O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física. |
id |
USP-35_209911ac91633b6736a7bf6f02db56b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16691 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física The pedagogical content knowledge: structure and implications to the formation in physical education Educação físicaEnsinoConhecimento pedagógico do conteúdo^i1^sConhecimento profissionalPhysical educationTeachingPedagogical Content Knowledge^i2^sProfessional knowledge O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física. The purpose of this study was to gain insight into issues related to the construct of pedagogical content knowledge (PCK), which has been extensively considered in several areas of teacher's education abroad. However, the PCK remains almost unacknowledged among physical education professionals in Brazil. In addition to defining and presenting schematic models of teachers' knowledge, this study intended to analyze the structure and the constitutive elements of PCK, connecting them with the teaching of physical education. The interest for this topic is also increased by the current period of curricular reforms that undergraduate physical education programs are involved. Actually, PCK comprehends a type of knowledge that is crucial to the definition of a professional body of knowledge, as well as to structure the pedagogical practice experiences, which are key curricular components of physical education teacher education programs. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1669110.1590/S1807-55092008000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 161-171 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 161-171 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 161-171 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691/18404Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2012-05-22T12:30:29Zoai:revistas.usp.br:article/16691Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física The pedagogical content knowledge: structure and implications to the formation in physical education |
title |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
spellingShingle |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física Ramos, Valmor Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s Conhecimento profissional Physical education Teaching Pedagogical Content Knowledge^i2^s Professional knowledge |
title_short |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
title_full |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
title_fullStr |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
title_full_unstemmed |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
title_sort |
O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física |
author |
Ramos, Valmor |
author_facet |
Ramos, Valmor Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Valmor Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s Conhecimento profissional Physical education Teaching Pedagogical Content Knowledge^i2^s Professional knowledge |
topic |
Educação física Ensino Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s Conhecimento profissional Physical education Teaching Pedagogical Content Knowledge^i2^s Professional knowledge |
description |
O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691 10.1590/S1807-55092008000200007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092008000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691/18404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 161-171 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 161-171 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 161-171 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930792087552 |