Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de analisar a inserção inicial de egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás em campos de intervenção profissional. Obtivemos resposta de 46 questionários distribuídos para egressos das turmas de Licenciatura em Educação Física, concluintes em 2008, 2009 e 2010, que são as três primeiras turmas formadas após revisão curricular. A partir desta pesquisa percebemos contradições entre as expectativas profissionais anteriores e posteriores à formação inicial. Identificamos a escola e a academia de ginástica como principais locais de trabalho dos egressos. Apesar de estarem no início de suas carreiras, muitos já se encontram desestimulados com as condições de trabalho. No entanto, alguns ainda vislumbram possibilidades de desenvolvimento na carreira, tanto pela melhoria das condições de trabalho no campo de intervenção quanto pela inserção profissional no ensino superior. |
id |
USP-35_6f017bf99c9eaf513cefb2ffaac3af2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/99806 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG Physical Education and work: the integration of considerations regarding the professional egresses from ETF-UFG Este estudo teve o objetivo de analisar a inserção inicial de egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás em campos de intervenção profissional. Obtivemos resposta de 46 questionários distribuídos para egressos das turmas de Licenciatura em Educação Física, concluintes em 2008, 2009 e 2010, que são as três primeiras turmas formadas após revisão curricular. A partir desta pesquisa percebemos contradições entre as expectativas profissionais anteriores e posteriores à formação inicial. Identificamos a escola e a academia de ginástica como principais locais de trabalho dos egressos. Apesar de estarem no início de suas carreiras, muitos já se encontram desestimulados com as condições de trabalho. No entanto, alguns ainda vislumbram possibilidades de desenvolvimento na carreira, tanto pela melhoria das condições de trabalho no campo de intervenção quanto pela inserção profissional no ensino superior. This study aimed to analyze the initial insertion in fields of professional intervention of graduates from the Faculdade de Educação Física (FEF) of Universidade Federal de Goiás (UFG). We received replies from 46 questionnaires distributed to graduates of Physical Education classes, graduating in 2008, 2009 and 2010, which are the first three classes formed after the curriculum revision. From this research we perceive contradictions between professional expectations before and after the initial formation. We identify the school and fitness center as the main workplace of graduates. Despite being the beginning of their careers, many are already discouraged with working conditions. However, some still envision possibilities for career development, both for improving working conditions in the field of intervention, as well as employment opportunities and higher education teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/9980610.1590/1807-55092015000200325Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 2 (2015); 325-336Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 2 (2015); 325-336Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 2 (2015); 325-3361981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806/98262Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFURTADO, Roberto Pereira SANTIAGO, Lorena Paes 2015-08-25T14:12:33Zoai:revistas.usp.br:article/99806Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-08-25T14:12:33Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG Physical Education and work: the integration of considerations regarding the professional egresses from ETF-UFG |
title |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
spellingShingle |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG FURTADO, Roberto Pereira |
title_short |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
title_full |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
title_fullStr |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
title_full_unstemmed |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
title_sort |
Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG |
author |
FURTADO, Roberto Pereira |
author_facet |
FURTADO, Roberto Pereira SANTIAGO, Lorena Paes |
author_role |
author |
author2 |
SANTIAGO, Lorena Paes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FURTADO, Roberto Pereira SANTIAGO, Lorena Paes |
description |
Este estudo teve o objetivo de analisar a inserção inicial de egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás em campos de intervenção profissional. Obtivemos resposta de 46 questionários distribuídos para egressos das turmas de Licenciatura em Educação Física, concluintes em 2008, 2009 e 2010, que são as três primeiras turmas formadas após revisão curricular. A partir desta pesquisa percebemos contradições entre as expectativas profissionais anteriores e posteriores à formação inicial. Identificamos a escola e a academia de ginástica como principais locais de trabalho dos egressos. Apesar de estarem no início de suas carreiras, muitos já se encontram desestimulados com as condições de trabalho. No entanto, alguns ainda vislumbram possibilidades de desenvolvimento na carreira, tanto pela melhoria das condições de trabalho no campo de intervenção quanto pela inserção profissional no ensino superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806 10.1590/1807-55092015000200325 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092015000200325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806/98262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 2 (2015); 325-336 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 2 (2015); 325-336 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 2 (2015); 325-336 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933095809024 |