Validação de uma bateria de testes para avaliação da autonomia funcional de adultos com lesão na medula espinhal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KAWANISHI, Camilla Yuri
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: GREGUOL, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80769
Resumo: O presente estudo teve como objetivo criar e validar uma bateria de testes motores relacionados à atividade da vida diária (AVD), com o intuito de avaliar a independência funcional de indivíduos com lesão na medula espinal. Para tanto, foram selecionados 22 sujeitos por conveniência, com idades variando entre 20 e 53 anos. Esses indivíduos foram submetidos à realização de uma bateria de testes, a qual passou por processo de verificação da validação por conteúdo, objetividade e reprodutibilidade. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA- "one-way"), Coeficiente de Correlação Intraclasses e teste t-Student. Adotou-se a = 5%. Os principais resultados demonstraram que os testes que compõe a bateria possuem descrição clara, relacionam-se com AVD e possuem aplicabilidade, o que torna válido seu conteúdo. Além disso, todos os testes demonstraram alto grau de objetividade (p = 1,00 e F = 0,00) e reprodutibilidade (CCI >; 0,85). A elaboração desta bateria de testes específicos para pessoas com lesão na medula espinhal pode ser uma ferramenta útil para avaliar de forma efetiva e com qualidade alguns parâmetros relevantes do seu dia a dia, de modo a analisar a independência dos sujeitos.
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spelling Validação de uma bateria de testes para avaliação da autonomia funcional de adultos com lesão na medula espinhal Validation of a test battery to assess functional autonomy of adults with spinal cord injury O presente estudo teve como objetivo criar e validar uma bateria de testes motores relacionados à atividade da vida diária (AVD), com o intuito de avaliar a independência funcional de indivíduos com lesão na medula espinal. Para tanto, foram selecionados 22 sujeitos por conveniência, com idades variando entre 20 e 53 anos. Esses indivíduos foram submetidos à realização de uma bateria de testes, a qual passou por processo de verificação da validação por conteúdo, objetividade e reprodutibilidade. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA- "one-way"), Coeficiente de Correlação Intraclasses e teste t-Student. Adotou-se a = 5%. Os principais resultados demonstraram que os testes que compõe a bateria possuem descrição clara, relacionam-se com AVD e possuem aplicabilidade, o que torna válido seu conteúdo. Além disso, todos os testes demonstraram alto grau de objetividade (p = 1,00 e F = 0,00) e reprodutibilidade (CCI >; 0,85). A elaboração desta bateria de testes específicos para pessoas com lesão na medula espinhal pode ser uma ferramenta útil para avaliar de forma efetiva e com qualidade alguns parâmetros relevantes do seu dia a dia, de modo a analisar a independência dos sujeitos. The present study aimed to create and validate a battery of motor tests related to activities of daily life (ADL), in order to evaluate the functional independence of individuals with spinal cord injury. For this, were selected 22 subjects by convenience, aged between 20 and 53 years, which were submitted to a battery of motors tests. This battery was underwent to process of validation of content, objectivity and reproducibility. The data were analyzed by descriptive statistics, one-way ANOVA, Coefficient of Intraclasses Correlation and t-Student test. The a = 5% was adopted. The main results shown that the tests of battery present clear description, they are related to ADL and they have applicability, making valid the battery content. Moreover, every tests have demonstrated high degree of objectivity (p = 1.00 e F = 0.00) and reproducibility (CCI >; 0.85). The formulation of this battery of specific tests for people with spinal cord injury can be a useful tool to evaluate some relevant parameters of their daily with effectiveness and quality, analyzing the subjects' independence. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8076910.1590/S1807-55092014000100041Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 41-55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 41-55Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 41-551981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80769/84421Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessKAWANISHI, Camilla Yuri GREGUOL, Márcia 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80769Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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