Efeito do treinamento de força com resistência elástica sobre o desempenho da flexão de quadril em bailarinas clássicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZUCCOLOTTO, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BELLINI, Magda Amabile Biazus Carpeggiani, RECH, Anderson, SONDA, Francesca Chaida, MELO, Mônica de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126183
Resumo: Para realização e manutenção de movimentos estéticos de grande amplitude articular, um bailarino necessita desenvolver além de flexibilidade, força muscular. Trabalhos científicos sobre o “ballet” apontam para uma lacuna com relação ao efeito de diferentes métodos de treinamento na produção de força muscular em grandes amplitudes de movimento. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa de treinamento de força com resistência elástica sobre o torque, a amplitude de movimento ativa e passiva, bem como o ângulo e o tempo de sustentação da flexão de quadril em bailarinas clássicas. Participaram deste estudo 15 bailarinas que foram divididas em dois grupos: grupo intervenção (n = 8) e grupo controle (n = 7). Durante o estudo, todas participantes mantiveram a rotina habitual de aulas de “ballet”, porém o grupo intervenção realizou um treinamento de força com resistência elástica para os flexores de quadril, o qual foi realizado duas vezes por semana, durante seis semanas. Antes e depois de seis semanas, todas participantes realizaram medidas de torque, das amplitudes ativas e passivas, bem como do ângulo e tempo de sustentação da flexão de quadril. ANOVA de um fator (grupo) com medidas repetidas no tempo foi usada para identificar os efeitos da intervenção. O grupo intervenção apresentou incrementos de torque três vezes superiores ao grupo controle (grupo intervenção = 38,47% e grupo controle = 13,13%). Incrementos de 125,25% para o tempo de sustentação foram observadas somente para o grupo intervenção. Nenhum efeito foi identificado nas demais variáveis. Os achados mostram que o treinamento de força com resistência elástica gera aumentos no torque, bem como no tempo de sustentação de flexão de quadril em bailarinas clássicas.
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spelling Efeito do treinamento de força com resistência elástica sobre o desempenho da flexão de quadril em bailarinas clássicas Effects of resistance training with elastic resistance on performance of the hip flexion of ballet dancers Para realização e manutenção de movimentos estéticos de grande amplitude articular, um bailarino necessita desenvolver além de flexibilidade, força muscular. Trabalhos científicos sobre o “ballet” apontam para uma lacuna com relação ao efeito de diferentes métodos de treinamento na produção de força muscular em grandes amplitudes de movimento. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa de treinamento de força com resistência elástica sobre o torque, a amplitude de movimento ativa e passiva, bem como o ângulo e o tempo de sustentação da flexão de quadril em bailarinas clássicas. Participaram deste estudo 15 bailarinas que foram divididas em dois grupos: grupo intervenção (n = 8) e grupo controle (n = 7). Durante o estudo, todas participantes mantiveram a rotina habitual de aulas de “ballet”, porém o grupo intervenção realizou um treinamento de força com resistência elástica para os flexores de quadril, o qual foi realizado duas vezes por semana, durante seis semanas. Antes e depois de seis semanas, todas participantes realizaram medidas de torque, das amplitudes ativas e passivas, bem como do ângulo e tempo de sustentação da flexão de quadril. ANOVA de um fator (grupo) com medidas repetidas no tempo foi usada para identificar os efeitos da intervenção. O grupo intervenção apresentou incrementos de torque três vezes superiores ao grupo controle (grupo intervenção = 38,47% e grupo controle = 13,13%). Incrementos de 125,25% para o tempo de sustentação foram observadas somente para o grupo intervenção. Nenhum efeito foi identificado nas demais variáveis. Os achados mostram que o treinamento de força com resistência elástica gera aumentos no torque, bem como no tempo de sustentação de flexão de quadril em bailarinas clássicas. For development and support of movements with large range of motion, a dancer needs to develop flexibility and muscular strength. There is lack of scientific studies about the effect of the different training methods on the production of muscle strength in large ranges of motion. Thus, the objective of this study was to investigate the effects of a strength training program with elastic resistance on the torque, passive and active range of motion and the angle and time of contraction at largest hip flexion in classical ballet dancers. The study included 15 dancers who were divided into two groups: intervention group (n = 8) and control group (n = 7).During the study, all participants performed their usual routine of ballet classes, but the intervention group was submitted to strength training with elastic resistance, which occurred twice a week for six weeks. Torque, the passive and active range of motion, the angle and time of largest hip flexion were assessed during pre and post intervention period. One-way ANOVA (group) with repeated measures was used to identify the effects of the intervention. The intervention group showed increases in the torque when compared to the control group (intervention group = 38.47% and control group = 13.13%). Increments of 125.25% for the time of contraction at the largest hip flexion were observed only for the intervention group. No effects were identified for the other variables. The present findings showed that strength training with elastic resistance generates increases in torque and in the time of contraction at largest angle of hip flexion in classical ballet dancers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12618310.1590/1807-55092016000400893Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 893-901Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 893-901Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 893-9011981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126183/122959https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126183/122960Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessZUCCOLOTTO, Ana PaulaBELLINI, Magda Amabile Biazus CarpeggianiRECH, AndersonSONDA, Francesca ChaidaMELO, Mônica de Oliveira2017-02-07T12:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/126183Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T12:32:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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