A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltan, Daniel Zonzini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Messias, João Carlos Caselli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336
Resumo: Diversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência.
id USP-35_2c0fc10a19d83fb9bfc8504bfbb99edb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/176336
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico Physical Education professional career: a phenomenological studyPhenomenologyOrganizational psychologyProfessional developmentLabourFenomenologiaPsicologia organizacionalDesenvolvimento profissionalTrabalhoDiversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência.Several researches have discussed the relation between individuals and their careers development. However, it is mandatory to understand better the construction of career paths of Physical Education Professionals. This study aimed to apprehend meanings that Physical Education Professionals attribute to their careers. As a qualitative phenomenological research, dialogic encounters were held with eight Physical Education Professionals from different expertise areas. After each encounter, a comprehensive narrative was elaborated and, at the end, a synthesis narrative. The results were analyzed using the Life Design career paradigm. All participants emphasized self-responsibility for their career success, frequent search for professional training education, ability to adapt to different moments of life and profession and intention to remain in the profession, even with possible functions or jobs changes. Although these professionals face several difficulties in profession and their respective realities, they decide to stay in profession ensured by a high level of involvement with it.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17633610.11606/issn.1981-4690.2022e36176336Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36176336Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36176336Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361763361981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336/189043Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVoltan, Daniel ZonziniMessias, João Carlos Caselli2022-12-12T14:10:10Zoai:revistas.usp.br:article/176336Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-12-12T14:10:10Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
Physical Education professional career: a phenomenological study
title A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
spellingShingle A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
Voltan, Daniel Zonzini
Phenomenology
Organizational psychology
Professional development
Labour
Fenomenologia
Psicologia organizacional
Desenvolvimento profissional
Trabalho
title_short A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
title_full A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
title_fullStr A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
title_full_unstemmed A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
title_sort A carreira do profissional de Educação Física: um estudo fenomenológico
author Voltan, Daniel Zonzini
author_facet Voltan, Daniel Zonzini
Messias, João Carlos Caselli
author_role author
author2 Messias, João Carlos Caselli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voltan, Daniel Zonzini
Messias, João Carlos Caselli
dc.subject.por.fl_str_mv Phenomenology
Organizational psychology
Professional development
Labour
Fenomenologia
Psicologia organizacional
Desenvolvimento profissional
Trabalho
topic Phenomenology
Organizational psychology
Professional development
Labour
Fenomenologia
Psicologia organizacional
Desenvolvimento profissional
Trabalho
description Diversas pesquisas discutiram as relações entre o homem e o desenvolvimento de suas carreiras, entretanto se faz necessário explorar mais a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Nesta pesquisa qualitativa fenomenológica, foram realizados encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação. Após cada encontro foi elaborada uma narrativa compreensiva e, ao final, uma narrativa-síntese. Os resultados foram analisados a partir do paradigma de carreira Life Design. Todos enfatizaram a autorresponsabilidade pelo sucesso na carreira, busca constante por formação profissional, capacidade de adaptação aos diferentes momentos da vida e da profissão e intenção de permanência mesmo com possíveis mudanças de funções. Ainda que estes profissionais enfrentem diversas dificuldades na profissão e suas respectivas realidades, o alto nível de envolvimento com a profissão garantiu tal permanência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336
10.11606/issn.1981-4690.2022e36176336
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.2022e36176336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/176336/189043
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36176336
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36176336
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36176336
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935053500416