Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catuzzo, Maria Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Ilana Santos, Oliveira, Dayana da Silva, Beltrão, Natália Barros, Lima, Teresinha de Jesus Sousa, Feitoza, Anderson Henry
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660
Resumo: O contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo.
id USP-35_8272056c798efc14f6e9ec293a894417
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166660
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolersAnálise de níveis desenvolvimentais nas habilidades de controle de objetos em pré-escolaresChild DevelopmentPsychomotor PerformanceChildMotor DexterityDesenvolvimento infantilDesempenho PsicomotorCriançaDestreza MotoraO contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo.The intentional and controlled contact with objects is the goal of object control skills and it is expected that changes in such skills appear in a progressive sequence of developmental levels, with increasing chronological age. Sex is a factor to be further studied in this context. This study aimed to investigate the developmental levels (initial, intermediate and advanced) in object control skills of preschoolers, by age and sex. The sample consisted of 342 children aged 3, 4 and 5 years (187 boys). The TGMD-2 was used to evaluate the skills performance in strike, dribble, catch, kick, overhand throw, and underhand roll. Differences between groups and genders were analyzed using nonparametric tests; Chi-square test was used to identify the percentage of individuals in the developmental levels of each skill, according to age. The results showed that 5 year children were higher than 3 year in dribble, catch and total score of object control; in comparisons among children of 3 and 4, and 4 and 5 years, the difference was in favor of the older children only in dribble and total score. The boys showed superior performance in five of the six skills and in total score. There was an association between the most advanced developmental levels and male gender for the total score (at 3 and 5 years), and specifically, to striking and underhand roll (4 years) and overhand throw (at 4 and 5 years) skills. In general, the performance of preschool children in object control skills improved with increasing age, indicating that motor development is cumulative and progressive.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16666010.11606/1807-5509201800010109Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 109-119Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 109-119Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 109-1191981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660/159359Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatuzzo, Maria TeresaOliveira, Ilana SantosOliveira, Dayana da SilvaBeltrão, Natália BarrosLima, Teresinha de Jesus SousaFeitoza, Anderson Henry2020-07-02T23:16:19Zoai:revistas.usp.br:article/166660Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-02T23:16:19Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
Análise de níveis desenvolvimentais nas habilidades de controle de objetos em pré-escolares
title Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
spellingShingle Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
Catuzzo, Maria Teresa
Child Development
Psychomotor Performance
Child
Motor Dexterity
Desenvolvimento infantil
Desempenho Psicomotor
Criança
Destreza Motora
title_short Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
title_full Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
title_fullStr Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
title_full_unstemmed Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
title_sort Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
author Catuzzo, Maria Teresa
author_facet Catuzzo, Maria Teresa
Oliveira, Ilana Santos
Oliveira, Dayana da Silva
Beltrão, Natália Barros
Lima, Teresinha de Jesus Sousa
Feitoza, Anderson Henry
author_role author
author2 Oliveira, Ilana Santos
Oliveira, Dayana da Silva
Beltrão, Natália Barros
Lima, Teresinha de Jesus Sousa
Feitoza, Anderson Henry
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catuzzo, Maria Teresa
Oliveira, Ilana Santos
Oliveira, Dayana da Silva
Beltrão, Natália Barros
Lima, Teresinha de Jesus Sousa
Feitoza, Anderson Henry
dc.subject.por.fl_str_mv Child Development
Psychomotor Performance
Child
Motor Dexterity
Desenvolvimento infantil
Desempenho Psicomotor
Criança
Destreza Motora
topic Child Development
Psychomotor Performance
Child
Motor Dexterity
Desenvolvimento infantil
Desempenho Psicomotor
Criança
Destreza Motora
description O contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660
10.11606/1807-5509201800010109
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201800010109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660/159359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 109-119
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 109-119
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 109-119
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934034284544