Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ferdinando Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Contreira, Andressa Ribeiro, Souza Filho, Anastácio Neco de, Bezerra, Thainã Alvez, Moraes, José Fernando Vila Nova de, Nascimento Filho, José Roberto Andrade do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170585
Resumo: Este estudo investigou o impacto da satisfação corporal na motivação à prática de atividade física da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participaram da pesquisa 659 alunos, docentes e técnicos do sexo masculino e feminino praticantes de musculação no projeto de extensão “Academia Universitária” da Univasf, Petrolina-PE. Como instrumentos foram utilizados a Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC) e a Escala de Motivação à Práticade Atividades Físicas (MPAM-R26). Na análise dos dados, utilizou-se o teste de Kruskall-Wallis, Mann-Whitney, a correlação de Spearman e a Análise de Equações Estruturais/Regressão (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os alunos são mais motivados a praticar atividades físicas por diversão, pela aparência física e para se sentirem competentes em comparação aos docentes e técnicos (p < 0,05). Verificou-se que os alunos se engajam mais em atividades físicas para fazer novas amizades em comparação aos docentes (p < 0,05). Os técnicos são mais insatisfeitos quanto à gordura corporal em comparação aos alunos, enquanto os docentes são mais satisfeitos em relação às partes externas e aos músculos (p < 0,05). A insatisfação com a gordura e as partes externas apresentaram efeito significativo (p < 0,05) sobre os fatores motivacionais nos três grupos, entretanto, o maior impacto foi encontrado para os docentes. Concluiu-se que para o contexto universitário, a insatisfação com a gordura e a satisfação com as partes externas são elementos intervenientes na motivação à prática de atividade física, com maior destaque para os docentes.
id USP-35_4c81d68d1d75a2450503181439d27c62
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170585
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PEMotivaçãoImagem CorporalAtividade FísicaUniversidadeEste estudo investigou o impacto da satisfação corporal na motivação à prática de atividade física da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participaram da pesquisa 659 alunos, docentes e técnicos do sexo masculino e feminino praticantes de musculação no projeto de extensão “Academia Universitária” da Univasf, Petrolina-PE. Como instrumentos foram utilizados a Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC) e a Escala de Motivação à Práticade Atividades Físicas (MPAM-R26). Na análise dos dados, utilizou-se o teste de Kruskall-Wallis, Mann-Whitney, a correlação de Spearman e a Análise de Equações Estruturais/Regressão (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os alunos são mais motivados a praticar atividades físicas por diversão, pela aparência física e para se sentirem competentes em comparação aos docentes e técnicos (p < 0,05). Verificou-se que os alunos se engajam mais em atividades físicas para fazer novas amizades em comparação aos docentes (p < 0,05). Os técnicos são mais insatisfeitos quanto à gordura corporal em comparação aos alunos, enquanto os docentes são mais satisfeitos em relação às partes externas e aos músculos (p < 0,05). A insatisfação com a gordura e as partes externas apresentaram efeito significativo (p < 0,05) sobre os fatores motivacionais nos três grupos, entretanto, o maior impacto foi encontrado para os docentes. Concluiu-se que para o contexto universitário, a insatisfação com a gordura e a satisfação com as partes externas são elementos intervenientes na motivação à prática de atividade física, com maior destaque para os docentes.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17058510.11606/1807-5509201900040505Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 505-515Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 505-515Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 505-5151981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170585/161093Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ferdinando OliveiraContreira, Andressa RibeiroSouza Filho, Anastácio Neco deBezerra, Thainã AlvezMoraes, José Fernando Vila Nova deNascimento Filho, José Roberto Andrade do2021-05-24T17:52:45Zoai:revistas.usp.br:article/170585Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:52:45Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
title Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
spellingShingle Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
Carvalho, Ferdinando Oliveira
Motivação
Imagem Corporal
Atividade Física
Universidade
title_short Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
title_full Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
title_fullStr Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
title_full_unstemmed Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
title_sort Impacto da satisfação corporal sobre a motivação à prática de atividade física na comunidade acadêmica da UNIVASF-PE
author Carvalho, Ferdinando Oliveira
author_facet Carvalho, Ferdinando Oliveira
Contreira, Andressa Ribeiro
Souza Filho, Anastácio Neco de
Bezerra, Thainã Alvez
Moraes, José Fernando Vila Nova de
Nascimento Filho, José Roberto Andrade do
author_role author
author2 Contreira, Andressa Ribeiro
Souza Filho, Anastácio Neco de
Bezerra, Thainã Alvez
Moraes, José Fernando Vila Nova de
Nascimento Filho, José Roberto Andrade do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ferdinando Oliveira
Contreira, Andressa Ribeiro
Souza Filho, Anastácio Neco de
Bezerra, Thainã Alvez
Moraes, José Fernando Vila Nova de
Nascimento Filho, José Roberto Andrade do
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Imagem Corporal
Atividade Física
Universidade
topic Motivação
Imagem Corporal
Atividade Física
Universidade
description Este estudo investigou o impacto da satisfação corporal na motivação à prática de atividade física da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participaram da pesquisa 659 alunos, docentes e técnicos do sexo masculino e feminino praticantes de musculação no projeto de extensão “Academia Universitária” da Univasf, Petrolina-PE. Como instrumentos foram utilizados a Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC) e a Escala de Motivação à Práticade Atividades Físicas (MPAM-R26). Na análise dos dados, utilizou-se o teste de Kruskall-Wallis, Mann-Whitney, a correlação de Spearman e a Análise de Equações Estruturais/Regressão (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os alunos são mais motivados a praticar atividades físicas por diversão, pela aparência física e para se sentirem competentes em comparação aos docentes e técnicos (p < 0,05). Verificou-se que os alunos se engajam mais em atividades físicas para fazer novas amizades em comparação aos docentes (p < 0,05). Os técnicos são mais insatisfeitos quanto à gordura corporal em comparação aos alunos, enquanto os docentes são mais satisfeitos em relação às partes externas e aos músculos (p < 0,05). A insatisfação com a gordura e as partes externas apresentaram efeito significativo (p < 0,05) sobre os fatores motivacionais nos três grupos, entretanto, o maior impacto foi encontrado para os docentes. Concluiu-se que para o contexto universitário, a insatisfação com a gordura e a satisfação com as partes externas são elementos intervenientes na motivação à prática de atividade física, com maior destaque para os docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170585
10.11606/1807-5509201900040505
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170585
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201900040505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170585/161093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 505-515
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 505-515
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 505-515
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934522920960