Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardman, Carla Menêses
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros, Simone Storino Honda, Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza, Nascimento, Juarez Vieira do, Nahas, Markus Vinicius, Barros, Mauro Virgílio Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física.
id USP-35_2462107a718409066b470e4a5bfc01a4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/77916
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes Participation in physical education classes and indicators of attitudes toward physical activity in adolescents O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física. The objective of this study was to analyze the association between the participation in physical education classes (PPEC) and attitudes towards physical activity (to enjoy physical activity and to prefer active leisure activities) in adolescents. This is a cross-sectional epidemiological study from a representative sample of adolescents (n = 4207, 14-19 years) high school students of public schools from Pernambuco. Data were collected using a previously validated questionnaire. It was found that among adolescents who reported PPEC the chance to enjoy physical activity was 73% higher in boys and 93% higher in girls compared to those who do not participate in the classes. The chance of to prefer active leisure activities was 97% and 72% higher in boys than in girls and PPEC, respectively. It was concluded that the PPEC is directly associated with the indicators that express attitudes of adolescents in relation to physical activity. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/7791610.1590/S1807-55092013000400010Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 4 (2013); 623-631Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 4 (2013); 623-631Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 4 (2013); 623-6311981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916/81884Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardman, Carla MenêsesBarros, Simone Storino HondaAndrade, Maria Laura Siqueira de SouzaNascimento, Juarez Vieira doNahas, Markus ViniciusBarros, Mauro Virgílio Gomes de2014-04-23T11:13:02Zoai:revistas.usp.br:article/77916Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-04-23T11:13:02Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
Participation in physical education classes and indicators of attitudes toward physical activity in adolescents
title Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
spellingShingle Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
Hardman, Carla Menêses
title_short Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
title_full Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
title_fullStr Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
title_full_unstemmed Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
title_sort Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
author Hardman, Carla Menêses
author_facet Hardman, Carla Menêses
Barros, Simone Storino Honda
Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza
Nascimento, Juarez Vieira do
Nahas, Markus Vinicius
Barros, Mauro Virgílio Gomes de
author_role author
author2 Barros, Simone Storino Honda
Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza
Nascimento, Juarez Vieira do
Nahas, Markus Vinicius
Barros, Mauro Virgílio Gomes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardman, Carla Menêses
Barros, Simone Storino Honda
Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza
Nascimento, Juarez Vieira do
Nahas, Markus Vinicius
Barros, Mauro Virgílio Gomes de
description O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916
10.1590/S1807-55092013000400010
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092013000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916/81884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 4 (2013); 623-631
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 4 (2013); 623-631
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 4 (2013); 623-631
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932529577984