Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nathália Sixel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16875
Resumo: Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a coleta de dados empíricos foi utilizada a dinâmica dos "grupos focais". Foi constituído um "grupo focal", do qual participaram 14 mulheres. Tendo em vista a análise e a interpretação dos dados coletados, destacam-se as seguintes conclusões: 1) a música, no contexto da prática de exercícios físicos, pode conduzir o praticante ao estado de "fluxo ou fluência", também conhecido como "flow", favorecendo certo "esquecimento do cotidiano", gerando maior envolvimento com a atividade; 2) a música pode situar a prática do exercício físico na dimensão do jogo, pois quando o indivíduo mexe com o corpo, no rumo das vibrações musicais, ele "brinca com o corpo"; 3) a utilização dos pulsos musicais durante a prática de exercícios físicos pode auxiliar na precisão e na velocidade de execução dos gestos motores, contribuindo com a motivação e com o rendimento grupal e individual; 4) no que se refere a certo estado subjetivo favorecido pela música, faz-se notar que as canções têm a capacidade de recuperar memórias, boas ou ruins, para uns e/ou para outros, e que, portanto, no interior de um grupo, esse efeito vai escapar a um possível controle objetivo; 5) o alto volume da música foi apontado como elemento desmotivador por gerar cansaço e irritabilidade.
id USP-35_505762174c07ff55957db444a2b10162
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16875
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas Influence of the music listening in the physical exercises of adult people Exercícios físicosAdesãoMúsicaPhysical exercisesAccessionMusic Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a coleta de dados empíricos foi utilizada a dinâmica dos "grupos focais". Foi constituído um "grupo focal", do qual participaram 14 mulheres. Tendo em vista a análise e a interpretação dos dados coletados, destacam-se as seguintes conclusões: 1) a música, no contexto da prática de exercícios físicos, pode conduzir o praticante ao estado de "fluxo ou fluência", também conhecido como "flow", favorecendo certo "esquecimento do cotidiano", gerando maior envolvimento com a atividade; 2) a música pode situar a prática do exercício físico na dimensão do jogo, pois quando o indivíduo mexe com o corpo, no rumo das vibrações musicais, ele "brinca com o corpo"; 3) a utilização dos pulsos musicais durante a prática de exercícios físicos pode auxiliar na precisão e na velocidade de execução dos gestos motores, contribuindo com a motivação e com o rendimento grupal e individual; 4) no que se refere a certo estado subjetivo favorecido pela música, faz-se notar que as canções têm a capacidade de recuperar memórias, boas ou ruins, para uns e/ou para outros, e que, portanto, no interior de um grupo, esse efeito vai escapar a um possível controle objetivo; 5) o alto volume da música foi apontado como elemento desmotivador por gerar cansaço e irritabilidade. Considering the importance of the knowledge about the aspects influencing the adherence to physical exercises programs, this qualitative research, aims to verify the influence of the music as a motivation to the gymnastic practice in the project "Gymnastic and aesthetic balance". To collect empirical data we used the dynamics of focus groups. Fourteen women took part in one of these groups. Considering the analysis and interpretation of the collected data, we highlight the following conclusions: 1) the music in the context of the physical exercises practices can lead the practitioner into a state of "flow or creep" favoring certain oblivion of everyday life, generating greater involvement in the activity; 2) the music can put the practice of physical exercises in the dimension of the play, as when a person moves the body in the direction of the musical vibration, he/she "plays with the body"; 3) the use of musical pulses during the practice of physical exercises may help the accuracy and speed of motor gestures, contributing to the motivation and to the income of both, the group and the individual; 4) concerning a subjective state favored by music, it is possible to observe that the songs have the power to retrieve good or bad memories for some people and therefore, within a group, this effect will escape a possible objective control; 5) high music volume was appointed as a demotivating factor for generating tiredness and irritability. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1687510.1590/S1807-55092012000100009Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 87-95 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 87-95 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 87-95 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16875/18588Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Nathália SixelCoelho Filho, Carlos Alberto de Andrade2012-05-22T12:52:49Zoai:revistas.usp.br:article/16875Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:52:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
Influence of the music listening in the physical exercises of adult people
title Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
spellingShingle Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
Rodrigues, Nathália Sixel
Exercícios físicos
Adesão
Música
Physical exercises
Accession
Music
title_short Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
title_full Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
title_fullStr Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
title_full_unstemmed Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
title_sort Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
author Rodrigues, Nathália Sixel
author_facet Rodrigues, Nathália Sixel
Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade
author_role author
author2 Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nathália Sixel
Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Exercícios físicos
Adesão
Música
Physical exercises
Accession
Music
topic Exercícios físicos
Adesão
Música
Physical exercises
Accession
Music
description Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a coleta de dados empíricos foi utilizada a dinâmica dos "grupos focais". Foi constituído um "grupo focal", do qual participaram 14 mulheres. Tendo em vista a análise e a interpretação dos dados coletados, destacam-se as seguintes conclusões: 1) a música, no contexto da prática de exercícios físicos, pode conduzir o praticante ao estado de "fluxo ou fluência", também conhecido como "flow", favorecendo certo "esquecimento do cotidiano", gerando maior envolvimento com a atividade; 2) a música pode situar a prática do exercício físico na dimensão do jogo, pois quando o indivíduo mexe com o corpo, no rumo das vibrações musicais, ele "brinca com o corpo"; 3) a utilização dos pulsos musicais durante a prática de exercícios físicos pode auxiliar na precisão e na velocidade de execução dos gestos motores, contribuindo com a motivação e com o rendimento grupal e individual; 4) no que se refere a certo estado subjetivo favorecido pela música, faz-se notar que as canções têm a capacidade de recuperar memórias, boas ou ruins, para uns e/ou para outros, e que, portanto, no interior de um grupo, esse efeito vai escapar a um possível controle objetivo; 5) o alto volume da música foi apontado como elemento desmotivador por gerar cansaço e irritabilidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16875
10.1590/S1807-55092012000100009
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16875
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16875/18588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 87-95
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 87-95
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 87-95
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931925598208