Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592 |
Resumo: | O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. |
id |
USP-35_80d6d5de5f7302dd5314472dd61a2e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16592 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo Continuing formation process of physical education teachers in inclusive educational context Educação físicaEducação permanenteInclusãoContexto educacionalProfessores de educação físicaFormação profissionalPhysical educationPermanent educationInclusionEducational contextPhysical education teachersProfessional formation O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. The aims of this study were to track how Physical Education teachers deal with students with special needs and to understand how a continuing education program may contribute to cope the challenges related with the inclusion process. The research was based on the focalization group methodological suppositions. Sixteen Physical Education teachers of the public educational system of Londrina constituted the Study/Work Group focusing on the issues related to the intervention of the Physical Education teacher in inclusive school environments. The meetings were carried out every other week during the years 2002 and 2003. Data collection was carried out by means of: collective interviews, observation and analysis of classes recorded in VHS, and reflective field diaries. The treatment given to the data collected included Group photography, radiography, and cinematography. The results indicated important oppositions to be overcome in the school environment - the opposition between theory and practice for instance - reflecting on the educational assistance given by teachers of Physical Education to students with special needs. Final considerations suggest procedures related to the implementation of continuing formation programs as well as the accomplishment of research in a relational perspective in educational contexts that intend to be inclusive. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1659210.1590/S1807-55092005000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 163-180 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 163-180 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 163-180 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592/18305Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Gilmar de CarvalhoFerreira, Júlio Romero2012-05-22T12:21:47Zoai:revistas.usp.br:article/16592Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo Continuing formation process of physical education teachers in inclusive educational context |
title |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
spellingShingle |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo Cruz, Gilmar de Carvalho Educação física Educação permanente Inclusão Contexto educacional Professores de educação física Formação profissional Physical education Permanent education Inclusion Educational context Physical education teachers Professional formation |
title_short |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
title_full |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
title_fullStr |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
title_full_unstemmed |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
title_sort |
Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo |
author |
Cruz, Gilmar de Carvalho |
author_facet |
Cruz, Gilmar de Carvalho Ferreira, Júlio Romero |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Júlio Romero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Gilmar de Carvalho Ferreira, Júlio Romero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação permanente Inclusão Contexto educacional Professores de educação física Formação profissional Physical education Permanent education Inclusion Educational context Physical education teachers Professional formation |
topic |
Educação física Educação permanente Inclusão Contexto educacional Professores de educação física Formação profissional Physical education Permanent education Inclusion Educational context Physical education teachers Professional formation |
description |
O estudo objetivou acompanhar como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e em que medida um programa de formação continuada pode contribuir para o enfrentamento desta situação. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos do grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradi ções importantes de serem superadas no ambiente escolar - como a contradição teoria versus prática, por exemplo - e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592 10.1590/S1807-55092005000200007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092005000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16592/18305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 163-180 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 163-180 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 163-180 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930214322176 |