Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573 |
Resumo: | O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos. |
id |
USP-35_3c39ac47481579d80791e28980da2985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148573 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivoDesporto; Universidade; Futsal; Técnico DesportivoO desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14857310.11606/1807-5509201700030683Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 683-707Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 683-707Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 683-7071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573/146066Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, GabrielNista-Piccolo, Vilma Leni2019-03-17T16:00:34Zoai:revistas.usp.br:article/148573Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:00:34Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
title |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
spellingShingle |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo Dambros, Gabriel Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo |
title_short |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
title_full |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
title_fullStr |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
title_sort |
Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo |
author |
Dambros, Gabriel |
author_facet |
Dambros, Gabriel Nista-Piccolo, Vilma Leni |
author_role |
author |
author2 |
Nista-Piccolo, Vilma Leni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dambros, Gabriel Nista-Piccolo, Vilma Leni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo |
topic |
Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo |
description |
O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573 10.11606/1807-5509201700030683 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700030683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573/146066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 683-707 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 683-707 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 683-707 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933976612864 |