A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador. |
id |
USP-35_32bf178d3982927b7c369d362021bcbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/117526 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo Portrayal of Physical Education in the “MEDIDA CERTA/ 90 DAYS TO REBOOT THE BODY” segment aired by Globo network Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador. This research aims to demonstrate some of the meanings attributed to Physical Education as seen on the Medida Certa segment, aired by Globo Television Network in the Fantastico show, in 2011. This segment showed the work of a Physical Education instructor whose goal was to “reboot” the body of the participants within three months. The adjustments basically consisted in the adhesion to physical activity and in dietary improvements. The audience was also invited to modify their behaviors by following the advice being given to the participants. Discourse analysis will be the theoretical basis for the investigation on the process of meaning production. The analyzed data was collected on the network’s website, which made the segment temporarily available online. After careful observation, dialogues were transcribed and categories were identified, the latter having been analyzed based on a preexisting analytical framework which considers the title, the speaker, the content of the speech, the intermediary and the strategies for publishing the discourse. Aside from shedding light on the meanings currently attributed to Physical Education in television media, the study reflects on some of the principles that conduct the elaboration of bodily practices today. We concluded that the idea behind the Medida Certa segment has contributed to a biologic, risk-based outlook on Physical Education, which derives its value from being the subject’s source of salvation through advice given mainly by the physical education instructor. The show’s approach is also deficient with regards to the social issues which the audience may face. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11752610.1590/1807-55092016000200345Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 345-357Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 345-357Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 345-3571981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115254https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115255Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCÂNDIDO, Cássia MarquesPALMA, AlexandreASSIS, Monique Ribeiro de2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117526Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo Portrayal of Physical Education in the “MEDIDA CERTA/ 90 DAYS TO REBOOT THE BODY” segment aired by Globo network |
title |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
spellingShingle |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo CÂNDIDO, Cássia Marques |
title_short |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
title_full |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
title_fullStr |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
title_full_unstemmed |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
title_sort |
A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo |
author |
CÂNDIDO, Cássia Marques |
author_facet |
CÂNDIDO, Cássia Marques PALMA, Alexandre ASSIS, Monique Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
PALMA, Alexandre ASSIS, Monique Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÂNDIDO, Cássia Marques PALMA, Alexandre ASSIS, Monique Ribeiro de |
description |
Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526 10.1590/1807-55092016000200345 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092016000200345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115254 https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 345-357 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 345-357 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 345-357 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933500559360 |