Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660 |
Resumo: | O contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo. |
id |
USP-35_8272056c798efc14f6e9ec293a894417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166660 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolersAnálise de níveis desenvolvimentais nas habilidades de controle de objetos em pré-escolaresChild DevelopmentPsychomotor PerformanceChildMotor DexterityDesenvolvimento infantilDesempenho PsicomotorCriançaDestreza MotoraO contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo.The intentional and controlled contact with objects is the goal of object control skills and it is expected that changes in such skills appear in a progressive sequence of developmental levels, with increasing chronological age. Sex is a factor to be further studied in this context. This study aimed to investigate the developmental levels (initial, intermediate and advanced) in object control skills of preschoolers, by age and sex. The sample consisted of 342 children aged 3, 4 and 5 years (187 boys). The TGMD-2 was used to evaluate the skills performance in strike, dribble, catch, kick, overhand throw, and underhand roll. Differences between groups and genders were analyzed using nonparametric tests; Chi-square test was used to identify the percentage of individuals in the developmental levels of each skill, according to age. The results showed that 5 year children were higher than 3 year in dribble, catch and total score of object control; in comparisons among children of 3 and 4, and 4 and 5 years, the difference was in favor of the older children only in dribble and total score. The boys showed superior performance in five of the six skills and in total score. There was an association between the most advanced developmental levels and male gender for the total score (at 3 and 5 years), and specifically, to striking and underhand roll (4 years) and overhand throw (at 4 and 5 years) skills. In general, the performance of preschool children in object control skills improved with increasing age, indicating that motor development is cumulative and progressive.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16666010.11606/1807-5509201800010109Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 109-119Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 109-119Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 109-1191981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660/159359Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatuzzo, Maria TeresaOliveira, Ilana SantosOliveira, Dayana da SilvaBeltrão, Natália BarrosLima, Teresinha de Jesus SousaFeitoza, Anderson Henry2020-07-02T23:16:19Zoai:revistas.usp.br:article/166660Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-02T23:16:19Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers Análise de níveis desenvolvimentais nas habilidades de controle de objetos em pré-escolares |
title |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
spellingShingle |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers Catuzzo, Maria Teresa Child Development Psychomotor Performance Child Motor Dexterity Desenvolvimento infantil Desempenho Psicomotor Criança Destreza Motora |
title_short |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
title_full |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
title_fullStr |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
title_full_unstemmed |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
title_sort |
Analysis of developmental levels in object control skills of preschoolers |
author |
Catuzzo, Maria Teresa |
author_facet |
Catuzzo, Maria Teresa Oliveira, Ilana Santos Oliveira, Dayana da Silva Beltrão, Natália Barros Lima, Teresinha de Jesus Sousa Feitoza, Anderson Henry |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ilana Santos Oliveira, Dayana da Silva Beltrão, Natália Barros Lima, Teresinha de Jesus Sousa Feitoza, Anderson Henry |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catuzzo, Maria Teresa Oliveira, Ilana Santos Oliveira, Dayana da Silva Beltrão, Natália Barros Lima, Teresinha de Jesus Sousa Feitoza, Anderson Henry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Child Development Psychomotor Performance Child Motor Dexterity Desenvolvimento infantil Desempenho Psicomotor Criança Destreza Motora |
topic |
Child Development Psychomotor Performance Child Motor Dexterity Desenvolvimento infantil Desempenho Psicomotor Criança Destreza Motora |
description |
O contato intencional e controlado com objetos é a meta das habilidades de controle de objetos e espera-se que as mudanças em tais habilidades apareçam em uma sequência progressiva de níveis desenvolvimentais, com o aumento da idade cronológica. O sexo é um fator a ser melhor estudado neste contexto. Este estudo investigou os níveis desenvolvimentais (inicial, intermediário e avançado) em habilidades de controle de objetos em pré-escolares, segundo idade e sexo. A amostra foi composta por 342 crianças, de 3, 4 e 5 anos (187 meninos). O TGMD-2 foi usado para avaliar o desempenho nas habilidades rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar. Diferenças entre grupos e sexos foram analisadas com testes não paramétricos; o teste Qui-quadrado foi usado para identificar o percentual de crianças nos níveis desenvolvimentais das habilidades, em cada idade. As crianças de 5 anos foram superiores às de 3 anos no quicar, receber e escore total de controle de objetos; nas comparações entre crianças de 3 e 4, e 4 e 5 anos, a diferença ocorreu a favor das crianças mais velhas apenas no quicar e escore total. Os meninos apresentaram desempenho superior em cinco das seis habilidades e no escore total. Houve associação entre os mais avançados níveis desenvolvimentais e o sexo masculino para o escore total (aos 3 e 5 anos), e para as habilidades rebater e rolar (4 anos) e arremessar (aos 4 e 5 anos). Em geral, o desempenho dos pré-escolares nas habilidades de controle de objetos melhorou com o avanço da idade, evidenciando que o desenvolvimento motor é cumulativo e progressivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660 10.11606/1807-5509201800010109 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201800010109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166660/159359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 109-119 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 109-119 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 109-119 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934034284544 |