“E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187914
Resumo: Se o racismo é estrutural, isso quer dizer que ele está intrinsicamente fundamentado naquilo que nos estrutura, naquilo que nos dá base e forma nossas subjetividades. O presente ensaio propõe-se a pensar sobre o racismo institucionalizado nas práticas educativas esportivas a partir de proposições de exercícios de “imaginação pedagógica”: através de questionamentos advindos da práxis metodológica e epistemológica, pensando identidades e subjetividades negras e brancas, reflexões prático-pedagógicas são colocadas a fim de pensar-se a Educação Física a partir de uma perspectiva crítica, plural, equalitária e, sobretudo, humana. Considera-se, neste ensaio, estas discussões incipientes e necessárias para a construção de uma Educação Física antirracista.
id USP-35_8687afe9c1ff9d8b1309054366d5ab09
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187914
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática“And what do I have to do with it?” - An exercise in “pedagogical imagination” about racism in practicePhysical EducationSportAnti-racist EducationAnti-racismDecolonialityEducação FísicaEsporteEducação AntirracistaCorporeidadesDecolonialidadeSe o racismo é estrutural, isso quer dizer que ele está intrinsicamente fundamentado naquilo que nos estrutura, naquilo que nos dá base e forma nossas subjetividades. O presente ensaio propõe-se a pensar sobre o racismo institucionalizado nas práticas educativas esportivas a partir de proposições de exercícios de “imaginação pedagógica”: através de questionamentos advindos da práxis metodológica e epistemológica, pensando identidades e subjetividades negras e brancas, reflexões prático-pedagógicas são colocadas a fim de pensar-se a Educação Física a partir de uma perspectiva crítica, plural, equalitária e, sobretudo, humana. Considera-se, neste ensaio, estas discussões incipientes e necessárias para a construção de uma Educação Física antirracista.If racism is structural, it means that it is deeply embedded in our structure, on that forms our subjectivities. This essay proposes to think about institutionalized racismo in educational sports practices based on a “pedagogical imagination” exercises: through practical questions, reflections about anti-racist methodologies and epistemlogies, black and white identities and subjectivities, and pedagogical practices are placed, in order to think about sports practice through a critical, plural, equalitarian and, mainly, humanist Physical Education. Acording this essay, these incipient discussion are  necessary for the construction of a anti-racist Physical Education.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18791410.11606/issn.1981-4690.v35inespp93-97Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-97Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-97Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-971981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187914/173667Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Ana Carolina 2021-07-18T01:22:25Zoai:revistas.usp.br:article/187914Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:22:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
“And what do I have to do with it?” - An exercise in “pedagogical imagination” about racism in practice
title “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
spellingShingle “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
Toledo, Ana Carolina
Physical Education
Sport
Anti-racist Education
Anti-racism
Decoloniality
Educação Física
Esporte
Educação Antirracista
Corporeidades
Decolonialidade
title_short “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
title_full “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
title_fullStr “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
title_full_unstemmed “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
title_sort “E o que eu tenho a ver com isso?” - Um exercício de “imaginação pedagógica” sobre o racismo na prática
author Toledo, Ana Carolina
author_facet Toledo, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Education
Sport
Anti-racist Education
Anti-racism
Decoloniality
Educação Física
Esporte
Educação Antirracista
Corporeidades
Decolonialidade
topic Physical Education
Sport
Anti-racist Education
Anti-racism
Decoloniality
Educação Física
Esporte
Educação Antirracista
Corporeidades
Decolonialidade
description Se o racismo é estrutural, isso quer dizer que ele está intrinsicamente fundamentado naquilo que nos estrutura, naquilo que nos dá base e forma nossas subjetividades. O presente ensaio propõe-se a pensar sobre o racismo institucionalizado nas práticas educativas esportivas a partir de proposições de exercícios de “imaginação pedagógica”: através de questionamentos advindos da práxis metodológica e epistemológica, pensando identidades e subjetividades negras e brancas, reflexões prático-pedagógicas são colocadas a fim de pensar-se a Educação Física a partir de uma perspectiva crítica, plural, equalitária e, sobretudo, humana. Considera-se, neste ensaio, estas discussões incipientes e necessárias para a construção de uma Educação Física antirracista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187914
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp93-97
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187914
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp93-97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187914/173667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-97
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-97
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 93-97
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935482368000