Celebração e transgressão: a representação do esporte na adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16555 |
Resumo: | O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o de compreender como as práticas pedagógicas que constituem o cotidiano de um projeto social colaboram na produção das representações sobre educação, esporte e saúde, na perspectiva das crianças e dos adolescentes que dele participam. O contexto investigado, um Programa de Extensão Universitária, pedagogicamente organizado para atender crianças e adolescentes de periferia urbana, tem como eixo central da sua proposta político-pedagógica a idéia de educação/esporte/saúde. Os instrumentos de pesquisa foram: análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas, O conhecimento gerado pela pesquisa evidencia avanços na compreensão da função cumprida pelo .esporte. na construção da identidade dessas crianças e desses adolescentes. Função e significado comparável a outros espaços transgressivos próprios da adolescência, de que são exemplos o clube, o parque, a praia, etc., raramente acessados pelo grupo estudado. O processo analítico evidenciou que as crianças e os adolescentes entendem o "esporte" como opção predileta do ato de brincar; "saúde" como condicionamento a alguns hábitos individuais de higiene, e "educação" como obediência incontestável, sobretudo aos professores, o que permite concluir que as representações construídas pelas crianças e adolescentes evidenciam consensos e contradições, quando comparadas às proposições explicitadas no ideário e nas diretrizes do Programa estudado. |
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Celebração e transgressão: a representação do esporte na adolescência Celebration and transgression: representation of sports in adolescence SportsEducation and healthSocial representationsChildren and adolescentsEsporteEducação e saúdeRepresentações sociaisCrianças e adolescentes O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o de compreender como as práticas pedagógicas que constituem o cotidiano de um projeto social colaboram na produção das representações sobre educação, esporte e saúde, na perspectiva das crianças e dos adolescentes que dele participam. O contexto investigado, um Programa de Extensão Universitária, pedagogicamente organizado para atender crianças e adolescentes de periferia urbana, tem como eixo central da sua proposta político-pedagógica a idéia de educação/esporte/saúde. Os instrumentos de pesquisa foram: análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas, O conhecimento gerado pela pesquisa evidencia avanços na compreensão da função cumprida pelo .esporte. na construção da identidade dessas crianças e desses adolescentes. Função e significado comparável a outros espaços transgressivos próprios da adolescência, de que são exemplos o clube, o parque, a praia, etc., raramente acessados pelo grupo estudado. O processo analítico evidenciou que as crianças e os adolescentes entendem o "esporte" como opção predileta do ato de brincar; "saúde" como condicionamento a alguns hábitos individuais de higiene, e "educação" como obediência incontestável, sobretudo aos professores, o que permite concluir que as representações construídas pelas crianças e adolescentes evidenciam consensos e contradições, quando comparadas às proposições explicitadas no ideário e nas diretrizes do Programa estudado. The text here presented is a result of a research whose main purpose was to comprehend how the pedagogical practices that constitute the daily functioning of a social project contribute in the production of the representations about education, sports, and health, from the perspective of the children and adolescents who participated in it. The context that was investigated "a pedagogically organized university extension program planned to attend children and adolescents of urban suburbs" has as central axis of its political-pedagogical proposal the idea of education/sports/health. Our research instruments were the following: document analysis, ethnographical observations, and interviews. The knowledge generated by the research evidences advances in the comprehension of the role accomplished by "sports" in the formation of these children and adolescents. identity. These role and meaning are comparable to other transgressive spaces proper of adolescence "like the club, the park, and the beach" rarely accessed by the group that was studied. The analytical process evidenced that children and adolescents understand "sports" as the favorite option for the act of playing; "health" as the conditioning to some individual hygiene habits; and "education" as the unquestionable obedience, to professors above all. This permits to conclude that the representations constructed by the children and adolescents evidence agreement and contradiction when compared to the propositions expressed in the ideals and guidelines of the program that was studied. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655510.1590/S1807-55092004000200001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 125-136 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 125-136 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 125-136 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16555/18268Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Rosane Maria KreusburgSilva, Lisandra Oliveira eSilveira, Fabiano Vaz da2012-05-22T12:17:36Zoai:revistas.usp.br:article/16555Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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