Formação esportiva no jiu-jitsu: generalizações e particularidades na perspectiva de atletas brasileiros de elite
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170213 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar indicativos socioculturais e pedagógicos que influenciaram a formação esportiva de atletas brasileiros de alto rendimento de jiu-jitsu, residentes no estado de São Paulo, Brasil. Foi tomado como principal referência, o Modelo de Desenvolvimento da Participação Esportiva (DMSP), de modo a fundamentar a análise sobre as trajetórias dos participantes, frente a confirmações e diferenças em relação às etapas propostas por tal modelo teórico. Esta pesquisa qualitativa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com seis atletas de alto rendimento de jiu-jitsu, brasileiros, adultos, homens, com graduação nas faixas marrom ou preta, medalhistas em competições internacionais. O método de análise empregado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Como principais resultados têm-se: a importância das vivências esportivas diversificadas e jogos deliberados nos anos de experimentação; a especialização em outra modalidade esportiva antes da iniciação no jiu-jitsu; a iniciação e especialização no jiu-jitsu ocorreram em média aos 18 ± 3,2 e 19,3 ± 3,3 anos de idade, respectivamente; a fase de investimento caracterizou-se como um período de mudanças gradativas, almejando o alto rendimento; a existência de trajetórias alternativasao DMSP (thresholds), que contribuíram para a formação esportiva dos atletas. Conclui-se que o grupo estudado apresentou uma trajetória de formação esportiva não condizente com o observado na literatura sobre outras modalidades esportivas e o proposto pelo DMSP. Ainda assim, estes atletas atingiram altos níveis competitivos, com resultados esportivos relevantes em nível internacional. As vivências diversificadas até a idade adulta, e a especialização tardia na modalidade, destacam-se como particularidades nesse processo. |
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