Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878 |
Resumo: | Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora. |
id |
USP-35_6ab7e3c619f8f83a938855b7c50c32d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16878 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento Learning of a motor serial skill in different stages of development AprendizagemDesempenho psicomotorTarefa de rastreamentoPadrão serialLearningPsychomotor performanceTracking taskSerial pattern Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora. This study investigated the learning of a serial tracking task in different developmental stages. Fifteen children, fourteen adults and thirteen elderly practiced the task of tracking a sequence of six light stimuli for ten blocks of trial or until discover the sequence, during the stabilization phase, and two blocks of trial at the adaptation tests I and II. Performance was measured by the functional and non-functional responses and functional sequences. The results showed that adults were superior to the other participants, and elderly participants performed better than children only in the early practice, suggesting that the development stage interacts with the process of motor learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1687810.1590/S1807-55092012000100012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 119-128 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 119-128 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 119-128 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878/18591Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Ariane BritoBasso, LucianoHashiguchi, DeboraBeltrão, Natália BarrosCorreia, Elisa Renata Freitas GuerraOliveira, Dayana da SilvaOliveira, Ilana Santos deCattuzzo, Maria Teresa2012-05-22T12:53:07Zoai:revistas.usp.br:article/16878Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:53:07Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento Learning of a motor serial skill in different stages of development |
title |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
spellingShingle |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento Diniz, Ariane Brito Aprendizagem Desempenho psicomotor Tarefa de rastreamento Padrão serial Learning Psychomotor performance Tracking task Serial pattern |
title_short |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
title_full |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
title_fullStr |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
title_sort |
Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento |
author |
Diniz, Ariane Brito |
author_facet |
Diniz, Ariane Brito Basso, Luciano Hashiguchi, Debora Beltrão, Natália Barros Correia, Elisa Renata Freitas Guerra Oliveira, Dayana da Silva Oliveira, Ilana Santos de Cattuzzo, Maria Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Luciano Hashiguchi, Debora Beltrão, Natália Barros Correia, Elisa Renata Freitas Guerra Oliveira, Dayana da Silva Oliveira, Ilana Santos de Cattuzzo, Maria Teresa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Ariane Brito Basso, Luciano Hashiguchi, Debora Beltrão, Natália Barros Correia, Elisa Renata Freitas Guerra Oliveira, Dayana da Silva Oliveira, Ilana Santos de Cattuzzo, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desempenho psicomotor Tarefa de rastreamento Padrão serial Learning Psychomotor performance Tracking task Serial pattern |
topic |
Aprendizagem Desempenho psicomotor Tarefa de rastreamento Padrão serial Learning Psychomotor performance Tracking task Serial pattern |
description |
Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878 10.1590/S1807-55092012000100012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16878/18591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 119-128 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 119-128 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 119-128 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931931889664 |