Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcio Alves de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Loss, Jefferson Fagundes, Petersen, Ricardo Demétrio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16586
Resumo: Este estudo examinou a capacidade da criança com DCD em explorar a dinâmica do sistema sensóriomotor em função do tempo. A estrutura da resposta do sistema e a performance foram analisadas em três tarefas manipulativas de regulação de força / torque (pressão digital, preensão digital e torque em preensão digital). Estas três tarefas foram usadas com o intuito de avaliar o comportamento das respostas em relação às restrições impostas pela tarefa. Dezesseis crianças com percentil abaixo ou igual a 5 no teste Movement ABC formaram o grupo de crianças com DCD com 9,0 anos (± 0,2 anos), e 16 crianças de desenvolvimento típico e percentil igual ou acima de 35 formaram o segundo grupo com 9,6 anos (± 0,3 anos). Um osciloscópio foi utilizado para oferecer "feedback" visual e a força aplicada pela criança foi representada por uma linha horizontal que deveria ser sobreposta à linha de referência representativa dos 40% da força e torque isométrico máximo. As crianças com DCD apresentaram dificuldades em explorar a dimensionalidade da resposta do sistema sensório-motor. Uma maior variabilidade e menor irregularidade foram verificadas nas respostas de controle de força e torque, independente das restrições oferecidas pelas tarefas. Os resultados são discutidos em termos de mecanismos centrais responsáveis pela regulação de força.
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