The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNOMURA, Myrian
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, Mauricio Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80781
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar e discutir como os técnicos de Ginástica Artística avaliam a participação dos pais no desenvolvimento atlético das ginastas nas categorias formativas. Trinta e quatro técnicos que estão distribuídos em 29 instituições do Brasil foram entrevistados. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que a maioria dos técnicos reconhece a importância da participação dos pais e, assim, busca estabelecer canais de comunicação e aproximação para que os mesmos estejam engajados com o cotidiano dos treinamentos e das competições, bem como cientes das suas atitudes, ações e investimentos que são fundamentais para apoiar o sucesso das ginastas no esporte de competição.
id USP-35_86ddb439d3dfc39ad314f08ad1322b55
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80781
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos Este estudo teve por objetivo identificar e discutir como os técnicos de Ginástica Artística avaliam a participação dos pais no desenvolvimento atlético das ginastas nas categorias formativas. Trinta e quatro técnicos que estão distribuídos em 29 instituições do Brasil foram entrevistados. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que a maioria dos técnicos reconhece a importância da participação dos pais e, assim, busca estabelecer canais de comunicação e aproximação para que os mesmos estejam engajados com o cotidiano dos treinamentos e das competições, bem como cientes das suas atitudes, ações e investimentos que são fundamentais para apoiar o sucesso das ginastas no esporte de competição. This study aimed to identify and discuss how the Artistic Gymnastics coaches perceive the parent's participation on gymnasts sport development in the formative years. Thirty four coaches from 29 sport institutions in Brazil were interviewed. The content analysis technique proposed by Bardin was adopted for data treatment. The results showed that most coaches are aware of the importance of parental involvement and, therefore, they try to establish ways of communication and approaching to ensure that parents are engaged in the daily workouts and competitions, as well as aware of their attitudes, actions and investments that are crucial to support the gymnasts' success at competitive sport. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8078110.1590/S1807-55092014005000004Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 125-134Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 125-134Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 125-1341981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80781/84433Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessNUNOMURA, Myrian OLIVEIRA, Mauricio Santos 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80781Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos
title The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
spellingShingle The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
NUNOMURA, Myrian
title_short The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
title_full The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
title_fullStr The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
title_full_unstemmed The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
title_sort The parents' involvement in the career of female artistic gymnasts: the coaches' perspectives
author NUNOMURA, Myrian
author_facet NUNOMURA, Myrian
OLIVEIRA, Mauricio Santos
author_role author
author2 OLIVEIRA, Mauricio Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNOMURA, Myrian
OLIVEIRA, Mauricio Santos
description Este estudo teve por objetivo identificar e discutir como os técnicos de Ginástica Artística avaliam a participação dos pais no desenvolvimento atlético das ginastas nas categorias formativas. Trinta e quatro técnicos que estão distribuídos em 29 instituições do Brasil foram entrevistados. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que a maioria dos técnicos reconhece a importância da participação dos pais e, assim, busca estabelecer canais de comunicação e aproximação para que os mesmos estejam engajados com o cotidiano dos treinamentos e das competições, bem como cientes das suas atitudes, ações e investimentos que são fundamentais para apoiar o sucesso das ginastas no esporte de competição.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80781
10.1590/S1807-55092014005000004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80781
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092014005000004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80781/84433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 125-134
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 125-134
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 125-134
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1748936823596384256