Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar. |
id |
USP-35_54ab6e61d99a3b11b847be6948ee9ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170534 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNsLutasEducação Física EscolarPedagogiaAprendizagemO objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17053410.11606/1807-5509201900030401Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 401-412Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 401-412Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 401-4121981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534/161076Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Jefferson CamposBueno, Camilo Antonio MonteiroFiorini, Maria Luiza SalzaniMartínez-Ávila, Daniel2020-07-13T01:24:42Zoai:revistas.usp.br:article/170534Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
title |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
spellingShingle |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs Lopes, Jefferson Campos Lutas Educação Física Escolar Pedagogia Aprendizagem |
title_short |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
title_full |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
title_fullStr |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
title_full_unstemmed |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
title_sort |
Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs |
author |
Lopes, Jefferson Campos |
author_facet |
Lopes, Jefferson Campos Bueno, Camilo Antonio Monteiro Fiorini, Maria Luiza Salzani Martínez-Ávila, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Camilo Antonio Monteiro Fiorini, Maria Luiza Salzani Martínez-Ávila, Daniel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jefferson Campos Bueno, Camilo Antonio Monteiro Fiorini, Maria Luiza Salzani Martínez-Ávila, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lutas Educação Física Escolar Pedagogia Aprendizagem |
topic |
Lutas Educação Física Escolar Pedagogia Aprendizagem |
description |
O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534 10.11606/1807-5509201900030401 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201900030401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534/161076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 401-412 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 401-412 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 401-412 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1748936825542541312 |