Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ariane Brito
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Basso, Luciano, Hashiguchi, Debora, Beltrão, Natália Barros, Correia, Elisa Renata Freitas Guerra, Oliveira, Dayana da Silva, Oliveira, Ilana Santos de, Cattuzzo, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878
Resumo: Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.
id USP-35_6ab7e3c619f8f83a938855b7c50c32d6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16878
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento Learning of a motor serial skill in different stages of development AprendizagemDesempenho psicomotorTarefa de rastreamentoPadrão serialLearningPsychomotor performanceTracking taskSerial pattern Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora. This study investigated the learning of a serial tracking task in different developmental stages. Fifteen children, fourteen adults and thirteen elderly practiced the task of tracking a sequence of six light stimuli for ten blocks of trial or until discover the sequence, during the stabilization phase, and two blocks of trial at the adaptation tests I and II. Performance was measured by the functional and non-functional responses and functional sequences. The results showed that adults were superior to the other participants, and elderly participants performed better than children only in the early practice, suggesting that the development stage interacts with the process of motor learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1687810.1590/S1807-55092012000100012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 119-128 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 119-128 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 119-128 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878/18591Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Ariane BritoBasso, LucianoHashiguchi, DeboraBeltrão, Natália BarrosCorreia, Elisa Renata Freitas GuerraOliveira, Dayana da SilvaOliveira, Ilana Santos deCattuzzo, Maria Teresa2012-05-22T12:53:07Zoai:revistas.usp.br:article/16878Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:53:07Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
Learning of a motor serial skill in different stages of development
title Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
spellingShingle Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
Diniz, Ariane Brito
Aprendizagem
Desempenho psicomotor
Tarefa de rastreamento
Padrão serial
Learning
Psychomotor performance
Tracking task
Serial pattern
title_short Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
title_full Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
title_fullStr Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
title_full_unstemmed Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
title_sort Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
author Diniz, Ariane Brito
author_facet Diniz, Ariane Brito
Basso, Luciano
Hashiguchi, Debora
Beltrão, Natália Barros
Correia, Elisa Renata Freitas Guerra
Oliveira, Dayana da Silva
Oliveira, Ilana Santos de
Cattuzzo, Maria Teresa
author_role author
author2 Basso, Luciano
Hashiguchi, Debora
Beltrão, Natália Barros
Correia, Elisa Renata Freitas Guerra
Oliveira, Dayana da Silva
Oliveira, Ilana Santos de
Cattuzzo, Maria Teresa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Ariane Brito
Basso, Luciano
Hashiguchi, Debora
Beltrão, Natália Barros
Correia, Elisa Renata Freitas Guerra
Oliveira, Dayana da Silva
Oliveira, Ilana Santos de
Cattuzzo, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desempenho psicomotor
Tarefa de rastreamento
Padrão serial
Learning
Psychomotor performance
Tracking task
Serial pattern
topic Aprendizagem
Desempenho psicomotor
Tarefa de rastreamento
Padrão serial
Learning
Psychomotor performance
Tracking task
Serial pattern
description Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878
10.1590/S1807-55092012000100012
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878/18591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 119-128
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 119-128
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 119-128
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931931889664