Nationalism, Physical Education and the French mission in Public Force of São Paulo: an imagined community (1906-1913)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GÓIS JUNIOR, Edivaldo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126189
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de São Paulo a reformar sua polícia, e organizar uma escola de educação física, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relação à construção de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluímos que a militarização paulista objetivava colocar São Paulo em posição estratégica para liderar e influenciar a construção de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso.
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spelling Nationalism, Physical Education and the French mission in Public Force of São Paulo: an imagined community (1906-1913) Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913) O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de São Paulo a reformar sua polícia, e organizar uma escola de educação física, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relação à construção de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluímos que a militarização paulista objetivava colocar São Paulo em posição estratégica para liderar e influenciar a construção de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso. The objective of this paper was to analyze the São Paulo State interests in the reform of its police, and in the organization of a Physical Education School, and, in particular, observe and analyze its prerogatives regarding to the construction of a national identity. For this was done a historical research which had as sources, government documents and the newspaper “Correio Paulistano” between the years 1906 and 1913. It concluded that the “paulista” militarization aimed a strategic position of leadership and influence in building of a disciplined Brazil, finally, an imagined community in order and progress. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12618910.1590/1807-55092016000401023Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 4 (2016); 1023-1032Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 4 (2016); 1023-1032Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 4 (2016); 1023-10321981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126189/122972https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126189/122973Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGÓIS JUNIOR, Edivaldo2017-02-07T12:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/126189Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-02-07T12:32:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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