Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187909 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem dos esportes na Educação Física escolar tem ocupado grande espaço nas práticas pedagógicas dos docentes nos diversos níveis de ensino. Existe a preocupação pedagógica na quebra de paradigmas do ensino reducionista do esporte, exacerbando a necessidade de priorizar não apenas aspectos técnico-táticos, mas também socioeducativos e histórico-cultural. Uma vivência e apresentação esportiva que não contemple esses referenciais, corre riscos de desmotivar o processo de aprendizagem dos esportes. Sendo assim, a filosofia abre caminhos para a reflexão democrática no esporte e a igualdade de direitos. Pensando em diálogos interdisciplinares e tendo como base estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências emergentes da Pedagogia do Esporte, espera-se apresentar e discutir possibilidades pedagógicas interdisciplinares dentro da escola, da Educação Física escolar e Filosofia, consolidando perspectivas que desenvolvam o fenômeno em sua totalidade e de forma democrática. Para isso, organizou-se uma unidade didática em quatro encontros entre as aulas de Filosofia e Educação Física, para identificar, dialogar e discutir a importância da igualdade de gênero no esporte. Em suma, espera-se apresentar possibilidades pedagógicas para abordar o tema dentro do ambiente escolar, e a partir de, motivar novas intervenções que sejam capazes de mobilizar não apenas o conhecimento para as aulas, mas também para além dos muros da escola. |
id |
USP-35_551abfcf763785bb972fa59834cae443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187909 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médioIntersection between physical education and philosophy: essay for sports teaching and gender equality in high schoolInterdisciplinarEscolarPráticaSocialPedagógicaMateus Henrique Servilha de LuccaInterdisciplinarySchoolPracticalSocialPedagogicalO processo de ensino e aprendizagem dos esportes na Educação Física escolar tem ocupado grande espaço nas práticas pedagógicas dos docentes nos diversos níveis de ensino. Existe a preocupação pedagógica na quebra de paradigmas do ensino reducionista do esporte, exacerbando a necessidade de priorizar não apenas aspectos técnico-táticos, mas também socioeducativos e histórico-cultural. Uma vivência e apresentação esportiva que não contemple esses referenciais, corre riscos de desmotivar o processo de aprendizagem dos esportes. Sendo assim, a filosofia abre caminhos para a reflexão democrática no esporte e a igualdade de direitos. Pensando em diálogos interdisciplinares e tendo como base estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências emergentes da Pedagogia do Esporte, espera-se apresentar e discutir possibilidades pedagógicas interdisciplinares dentro da escola, da Educação Física escolar e Filosofia, consolidando perspectivas que desenvolvam o fenômeno em sua totalidade e de forma democrática. Para isso, organizou-se uma unidade didática em quatro encontros entre as aulas de Filosofia e Educação Física, para identificar, dialogar e discutir a importância da igualdade de gênero no esporte. Em suma, espera-se apresentar possibilidades pedagógicas para abordar o tema dentro do ambiente escolar, e a partir de, motivar novas intervenções que sejam capazes de mobilizar não apenas o conhecimento para as aulas, mas também para além dos muros da escola.The process of teaching and learning sports in school Physical Education has occupied a large space in the pedagogical practices of teachers at different levels of education. There is a pedagogical concern in breaking paradigms of reductionist teaching of sport, exacerbating the need to prioritize not only technical-tactical, but also socio-educational and historical-cultural aspects. A sporting experience and presentation that does not include these references, takes the risk of discouraging the learning process of sports. Therefore, philosophy opens the way for democratic reflection in sport and equal rights. Thinking of interdisciplinary dialogues and having the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the emerging trends of Sport Pedagogy as a structural base, it is expected to present and discuss interdisciplinary pedagogical possibilities within the school, school Physical Education and Philosophy, consolidating perspectives that develop the phenomenon in its entirety and in a democratic way. For this, a didactic unit was organized in four meetings between the Philosophy and Physical Education classes, to identify, dialogue and discuss the importance of gender equality in sport. In short, it is expected to present pedagogical possibilities to address the topic within the school environment, and from there, motivate new interventions that are able to mobilize not only knowledge for classes, but also beyond the walls of the school.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18790910.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-81Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-81Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-811981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187909/173554Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucca, Mateus Henrique Servilha de Marcomini, Roberson Augusto 2021-07-18T01:18:56Zoai:revistas.usp.br:article/187909Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:18:56Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio Intersection between physical education and philosophy: essay for sports teaching and gender equality in high school |
title |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
spellingShingle |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio Lucca, Mateus Henrique Servilha de Interdisciplinar Escolar Prática Social Pedagógica Mateus Henrique Servilha de Lucca Interdisciplinary School Practical Social Pedagogical |
title_short |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
title_full |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
title_fullStr |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
title_sort |
Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio |
author |
Lucca, Mateus Henrique Servilha de |
author_facet |
Lucca, Mateus Henrique Servilha de Marcomini, Roberson Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Marcomini, Roberson Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucca, Mateus Henrique Servilha de Marcomini, Roberson Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar Escolar Prática Social Pedagógica Mateus Henrique Servilha de Lucca Interdisciplinary School Practical Social Pedagogical |
topic |
Interdisciplinar Escolar Prática Social Pedagógica Mateus Henrique Servilha de Lucca Interdisciplinary School Practical Social Pedagogical |
description |
O processo de ensino e aprendizagem dos esportes na Educação Física escolar tem ocupado grande espaço nas práticas pedagógicas dos docentes nos diversos níveis de ensino. Existe a preocupação pedagógica na quebra de paradigmas do ensino reducionista do esporte, exacerbando a necessidade de priorizar não apenas aspectos técnico-táticos, mas também socioeducativos e histórico-cultural. Uma vivência e apresentação esportiva que não contemple esses referenciais, corre riscos de desmotivar o processo de aprendizagem dos esportes. Sendo assim, a filosofia abre caminhos para a reflexão democrática no esporte e a igualdade de direitos. Pensando em diálogos interdisciplinares e tendo como base estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências emergentes da Pedagogia do Esporte, espera-se apresentar e discutir possibilidades pedagógicas interdisciplinares dentro da escola, da Educação Física escolar e Filosofia, consolidando perspectivas que desenvolvam o fenômeno em sua totalidade e de forma democrática. Para isso, organizou-se uma unidade didática em quatro encontros entre as aulas de Filosofia e Educação Física, para identificar, dialogar e discutir a importância da igualdade de gênero no esporte. Em suma, espera-se apresentar possibilidades pedagógicas para abordar o tema dentro do ambiente escolar, e a partir de, motivar novas intervenções que sejam capazes de mobilizar não apenas o conhecimento para as aulas, mas também para além dos muros da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187909 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187909 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187909/173554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-81 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-81 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 77-81 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1824326068664795136 |