Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física. |
id |
USP-35_2462107a718409066b470e4a5bfc01a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/77916 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes Participation in physical education classes and indicators of attitudes toward physical activity in adolescents O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física. The objective of this study was to analyze the association between the participation in physical education classes (PPEC) and attitudes towards physical activity (to enjoy physical activity and to prefer active leisure activities) in adolescents. This is a cross-sectional epidemiological study from a representative sample of adolescents (n = 4207, 14-19 years) high school students of public schools from Pernambuco. Data were collected using a previously validated questionnaire. It was found that among adolescents who reported PPEC the chance to enjoy physical activity was 73% higher in boys and 93% higher in girls compared to those who do not participate in the classes. The chance of to prefer active leisure activities was 97% and 72% higher in boys than in girls and PPEC, respectively. It was concluded that the PPEC is directly associated with the indicators that express attitudes of adolescents in relation to physical activity. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/7791610.1590/S1807-55092013000400010Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 4 (2013); 623-631Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 4 (2013); 623-631Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 4 (2013); 623-6311981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916/81884Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardman, Carla MenêsesBarros, Simone Storino HondaAndrade, Maria Laura Siqueira de SouzaNascimento, Juarez Vieira doNahas, Markus ViniciusBarros, Mauro Virgílio Gomes de2014-04-23T11:13:02Zoai:revistas.usp.br:article/77916Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-04-23T11:13:02Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes Participation in physical education classes and indicators of attitudes toward physical activity in adolescents |
title |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
spellingShingle |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes Hardman, Carla Menêses |
title_short |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
title_full |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
title_fullStr |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
title_sort |
Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes |
author |
Hardman, Carla Menêses |
author_facet |
Hardman, Carla Menêses Barros, Simone Storino Honda Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza Nascimento, Juarez Vieira do Nahas, Markus Vinicius Barros, Mauro Virgílio Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Simone Storino Honda Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza Nascimento, Juarez Vieira do Nahas, Markus Vinicius Barros, Mauro Virgílio Gomes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hardman, Carla Menêses Barros, Simone Storino Honda Andrade, Maria Laura Siqueira de Souza Nascimento, Juarez Vieira do Nahas, Markus Vinicius Barros, Mauro Virgílio Gomes de |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916 10.1590/S1807-55092013000400010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092013000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77916/81884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 4 (2013); 623-631 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 4 (2013); 623-631 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 4 (2013); 623-631 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932529577984 |