Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata Câmara de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lage, Guilherme Menezes, Ugrinowitsch, Herbert, Benda, Rodolfo Novellino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.
id USP-35_9690dd23e6a7436574f638803a119131
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16706
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras Effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills Estrutura de práticaPrática constantePrática aleatóriaCombinação de estruturas de práticaPractice schedulesConstant practiceRandom practiceCombination of structures of practice O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora. The aim of this study was to investigate the effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills. Thirty volunteers between 18 and 35 years old were randomly assigned to one of three groups with different proportions of constant and random practice: 1) 25% constant and 75% random (G25%); 2) 50% constant and 50% random (G50%); 3) 75% constant and 25% random (G75%). The subjects were asked to touch four keys sequentially with different requirements of absolute timing in a same relative timing structure. All participants performed 120 trials during the acquisition phase. Ten trials were required on each retention and transfer tests. The results obtained through analysis of variance with repeated measures on the last factor (p < 0.05) showed that the 75% of constant practice proportion followed by 25% of random practice produced favorable results in terms of lower variability in motor learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670610.1590/S1807-55092009000100001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 5-14 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 5-14 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 5-14 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706/18419Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renata Câmara de OliveiraLage, Guilherme MenezesUgrinowitsch, HerbertBenda, Rodolfo Novellino2012-05-22T12:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/16706Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:41Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
Effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills
title Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
spellingShingle Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
Santos, Renata Câmara de Oliveira
Estrutura de prática
Prática constante
Prática aleatória
Combinação de estruturas de prática
Practice schedules
Constant practice
Random practice
Combination of structures of practice
title_short Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
title_full Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
title_fullStr Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
title_full_unstemmed Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
title_sort Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras
author Santos, Renata Câmara de Oliveira
author_facet Santos, Renata Câmara de Oliveira
Lage, Guilherme Menezes
Ugrinowitsch, Herbert
Benda, Rodolfo Novellino
author_role author
author2 Lage, Guilherme Menezes
Ugrinowitsch, Herbert
Benda, Rodolfo Novellino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata Câmara de Oliveira
Lage, Guilherme Menezes
Ugrinowitsch, Herbert
Benda, Rodolfo Novellino
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura de prática
Prática constante
Prática aleatória
Combinação de estruturas de prática
Practice schedules
Constant practice
Random practice
Combination of structures of practice
topic Estrutura de prática
Prática constante
Prática aleatória
Combinação de estruturas de prática
Practice schedules
Constant practice
Random practice
Combination of structures of practice
description O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706
10.1590/S1807-55092009000100001
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092009000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16706/18419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 5-14
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 5-14
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 5-14
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930825641984