Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16714 |
Resumo: | Este estudo analisou a carreira de jovens atletas de equipes de alto nível esportivo do futebol brasileiro que se deparam com a transição do esporte amador para o esporte profissional. Os objetivos do estudo foram: a) levantar dados relativos à sua escolaridade; b) identificar fatores relevantes na sua formação esportiva inicial; c) caracterizar seu contexto familiar e social; d) identificar fatores que influenciam no planejamento de sua carreira esportiva. A amostra do estudo foi composta por 186 jogadores com média de idade de 18,46 anos (± 0,82). Os instrumentos de coleta utilizados foram: 1) entrevista estruturada composta de 46 questões desenvolvida a partir do Athletic and Postathletic Questionnaire (Questionário Atlético e pós-atlético) e do Sports Career Transitions Questionnaire (Questionário de Transições da Carreira Esportiva) e 2) entrevista semi-estruturada. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos atletas tem dificuldade de conciliar estudos e treinamento e que sua formação esportiva inicial se deu principalmente na prática do futebol de rua. Quanto ao contexto familiar e social, descobriu-se que a maioria das famílias é de classe socioeconômica média baixa e baixa, indicando ainda mudanças drásticas quanto aos seus círculos sociais. A maioria dos atletas afirma planejar aspectos específicos de sua carreira esportiva, exceto com relação aos estudos. |
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Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira Analyses of the sports career of youth football players in the transition between the amateur phase and the professional phase FutebolPsicologia do esporteCarreira esportivaTransiçõesPlanejamento da carreiraFootballSport psychologySports careerCareer transitionCareer planning Este estudo analisou a carreira de jovens atletas de equipes de alto nível esportivo do futebol brasileiro que se deparam com a transição do esporte amador para o esporte profissional. Os objetivos do estudo foram: a) levantar dados relativos à sua escolaridade; b) identificar fatores relevantes na sua formação esportiva inicial; c) caracterizar seu contexto familiar e social; d) identificar fatores que influenciam no planejamento de sua carreira esportiva. A amostra do estudo foi composta por 186 jogadores com média de idade de 18,46 anos (± 0,82). Os instrumentos de coleta utilizados foram: 1) entrevista estruturada composta de 46 questões desenvolvida a partir do Athletic and Postathletic Questionnaire (Questionário Atlético e pós-atlético) e do Sports Career Transitions Questionnaire (Questionário de Transições da Carreira Esportiva) e 2) entrevista semi-estruturada. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos atletas tem dificuldade de conciliar estudos e treinamento e que sua formação esportiva inicial se deu principalmente na prática do futebol de rua. Quanto ao contexto familiar e social, descobriu-se que a maioria das famílias é de classe socioeconômica média baixa e baixa, indicando ainda mudanças drásticas quanto aos seus círculos sociais. A maioria dos atletas afirma planejar aspectos específicos de sua carreira esportiva, exceto com relação aos estudos. This study analyzed the career of athletes in early adulthood that are facing the transition from amateur to professional sport. The aims of this study were: a) raise data related to their formal education; b) identify relevant factors in the sport initiation phase of the athletes; c) characterize their family and social context; d) identify factors that interfere in their career planning actions. A sample of 186 athletes with an average age of 18.46 years old (± 0.82) participated on the study. Two instruments were used for data collection: 1) a 46 question interview based on the Athletic and Post-athletic Questionnaire and the Sports Career Transitions Questionnaire and 2) a semi structured interview. The results indicated that the majority of the players had difficulty to combine studies and training and showed that the sports initiation of these athletes occured on the streets. Their families lie at lower social economic levels and the social relationships of these players have undergone major changes along their careers. The athletes have shown a reasonable level of previous career planning, except for issues related to studies. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1671410.1590/S1807-55092009000200002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 2 (2009); 103-119 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 2 (2009); 103-119 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 2 (2009); 103-119 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16714/18427Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Maurício PimentaSamulski, Dietmar Martin2012-05-22T12:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/16714Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:32:28Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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