O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691
Resumo: O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física.
id USP-35_209911ac91633b6736a7bf6f02db56b6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16691
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física The pedagogical content knowledge: structure and implications to the formation in physical education Educação físicaEnsinoConhecimento pedagógico do conteúdo^i1^sConhecimento profissionalPhysical educationTeachingPedagogical Content Knowledge^i2^sProfessional knowledge O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física. The purpose of this study was to gain insight into issues related to the construct of pedagogical content knowledge (PCK), which has been extensively considered in several areas of teacher's education abroad. However, the PCK remains almost unacknowledged among physical education professionals in Brazil. In addition to defining and presenting schematic models of teachers' knowledge, this study intended to analyze the structure and the constitutive elements of PCK, connecting them with the teaching of physical education. The interest for this topic is also increased by the current period of curricular reforms that undergraduate physical education programs are involved. Actually, PCK comprehends a type of knowledge that is crucial to the definition of a professional body of knowledge, as well as to structure the pedagogical practice experiences, which are key curricular components of physical education teacher education programs. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1669110.1590/S1807-55092008000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 161-171 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 161-171 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 161-171 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691/18404Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2012-05-22T12:30:29Zoai:revistas.usp.br:article/16691Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
The pedagogical content knowledge: structure and implications to the formation in physical education
title O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
spellingShingle O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
Ramos, Valmor
Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s
Conhecimento profissional
Physical education
Teaching
Pedagogical Content Knowledge^i2^s
Professional knowledge
title_short O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
title_full O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
title_fullStr O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
title_sort O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s
Conhecimento profissional
Physical education
Teaching
Pedagogical Content Knowledge^i2^s
Professional knowledge
topic Educação física
Ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s
Conhecimento profissional
Physical education
Teaching
Pedagogical Content Knowledge^i2^s
Professional knowledge
description O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691
10.1590/S1807-55092008000200007
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092008000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691/18404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 161-171
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 161-171
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 161-171
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930792087552