A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÂNDIDO, Cássia Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PALMA, Alexandre, ASSIS, Monique Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526
Resumo: Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador.
id USP-35_32bf178d3982927b7c369d362021bcbd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117526
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo Portrayal of Physical Education in the “MEDIDA CERTA/ 90 DAYS TO REBOOT THE BODY” segment aired by Globo network Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador. This research aims to demonstrate some of the meanings attributed to Physical Education as seen on the Medida Certa segment, aired by Globo Television Network in the Fantastico show, in 2011. This segment showed the work of a Physical Education instructor whose goal was to “reboot” the body of the participants within three months. The adjustments basically consisted in the adhesion to physical activity and in dietary improvements. The audience was also invited to modify their behaviors by following the advice being given to the participants. Discourse analysis will be the theoretical basis for the investigation on the process of meaning production. The analyzed data was collected on the network’s website, which made the segment temporarily available online. After careful observation, dialogues were transcribed and categories were identified, the latter having been analyzed based on a preexisting analytical framework which considers the title, the speaker, the content of the speech, the intermediary and the strategies for publishing the discourse. Aside from shedding light on the meanings currently attributed to Physical Education in television media, the study reflects on some of the principles that conduct the elaboration of bodily practices today. We concluded that the idea behind the Medida Certa segment has contributed to a biologic, risk-based outlook on Physical Education, which derives its value from being the subject’s source of salvation through advice given mainly by the physical education instructor. The show’s approach is also deficient with regards to the social issues which the audience may face. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11752610.1590/1807-55092016000200345Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 345-357Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 345-357Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 345-3571981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115254https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115255Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCÂNDIDO, Cássia MarquesPALMA, AlexandreASSIS, Monique Ribeiro de2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117526Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
Portrayal of Physical Education in the “MEDIDA CERTA/ 90 DAYS TO REBOOT THE BODY” segment aired by Globo network
title A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
spellingShingle A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
CÂNDIDO, Cássia Marques
title_short A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
title_full A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
title_fullStr A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
title_full_unstemmed A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
title_sort A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
author CÂNDIDO, Cássia Marques
author_facet CÂNDIDO, Cássia Marques
PALMA, Alexandre
ASSIS, Monique Ribeiro de
author_role author
author2 PALMA, Alexandre
ASSIS, Monique Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CÂNDIDO, Cássia Marques
PALMA, Alexandre
ASSIS, Monique Ribeiro de
description Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526
10.1590/1807-55092016000200345
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092016000200345
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115254
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 345-357
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 345-357
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 345-357
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933500559360