As representações de corpo feminino nos discursos de mestrandas em educação física
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170080 |
Resumo: | No presente estudo objetivou-se identificar e analisar as representações sociais sobre corpo instituídas no imaginário de mestrandas vinculadas a programa de pós-graduação stricto-sensu em educação física de universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa de natureza exploratória com análise qualitativa dos dados foi desenvolvida com aporte da teoria das representações sociais, o que proporcionou as condições básicas para a compreensão do objeto investigativo. Para a identificação dos sentidos das representações, extraídos por meio de entrevistas com 13 mestrandas, utilizou-se da técnica de Análise do Discurso. Os resultados da pesquisa apontam que as representações sociais do corpo das mestrandas continuam apoiadas nas relações cotidianas e nos discursos que estão imbricados na sociedade, no qual o corpo perfeito, magro, moldado/sarado ainda continua sendo o padrão social de beleza instituído no imaginário social da sociedade de forma geral. |
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As representações de corpo feminino nos discursos de mestrandas em educação físicaThe social representations of the female body in the speeches of Master students speeches of physical educationEducationMaster’s programSocial representationsHealthEducaçãoPrograma de mestradoRepresentações sociaisSaúdeNo presente estudo objetivou-se identificar e analisar as representações sociais sobre corpo instituídas no imaginário de mestrandas vinculadas a programa de pós-graduação stricto-sensu em educação física de universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa de natureza exploratória com análise qualitativa dos dados foi desenvolvida com aporte da teoria das representações sociais, o que proporcionou as condições básicas para a compreensão do objeto investigativo. Para a identificação dos sentidos das representações, extraídos por meio de entrevistas com 13 mestrandas, utilizou-se da técnica de Análise do Discurso. Os resultados da pesquisa apontam que as representações sociais do corpo das mestrandas continuam apoiadas nas relações cotidianas e nos discursos que estão imbricados na sociedade, no qual o corpo perfeito, magro, moldado/sarado ainda continua sendo o padrão social de beleza instituído no imaginário social da sociedade de forma geral.The present study aimed to identify and analyze the social representations of the body established in the imaginary of female Master students of stricto sensu graduate programs in physical education of public universities in the State of Paraná. This exploratory research with qualitative data analysis was developed with support of social representations theory, which provided the basic conditions for the understanding of the investigative object. To identify the meanings of representations, obtained through interviews with 13 female Master students, we used the discourse analysis technique. The results show that the social representations of the student’s body are still based in everyday relationships and discourses that are intertwined in society, in which the perfect body, thin, lean/fit still remains the social standard of beauty set in the social imaginary of society in general.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17008010.11606/1807-5509201800030461Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 461-473Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 461-473Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 461-4731981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170080/160851Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Morgana ClaudiaPires, Antônio Geraldo Magalhães GomesLara, Larissa Michelle2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170080Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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