Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folle, Alexandra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
DOI: 10.1590/S1807-55092010000400008
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16785
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a trajetória docente em Educação Física. Os percursos formativos e profissionais de quatro professores de Educação Física, com mais de 25 anos de intervenção profissional em escolas estaduais da cidade de Florianópolis foram investigados. Para analisar a trajetória docente foram utilizadas três fontes de coletas de informações: a) entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física; b) entrevistas semi-estruturadas com três colegas de trabalho; c) análise documental. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram que os professores, ao mesmo tempo em que tiveram experiências positivas diversificadas durante suas formações iniciais, vivenciaram experiências negativas muito similares, destacando-se a distância entre suas experiências formativas e a realidade das escolas públicas. Como estratégia de continuidade do percurso formativo, os docentes realizaram cursos de pós-graduação em nível de especialização e de capacitação profissional. A entrada na carreira possibilitou sentimentos tanto de sobrevivência quanto de descoberta, sobressaindo-se o choque com a realidade. No decorrer de seus percursos profissionais, assumiram cargos comissionados e de confiança nas escolas em que atuavam. O desinvestimento amargo predomina no percurso profissional de apenas um professor, enquanto os demais demonstram aguardar a aposentadoria de forma mais serena. Como expectativas relacionadas à aposentadoria, pretendem desenvolver atividades profissionais diversificadas, não retornando à docência escolar.
id USP-35_3c9fdc1e09e6716794840a19655e1822
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16785
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
spelling Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais Teacher's trajectory in physical education: formative and professional routes Formação profissionalEntrada na carreiraCiclos de vida docenteAposentadoriaProfessional formationCareer startTeacher life cyclesRetirement O presente estudo teve como objetivo analisar a trajetória docente em Educação Física. Os percursos formativos e profissionais de quatro professores de Educação Física, com mais de 25 anos de intervenção profissional em escolas estaduais da cidade de Florianópolis foram investigados. Para analisar a trajetória docente foram utilizadas três fontes de coletas de informações: a) entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física; b) entrevistas semi-estruturadas com três colegas de trabalho; c) análise documental. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram que os professores, ao mesmo tempo em que tiveram experiências positivas diversificadas durante suas formações iniciais, vivenciaram experiências negativas muito similares, destacando-se a distância entre suas experiências formativas e a realidade das escolas públicas. Como estratégia de continuidade do percurso formativo, os docentes realizaram cursos de pós-graduação em nível de especialização e de capacitação profissional. A entrada na carreira possibilitou sentimentos tanto de sobrevivência quanto de descoberta, sobressaindo-se o choque com a realidade. No decorrer de seus percursos profissionais, assumiram cargos comissionados e de confiança nas escolas em que atuavam. O desinvestimento amargo predomina no percurso profissional de apenas um professor, enquanto os demais demonstram aguardar a aposentadoria de forma mais serena. Como expectativas relacionadas à aposentadoria, pretendem desenvolver atividades profissionais diversificadas, não retornando à docência escolar. This study aimed to analyze the professional trajectory of Physical Education (PE) teachers. The formative and professional routes of four PE teachers, with more than twenty-five years of professional activity in state schools in the city of Florianopolis were investigated. To analyze the teaching trajectory it was used three sources of information: a) semi-structured interviews with the PE teachers; b) semi-structured interviews with three workmates; c) documental analysis. The technique of content analysis was used for information analysis. The results revealed that the teachers, by the same time they had different positive experiences during their initial training, they had very similar negative experiences, emphasizing the distance between University's experiences and the reality of public schools. As a strategy to continue in the formative course, teachers made post-graduation courses, for expertise and professional improvement. The start in the career made possible feelings of survive and discovery, emphasizing the contrast to the reality. During professional journey, they received activities of reliance at schools they worked. The hard disinvestment predominates in the professional journey of only one teacher, but the other demonstrated to wait for retirement in a soft way. Concerning expectations related to the retirement, they intend to develop different professional activities, but not returning to teaching activities. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1678510.1590/S1807-55092010000400008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 507-523 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 507-523 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 507-523 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16785/18498Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolle, AlexandraNascimento, Juarez Vieira do2012-05-22T12:43:55Zoai:revistas.usp.br:article/16785Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
Teacher's trajectory in physical education: formative and professional routes
title Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
spellingShingle Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
Folle, Alexandra
Formação profissional
Entrada na carreira
Ciclos de vida docente
Aposentadoria
Professional formation
Career start
Teacher life cycles
Retirement
Folle, Alexandra
Formação profissional
Entrada na carreira
Ciclos de vida docente
Aposentadoria
Professional formation
Career start
Teacher life cycles
Retirement
title_short Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
title_full Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
title_fullStr Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
title_full_unstemmed Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
title_sort Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais
author Folle, Alexandra
author_facet Folle, Alexandra
Folle, Alexandra
Nascimento, Juarez Vieira do
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folle, Alexandra
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Entrada na carreira
Ciclos de vida docente
Aposentadoria
Professional formation
Career start
Teacher life cycles
Retirement
topic Formação profissional
Entrada na carreira
Ciclos de vida docente
Aposentadoria
Professional formation
Career start
Teacher life cycles
Retirement
description O presente estudo teve como objetivo analisar a trajetória docente em Educação Física. Os percursos formativos e profissionais de quatro professores de Educação Física, com mais de 25 anos de intervenção profissional em escolas estaduais da cidade de Florianópolis foram investigados. Para analisar a trajetória docente foram utilizadas três fontes de coletas de informações: a) entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física; b) entrevistas semi-estruturadas com três colegas de trabalho; c) análise documental. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram que os professores, ao mesmo tempo em que tiveram experiências positivas diversificadas durante suas formações iniciais, vivenciaram experiências negativas muito similares, destacando-se a distância entre suas experiências formativas e a realidade das escolas públicas. Como estratégia de continuidade do percurso formativo, os docentes realizaram cursos de pós-graduação em nível de especialização e de capacitação profissional. A entrada na carreira possibilitou sentimentos tanto de sobrevivência quanto de descoberta, sobressaindo-se o choque com a realidade. No decorrer de seus percursos profissionais, assumiram cargos comissionados e de confiança nas escolas em que atuavam. O desinvestimento amargo predomina no percurso profissional de apenas um professor, enquanto os demais demonstram aguardar a aposentadoria de forma mais serena. Como expectativas relacionadas à aposentadoria, pretendem desenvolver atividades profissionais diversificadas, não retornando à docência escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16785
10.1590/S1807-55092010000400008
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16785
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16785/18498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 507-523
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 507-523
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 507-523
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1822181823984173057
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1807-55092010000400008