Correlatos da não participação nas aulas de Educação Física entre escolares brasileiros nas cinco regiões do Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/178118 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar os correlatos da não participação nas aulas de Educação Física (EFI) entre escolares brasileiros nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de um estudo transversal utilizando dados de escolares do 9º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015. A variável dependente foi a não participação nas aulas de EFI. Indicadores sociodemográficos, de estrutura escolar e comportamentais foram as variáveis independentes, avaliadas por questionários autoaplicáveis. A regressão logística binária foi usada para estimar as razões de chance, nas análises brutas e ajustadas. Participaram do estudo 84.807 escolares. A prevalência de não participação nas aulas de EFI foi de 17,9%, sendo mais alta na região Nordeste (26,9%). O sexo feminino, não ter materiais esportivos em condição de uso e ser inativo no lazer mostraram maiores chances de não participação nas aulas de EFI em todas as regiões. Escolares de municípios não capitais das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentaram menores chances de não participação. As demais variáveis mostraram associações com chances maiores ou menores a depender da região do país. Para as cinco regiões do país, foi identificado um claro padrão de correlatos da não participação nas aulas de EFI, envolvendo sexo, atividade física insuficiente no lazer e materiais das aulas. Os demais correlatos da participação nas aulas variaram nas associações, a depender da região do país. A proposição de intervenções para aumentar a participação nas aulas de EFI entre os jovens brasileiros deve considerar as potenciais diferenças regionais quantos aos seus correlatos. |
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Correlatos da não participação nas aulas de Educação Física entre escolares brasileiros nas cinco regiões do BrasilCorrelates of non-participation in Physical Education classes among Brazilian students in the five regions of BrazilAdolescenteAtividade motoraEstudos transversaisInquéritos epidemiológicosAdolescentMotor activityCross-sectional StudiesHealth surveysO objetivo deste estudo foi verificar os correlatos da não participação nas aulas de Educação Física (EFI) entre escolares brasileiros nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de um estudo transversal utilizando dados de escolares do 9º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015. A variável dependente foi a não participação nas aulas de EFI. Indicadores sociodemográficos, de estrutura escolar e comportamentais foram as variáveis independentes, avaliadas por questionários autoaplicáveis. A regressão logística binária foi usada para estimar as razões de chance, nas análises brutas e ajustadas. Participaram do estudo 84.807 escolares. A prevalência de não participação nas aulas de EFI foi de 17,9%, sendo mais alta na região Nordeste (26,9%). O sexo feminino, não ter materiais esportivos em condição de uso e ser inativo no lazer mostraram maiores chances de não participação nas aulas de EFI em todas as regiões. Escolares de municípios não capitais das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentaram menores chances de não participação. As demais variáveis mostraram associações com chances maiores ou menores a depender da região do país. Para as cinco regiões do país, foi identificado um claro padrão de correlatos da não participação nas aulas de EFI, envolvendo sexo, atividade física insuficiente no lazer e materiais das aulas. Os demais correlatos da participação nas aulas variaram nas associações, a depender da região do país. A proposição de intervenções para aumentar a participação nas aulas de EFI entre os jovens brasileiros deve considerar as potenciais diferenças regionais quantos aos seus correlatos.This study aimed to verify the correlates of non-participation in Physical Education (PE) classes among Brazilian schoolchildren in the five regions of Brazil. This is a cross-sectional study using data from 9th-grade elementary school students, of both sexes, participating in the National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE), 2015. The dependent variable was non-participation in PE classes. Sociodemographic, school structure, and behavioral indicators were the independent variables, assessed by self-administered questionnaires. Binary logistic regression was used to estimate the odds ratios, in the crude and adjusted analyzes. A total of 84,807 students participated in the study. The prevalence of non-participation in PE classes was 17.9%, being higher in the Northeast (26.9%). The female gender, not having sports equipment in a condition of use and being inactive during leisure time showed greater chances of not participating in PE classes in all regions. Schoolchildren from non-capital municipalities in the Northeast, Southeast, South, and Midwest regions had lower chances of non-participation. The other correlates showed associations with higher or lower chances depending on the region of the country. For the five regions of the country, a clear pattern of correlates of non-participation in PE classes was identified, involving sex, insufficient physical activity in leisure, and class materials. The other correlates of participation in PE classes varied in the associations, depending on the region of the country. The proposition of interventions to increase participation in PE classes among Brazilian students must consider the potential regional differences in terms of their correlates.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17811810.11606/issn.1981-4690.2022e36178118Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36178118Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36178118Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361781181981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/178118/189180Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Venicius Dantas daSilva Filho, Rodolfo Carlos dos Santos Lourenço, Camilo Luís Monteiro 2022-12-12T21:50:06Zoai:revistas.usp.br:article/178118Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-12-12T21:50:06Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo deste estudo foi verificar os correlatos da não participação nas aulas de Educação Física (EFI) entre escolares brasileiros nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de um estudo transversal utilizando dados de escolares do 9º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015. A variável dependente foi a não participação nas aulas de EFI. Indicadores sociodemográficos, de estrutura escolar e comportamentais foram as variáveis independentes, avaliadas por questionários autoaplicáveis. A regressão logística binária foi usada para estimar as razões de chance, nas análises brutas e ajustadas. Participaram do estudo 84.807 escolares. A prevalência de não participação nas aulas de EFI foi de 17,9%, sendo mais alta na região Nordeste (26,9%). O sexo feminino, não ter materiais esportivos em condição de uso e ser inativo no lazer mostraram maiores chances de não participação nas aulas de EFI em todas as regiões. Escolares de municípios não capitais das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentaram menores chances de não participação. As demais variáveis mostraram associações com chances maiores ou menores a depender da região do país. Para as cinco regiões do país, foi identificado um claro padrão de correlatos da não participação nas aulas de EFI, envolvendo sexo, atividade física insuficiente no lazer e materiais das aulas. Os demais correlatos da participação nas aulas variaram nas associações, a depender da região do país. A proposição de intervenções para aumentar a participação nas aulas de EFI entre os jovens brasileiros deve considerar as potenciais diferenças regionais quantos aos seus correlatos. |
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