Celebração e transgressão: a representação do esporte na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Rosane Maria Kreusburg
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Silva, Lisandra Oliveira e, Silveira, Fabiano Vaz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16555
Resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o de compreender como as práticas pedagógicas que constituem o cotidiano de um projeto social colaboram na produção das representações sobre educação, esporte e saúde, na perspectiva das crianças e dos adolescentes que dele participam. O contexto investigado, um Programa de Extensão Universitária, pedagogicamente organizado para atender crianças e adolescentes de periferia urbana, tem como eixo central da sua proposta político-pedagógica a idéia de educação/esporte/saúde. Os instrumentos de pesquisa foram: análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas, O conhecimento gerado pela pesquisa evidencia avanços na compreensão da função cumprida pelo .esporte. na construção da identidade dessas crianças e desses adolescentes. Função e significado comparável a outros espaços transgressivos próprios da adolescência, de que são exemplos o clube, o parque, a praia, etc., raramente acessados pelo grupo estudado. O processo analítico evidenciou que as crianças e os adolescentes entendem o "esporte" como opção predileta do ato de brincar; "saúde" como condicionamento a alguns hábitos individuais de higiene, e "educação" como obediência incontestável, sobretudo aos professores, o que permite concluir que as representações construídas pelas crianças e adolescentes evidenciam consensos e contradições, quando comparadas às proposições explicitadas no ideário e nas diretrizes do Programa estudado.
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