Situações de jogo como fonte de "stress" em modalidades esportivas coletivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16577 |
Resumo: | O "stress" competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia esportiva. Nessas pesquisas, o jogo é um dos fatores que produzem a grande maioria das situações de "stress". Este artigo teve como principal objetivo identificar quais as principais situações de "stress" em jogo, de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas, analisando e comparando essas situações em função de gênero e modalidade esportiva. Participaram 417 atletas na faixa de 14 a 19 anos praticantes de basquetebol, handebol e voleibol. Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de "Stress" em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais freq üentes apontadas como causadoras de "stress" pelos atletas foram: errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe. Verificou-se uma alta correlação entre a classificação das situações em função do gênero (rs = 0,89; p < 0,01), o mesmo acontecendo entre as modalidades estudadas (c2 = 35,52; p < 0,01). As situações relacionadas com as competências individuais e coletivas foram as mais citadas pelos atletas. As situações relacionadas a pessoas importantes (técnicos, arbitragem e companheiros de equipe) também foram identificadas como importantes pelos atletas. |
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Situações de jogo como fonte de "stress" em modalidades esportivas coletivas The game as source of stress in team sports Modalidades esportivas coletivas"Stress" competitivoEsporte juvenilBasquetebolHandebolVoleibolTeam sportsCompetitive stressYouth sportBasketballHandballVolleyball O "stress" competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia esportiva. Nessas pesquisas, o jogo é um dos fatores que produzem a grande maioria das situações de "stress". Este artigo teve como principal objetivo identificar quais as principais situações de "stress" em jogo, de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas, analisando e comparando essas situações em função de gênero e modalidade esportiva. Participaram 417 atletas na faixa de 14 a 19 anos praticantes de basquetebol, handebol e voleibol. Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de "Stress" em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais freq üentes apontadas como causadoras de "stress" pelos atletas foram: errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe. Verificou-se uma alta correlação entre a classificação das situações em função do gênero (rs = 0,89; p < 0,01), o mesmo acontecendo entre as modalidades estudadas (c2 = 35,52; p < 0,01). As situações relacionadas com as competências individuais e coletivas foram as mais citadas pelos atletas. As situações relacionadas a pessoas importantes (técnicos, arbitragem e companheiros de equipe) também foram identificadas como importantes pelos atletas. Competitive stress is constantly explored in sport psychology researches. On these researches the game is the factor that produces the majority of the stressful situations. The main purpose of this study was to identify the stressful situations related to the game in team sports, according to the opinion of youth athletes, comparing the situations according to gender and type of sport. 417 athletes with age from 14 to 19 took part on the study. They were basketball, handball and volleyball players. It was used the Formulary for Identification of Stressful Situations in Game and the results showed that the most frequent situations identified by the athletes were: to make mistakes in decisive moments of the game, to lose a game that was almost won, to repeat the same mistakes, bad referees and to make mistakes that lead to the team defeat. There was a high correlation between the situations rank according to the gender (rs = 0.89; p < 0.01). The same result was observed among the situations rank according to the sports (c2 = 35.52; p < 0.01). Situations related to individual and collective competence were the most frequent according to the athlete's opinion. The situations related to important people (coaches, referees and team mates) were also frequently identified by the athletes. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1657710.1590/S1807-55092004000400007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 4 (2004); 385-395 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 4 (2004); 385-395 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 4 (2004); 385-395 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16577/18290Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRose Junior, Dante DeCristiane Tieco, Sato Selibgardi, DanielaBattencourt, Elizabeth LeiteBarros, João Carlos Teixeira de SouzaFerreira, Maria do Carmo Mardegan2012-05-22T12:20:10Zoai:revistas.usp.br:article/16577Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:20:10Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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