Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jefferson Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bueno, Camilo Antonio Monteiro, Fiorini, Maria Luiza Salzani, Martínez-Ávila, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534
Resumo: O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.
id USP-35_54ab6e61d99a3b11b847be6948ee9ac4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170534
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNsLutasEducação Física EscolarPedagogiaAprendizagemO objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17053410.11606/1807-5509201900030401Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 401-412Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 401-412Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 401-4121981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534/161076Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Jefferson CamposBueno, Camilo Antonio MonteiroFiorini, Maria Luiza SalzaniMartínez-Ávila, Daniel2020-07-13T01:24:42Zoai:revistas.usp.br:article/170534Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
title Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
spellingShingle Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
Lopes, Jefferson Campos
Lutas
Educação Física Escolar
Pedagogia
Aprendizagem
title_short Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
title_full Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
title_fullStr Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
title_full_unstemmed Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
title_sort Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs
author Lopes, Jefferson Campos
author_facet Lopes, Jefferson Campos
Bueno, Camilo Antonio Monteiro
Fiorini, Maria Luiza Salzani
Martínez-Ávila, Daniel
author_role author
author2 Bueno, Camilo Antonio Monteiro
Fiorini, Maria Luiza Salzani
Martínez-Ávila, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jefferson Campos
Bueno, Camilo Antonio Monteiro
Fiorini, Maria Luiza Salzani
Martínez-Ávila, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Lutas
Educação Física Escolar
Pedagogia
Aprendizagem
topic Lutas
Educação Física Escolar
Pedagogia
Aprendizagem
description O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534
10.11606/1807-5509201900030401
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201900030401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170534/161076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 401-412
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 401-412
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 401-412
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1748936825542541312