O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115444 |
Resumo: | A pesquisa investigou se o Código de Pontuação (COP) da Ginástica Artística Masculina (MAG) e da Ginástica Artística Feminina (WAG) favoreciam elementos assimétricos, a fim de arquitetar elementos competitivos do ginasta. Todos os elementos descritos no COP da MAG (N = 993) e WAG (N = 713) foram analisados em suas posições de início, durante a na posição final no que se refere à simetria. Foram considerados simétricos os movimentos em que braços, troncos e pernas eram ativados simultaneamente e do mesmo lado. Os resultados mostraram que no COP MAG há um número significativamente maior de elementos assimétricos, sobretudo na relação tronco e pernas. No COP WAG há um maior número de elementos assimétricos entre braços, tronco e pernas. Hipoteticamemte, os exercícios com maior dificuldade em cada um dos aparelhos revelaram que a proporção entre elementos assimétricos e simétricos é de cerca de 70% e 30% respectivamente, o que releva que a dificuldade está associada com maior assimetria. O COP na MAG e WAG reforçam que realizar movimento assimétricos amplia o grau de dificuldade e elevados resultados, no entanto, os técnicos devem se atentar ao COP e sua influência no bem-estar dos ginastas, minimizando cargas assimetrias e trabalhado em condicionamento simétric. |
id |
USP-35_20b7a14adf62c219421733332fda157d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/115444 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? Do Code of Points in men artistic gymnastics and women artistic gymnastics favor asymmetric elements? A pesquisa investigou se o Código de Pontuação (COP) da Ginástica Artística Masculina (MAG) e da Ginástica Artística Feminina (WAG) favoreciam elementos assimétricos, a fim de arquitetar elementos competitivos do ginasta. Todos os elementos descritos no COP da MAG (N = 993) e WAG (N = 713) foram analisados em suas posições de início, durante a na posição final no que se refere à simetria. Foram considerados simétricos os movimentos em que braços, troncos e pernas eram ativados simultaneamente e do mesmo lado. Os resultados mostraram que no COP MAG há um número significativamente maior de elementos assimétricos, sobretudo na relação tronco e pernas. No COP WAG há um maior número de elementos assimétricos entre braços, tronco e pernas. Hipoteticamemte, os exercícios com maior dificuldade em cada um dos aparelhos revelaram que a proporção entre elementos assimétricos e simétricos é de cerca de 70% e 30% respectivamente, o que releva que a dificuldade está associada com maior assimetria. O COP na MAG e WAG reforçam que realizar movimento assimétricos amplia o grau de dificuldade e elevados resultados, no entanto, os técnicos devem se atentar ao COP e sua influência no bem-estar dos ginastas, minimizando cargas assimetrias e trabalhado em condicionamento simétric. The purpose of research was to determine whether Code of Point (COP) in Men Artistic Gymnastics (MAG) and Women Artistic Gymnastics (WAG) favor asymmetric elements in order to build gymnast’s competition exercise. All elements which are described in MAG (N = 993) and WAG (N = 713) COP were included and defined if they are symmetric at start position, during movement and at final position. Element is symmetric by arms and trunk with legs activity when all left and right body side performs simultaneously same activity. Results show in MAG COP as a whole is significantly more asymmetric elements with asymmetric trunk and legs activity. In WAG COP as a whole is significantly more asymmetric elements with asymmetric activity of arms, trunk and legs. Hypothetical most difficulty exercises on each apparatus revealed that in general for all around gymnast proportion between asymmetric and symmetric elements is close to 70% to 30%, what suggests that difficulty relates to increased asymmetry. COP in MAG and WAG enforces asymmetric movements for achieving high results, however, coaches’ task is to be aware of COP influence on gymnasts’ health and minimize asymmetries in load and to work on symmetric conditioning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11544410.1590/1807-55092016000100009Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 1 (2016); 9-18Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 1 (2016); 9-18Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 1 (2016); 9-181981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115444/113047Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessČUK, Ivan2016-05-18T15:09:40Zoai:revistas.usp.br:article/115444Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-05-18T15:09:40Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? Do Code of Points in men artistic gymnastics and women artistic gymnastics favor asymmetric elements? |
title |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
spellingShingle |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? ČUK, Ivan |
title_short |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
title_full |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
title_fullStr |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
title_full_unstemmed |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
title_sort |
O Código de Pontuação na ginástica artística feminina e masculina favorecem elementos assimétricos? |
author |
ČUK, Ivan |
author_facet |
ČUK, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ČUK, Ivan |
description |
A pesquisa investigou se o Código de Pontuação (COP) da Ginástica Artística Masculina (MAG) e da Ginástica Artística Feminina (WAG) favoreciam elementos assimétricos, a fim de arquitetar elementos competitivos do ginasta. Todos os elementos descritos no COP da MAG (N = 993) e WAG (N = 713) foram analisados em suas posições de início, durante a na posição final no que se refere à simetria. Foram considerados simétricos os movimentos em que braços, troncos e pernas eram ativados simultaneamente e do mesmo lado. Os resultados mostraram que no COP MAG há um número significativamente maior de elementos assimétricos, sobretudo na relação tronco e pernas. No COP WAG há um maior número de elementos assimétricos entre braços, tronco e pernas. Hipoteticamemte, os exercícios com maior dificuldade em cada um dos aparelhos revelaram que a proporção entre elementos assimétricos e simétricos é de cerca de 70% e 30% respectivamente, o que releva que a dificuldade está associada com maior assimetria. O COP na MAG e WAG reforçam que realizar movimento assimétricos amplia o grau de dificuldade e elevados resultados, no entanto, os técnicos devem se atentar ao COP e sua influência no bem-estar dos ginastas, minimizando cargas assimetrias e trabalhado em condicionamento simétric. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115444 10.1590/1807-55092016000100009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115444 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092016000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115444/113047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 1 (2016); 9-18 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 1 (2016); 9-18 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 1 (2016); 9-18 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933163966464 |