Saúde e lazer: significados da atuação profissional no campo da saúde para graduandos em educação física e cursos afins
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170075 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os significados que graduandos em Educação Física e cursos afins atribuem à atuação profissional no campo da saúde e sua compreensão sobre lazer. Tradicionalmente, a área da Educação Física e cursos afins tem recebido forte influência das Ciências Naturais, e essa tradição tem influenciado a atuação do profissional no campo da saúde. O problema desta orientação, muitas vezes exclusivamente biomédica, é que os profissionais se deparam com um fazer profissional centrado na prescrição de exercícios e não entendem como lidar com a saúde das pessoas considerando aspectos como a subjetividade, a questão cultural, o cuidado à saúde. Como procedimentos metodológicos utilizamos revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Educação Física e cursos afins brasileiros e americanos, caracterizando este estudo como qualitativo. Os resultados deste estudo indicam que os graduandos em Educação Física e cursos afins compreendem a finalidade de sua atuação relacionada à qualidade de vida, bem-estar, saúde e ausência de doença. Além disso, a maioria dos entrevistados compreende o lazer somente a partir do descanso, desconsiderando as possibilidades de diversão e desenvolvimento pessoal e social. Concluímos, portanto, que a visão dos participantes da pesquisa com relação a saúde e lazer mostrou-se ainda inicial, sendo fundamental para que tenham uma atuação profissional futura efetiva o acesso ao referencial tanto das ciências biológicas como das humanidades. |
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Saúde e lazer: significados da atuação profissional no campo da saúde para graduandos em educação física e cursos afinsHealth and Leisure: meanings of professional practice in the field of health for undergraduates in Physical Education and related coursesLeisure activitiesHealthHealth educationPhysical education and trainingAtividades de lazerSaúdeEducação em saúdeEducação física e treinamentoO objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os significados que graduandos em Educação Física e cursos afins atribuem à atuação profissional no campo da saúde e sua compreensão sobre lazer. Tradicionalmente, a área da Educação Física e cursos afins tem recebido forte influência das Ciências Naturais, e essa tradição tem influenciado a atuação do profissional no campo da saúde. O problema desta orientação, muitas vezes exclusivamente biomédica, é que os profissionais se deparam com um fazer profissional centrado na prescrição de exercícios e não entendem como lidar com a saúde das pessoas considerando aspectos como a subjetividade, a questão cultural, o cuidado à saúde. Como procedimentos metodológicos utilizamos revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Educação Física e cursos afins brasileiros e americanos, caracterizando este estudo como qualitativo. Os resultados deste estudo indicam que os graduandos em Educação Física e cursos afins compreendem a finalidade de sua atuação relacionada à qualidade de vida, bem-estar, saúde e ausência de doença. Além disso, a maioria dos entrevistados compreende o lazer somente a partir do descanso, desconsiderando as possibilidades de diversão e desenvolvimento pessoal e social. Concluímos, portanto, que a visão dos participantes da pesquisa com relação a saúde e lazer mostrou-se ainda inicial, sendo fundamental para que tenham uma atuação profissional futura efetiva o acesso ao referencial tanto das ciências biológicas como das humanidades.The purpose of this work is to identify and analyze the meanings that students in undergraduate courses in Physical Education and related courses have regarding professional practice in the field of health and their understanding about leisure. Traditionally, the area of Physical Education and related courses has received strong influence from the natural sciences, and this tradition has influenced the performance of the professional in the health field. The problem with this often and exclusively biomedical orientation, is that professionals are faced with increased pressure to prescribe exercise and do not understand how to deal with people’s health covering aspects such as subjectivity, cultural issue, the health care. The methodological procedures used were bibliographic search and field research, from semi-structured interviews with undergraduate students of Physical Education and related courses, Brazilians and Americans, characterizing this study as qualitative. The results from this study indicate that undergraduate Physical Education students and related courses have some understanding of the purpose of their work related to quality of life, wellbeing, health and absence of disease. In addition, the majority of respondents understand leisure only from the rest, disregarding the possibilities of fun and personal and social development. We conclude, therefore, that the vision of respondents with respect to health and leisure was even initial, is fundamental to have an effective future professional activities access to reference both the biological sciences as the humanities.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17007510.11606/1807-5509201800030391Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 391-403Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 391-403Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 391-4031981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170075/160846Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cinthia Lopes daRobinson, TomekaLibardi, NataliaSordi, Lucas Roberto Alves Ribeiro deOriguela, Milena AvelanedaFerreira, Rosana de Almeida eValdez, DannyClemens, Cody M.Hendershot, Vicent2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170075Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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