A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336 |
Resumo: | Diversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência. |
id |
USP-35_2c0fc10a19d83fb9bfc8504bfbb99edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/176336 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico Physical Education professional career: a phenomenological studyPhenomenologyOrganizational psychologyProfessional developmentLabourFenomenologiaPsicologia organizacionalDesenvolvimento profissionalTrabalhoDiversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência.Several researches have discussed the relation between individuals and their careers development. However, it is mandatory to understand better the construction of career paths of Physical Education Professionals. This study aimed to apprehend meanings that Physical Education Professionals attribute to their careers. As a qualitative phenomenological research, dialogic encounters were held with eight Physical Education Professionals from different expertise areas. After each encounter, a comprehensive narrative was elaborated and, at the end, a synthesis narrative. The results were analyzed using the Life Design career paradigm. All participants emphasized self-responsibility for their career success, frequent search for professional training education, ability to adapt to different moments of life and profession and intention to remain in the profession, even with possible functions or jobs changes. Although these professionals face several difficulties in profession and their respective realities, they decide to stay in profession ensured by a high level of involvement with it.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17633610.11606/issn.1981-4690.2022e36176336Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36176336Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36176336Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361763361981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336/189043Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVoltan, Daniel ZonziniMessias, João Carlos Caselli2022-12-12T14:10:10Zoai:revistas.usp.br:article/176336Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-12-12T14:10:10Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico Physical Education professional career: a phenomenological study |
title |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
spellingShingle |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico Voltan, Daniel Zonzini Phenomenology Organizational psychology Professional development Labour Fenomenologia Psicologia organizacional Desenvolvimento profissional Trabalho |
title_short |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
title_full |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
title_fullStr |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
title_full_unstemmed |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
title_sort |
A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico |
author |
Voltan, Daniel Zonzini |
author_facet |
Voltan, Daniel Zonzini Messias, João Carlos Caselli |
author_role |
author |
author2 |
Messias, João Carlos Caselli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voltan, Daniel Zonzini Messias, João Carlos Caselli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Phenomenology Organizational psychology Professional development Labour Fenomenologia Psicologia organizacional Desenvolvimento profissional Trabalho |
topic |
Phenomenology Organizational psychology Professional development Labour Fenomenologia Psicologia organizacional Desenvolvimento profissional Trabalho |
description |
Diversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336 10.11606/issn.1981-4690.2022e36176336 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.2022e36176336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336/189043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36176336 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36176336 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36176336 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935053500416 |