Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287 |
Resumo: | A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras. |
id |
USP-35_8e0a4dcbc7cb5a4c4ad724b68fc9304b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/171287 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileirasPSPCSAEscala de Figuras de Auto-PercepçãoEstudo de ValidaçãoA Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17128710.11606/1807-5509202000020331Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 331-344Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 331-344Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 331-3441981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287/161462Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValentini, Nadia CristinaBandeira, Paulo Felipe RibeiroRudisill, Mary Elizabeth2021-05-24T18:59:13Zoai:revistas.usp.br:article/171287Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T18:59:13Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
title |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
spellingShingle |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras Valentini, Nadia Cristina PSPCSA Escala de Figuras de Auto-Percepção Estudo de Validação |
title_short |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
title_full |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
title_fullStr |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
title_full_unstemmed |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
title_sort |
Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras |
author |
Valentini, Nadia Cristina |
author_facet |
Valentini, Nadia Cristina Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro Rudisill, Mary Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro Rudisill, Mary Elizabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro Rudisill, Mary Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSPCSA Escala de Figuras de Auto-Percepção Estudo de Validação |
topic |
PSPCSA Escala de Figuras de Auto-Percepção Estudo de Validação |
description |
A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287 10.11606/1807-5509202000020331 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509202000020331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287/161462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 331-344 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 331-344 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 331-344 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934602612736 |