Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dambros, Gabriel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nista-Piccolo, Vilma Leni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573
Resumo: O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos.
id USP-35_3c39ac47481579d80791e28980da2985
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148573
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivoDesporto; Universidade; Futsal; Técnico DesportivoO desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14857310.11606/1807-5509201700030683Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 683-707Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 683-707Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 683-7071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573/146066Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, GabrielNista-Piccolo, Vilma Leni2019-03-17T16:00:34Zoai:revistas.usp.br:article/148573Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:00:34Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
title Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
spellingShingle Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
Dambros, Gabriel
Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo
title_short Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
title_full Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
title_fullStr Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
title_full_unstemmed Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
title_sort Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo
author Dambros, Gabriel
author_facet Dambros, Gabriel
Nista-Piccolo, Vilma Leni
author_role author
author2 Nista-Piccolo, Vilma Leni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dambros, Gabriel
Nista-Piccolo, Vilma Leni
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo
topic Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo
description O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573
10.11606/1807-5509201700030683
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201700030683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148573/146066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 683-707
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 683-707
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 683-707
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933976612864