Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Nadia Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro, Rudisill, Mary Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287
Resumo: A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.
id USP-35_8e0a4dcbc7cb5a4c4ad724b68fc9304b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171287
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileirasPSPCSAEscala de Figuras de Auto-PercepçãoEstudo de ValidaçãoA Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17128710.11606/1807-5509202000020331Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 331-344Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 331-344Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 331-3441981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287/161462Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValentini, Nadia CristinaBandeira, Paulo Felipe RibeiroRudisill, Mary Elizabeth2021-05-24T18:59:13Zoai:revistas.usp.br:article/171287Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T18:59:13Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
title Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
spellingShingle Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
Valentini, Nadia Cristina
PSPCSA
Escala de Figuras de Auto-Percepção
Estudo de Validação
title_short Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
title_full Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
title_fullStr Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
title_full_unstemmed Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
title_sort Validade e Fidedignidade da Escala com Figuras de Competência Percebida e Aceitação Social para crianças brasileiras
author Valentini, Nadia Cristina
author_facet Valentini, Nadia Cristina
Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Rudisill, Mary Elizabeth
author_role author
author2 Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Rudisill, Mary Elizabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Rudisill, Mary Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv PSPCSA
Escala de Figuras de Auto-Percepção
Estudo de Validação
topic PSPCSA
Escala de Figuras de Auto-Percepção
Estudo de Validação
description A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287
10.11606/1807-5509202000020331
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509202000020331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171287/161462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 331-344
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 331-344
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 331-344
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934602612736