Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gilmar de Carvalho
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferreira, Júlio Romero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592
Resumo: O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos.
id USP-35_80d6d5de5f7302dd5314472dd61a2e9b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16592
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo Continuing formation process of physical education teachers in inclusive educational context Educação físicaEducação permanenteInclusãoContexto educacionalProfessores de educação físicaFormação profissionalPhysical educationPermanent educationInclusionEducational contextPhysical education teachersProfessional formation O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. The aims of this study were to track how Physical Education teachers deal with students with special needs and to understand how a continuing education program may contribute to cope the challenges related with the inclusion process. The research was based on the focalization group methodological suppositions. Sixteen Physical Education teachers of the public educational system of Londrina constituted the Study/Work Group focusing on the issues related to the intervention of the Physical Education teacher in inclusive school environments. The meetings were carried out every other week during the years 2002 and 2003. Data collection was carried out by means of: collective interviews, observation and analysis of classes recorded in VHS, and reflective field diaries. The treatment given to the data collected included Group photography, radiography, and cinematography. The results indicated important oppositions to be overcome in the school environment - the opposition between theory and practice for instance - reflecting on the educational assistance given by teachers of Physical Education to students with special needs. Final considerations suggest procedures related to the implementation of continuing formation programs as well as the accomplishment of research in a relational perspective in educational contexts that intend to be inclusive. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1659210.1590/S1807-55092005000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 163-180 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 163-180 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 163-180 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592/18305Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Gilmar de CarvalhoFerreira, Júlio Romero2012-05-22T12:21:47Zoai:revistas.usp.br:article/16592Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
Continuing formation process of physical education teachers in inclusive educational context
title Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
spellingShingle Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
Cruz, Gilmar de Carvalho
Educação física
Educação permanente
Inclusão
Contexto educacional
Professores de educação física
Formação profissional
Physical education
Permanent education
Inclusion
Educational context
Physical education teachers
Professional formation
title_short Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
title_full Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
title_fullStr Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
title_full_unstemmed Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
title_sort Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
author Cruz, Gilmar de Carvalho
author_facet Cruz, Gilmar de Carvalho
Ferreira, Júlio Romero
author_role author
author2 Ferreira, Júlio Romero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Gilmar de Carvalho
Ferreira, Júlio Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação permanente
Inclusão
Contexto educacional
Professores de educação física
Formação profissional
Physical education
Permanent education
Inclusion
Educational context
Physical education teachers
Professional formation
topic Educação física
Educação permanente
Inclusão
Contexto educacional
Professores de educação física
Formação profissional
Physical education
Permanent education
Inclusion
Educational context
Physical education teachers
Professional formation
description O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592
10.1590/S1807-55092005000200007
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092005000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592/18305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 163-180
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 163-180
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 163-180
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930214322176