha de Cronbach e de correlações entre todos os itens, confirmando uma alta consistência interna da escala. Conclui-se que o EIS mostrou um bom desempenho psicométrico quando estudado a partir de uma amostra de universitários brasileiros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184417
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p35-42
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184417
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p35-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184417/170693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 35-42
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 35-42
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 35-42
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935154163712