Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora. |
id |
USP-35_9690dd23e6a7436574f638803a119131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16706 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras Effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills Estrutura de práticaPrática constantePrática aleatóriaCombinação de estruturas de práticaPractice schedulesConstant practiceRandom practiceCombination of structures of practice O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora. The aim of this study was to investigate the effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills. Thirty volunteers between 18 and 35 years old were randomly assigned to one of three groups with different proportions of constant and random practice: 1) 25% constant and 75% random (G25%); 2) 50% constant and 50% random (G50%); 3) 75% constant and 25% random (G75%). The subjects were asked to touch four keys sequentially with different requirements of absolute timing in a same relative timing structure. All participants performed 120 trials during the acquisition phase. Ten trials were required on each retention and transfer tests. The results obtained through analysis of variance with repeated measures on the last factor (p < 0.05) showed that the 75% of constant practice proportion followed by 25% of random practice produced favorable results in terms of lower variability in motor learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670610.1590/S1807-55092009000100001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 5-14 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 5-14 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 5-14 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706/18419Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renata Câmara de OliveiraLage, Guilherme MenezesUgrinowitsch, HerbertBenda, Rodolfo Novellino2012-05-22T12:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/16706Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:41Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras Effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills |
title |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
spellingShingle |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras Santos, Renata Câmara de Oliveira Estrutura de prática Prática constante Prática aleatória Combinação de estruturas de prática Practice schedules Constant practice Random practice Combination of structures of practice |
title_short |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
title_full |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
title_fullStr |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
title_full_unstemmed |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
title_sort |
Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras |
author |
Santos, Renata Câmara de Oliveira |
author_facet |
Santos, Renata Câmara de Oliveira Lage, Guilherme Menezes Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author_role |
author |
author2 |
Lage, Guilherme Menezes Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renata Câmara de Oliveira Lage, Guilherme Menezes Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura de prática Prática constante Prática aleatória Combinação de estruturas de prática Practice schedules Constant practice Random practice Combination of structures of practice |
topic |
Estrutura de prática Prática constante Prática aleatória Combinação de estruturas de prática Practice schedules Constant practice Random practice Combination of structures of practice |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706 10.1590/S1807-55092009000100001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092009000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706/18419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 5-14 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 5-14 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 5-14 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930825641984 |