Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16586 |
Resumo: | Este estudo examinou a capacidade da criança com DCD em explorar a dinâmica do sistema sensóriomotor em função do tempo. A estrutura da resposta do sistema e a performance foram analisadas em três tarefas manipulativas de regulação de força / torque (pressão digital, preensão digital e torque em preensão digital). Estas três tarefas foram usadas com o intuito de avaliar o comportamento das respostas em relação às restrições impostas pela tarefa. Dezesseis crianças com percentil abaixo ou igual a 5 no teste Movement ABC formaram o grupo de crianças com DCD com 9,0 anos (± 0,2 anos), e 16 crianças de desenvolvimento típico e percentil igual ou acima de 35 formaram o segundo grupo com 9,6 anos (± 0,3 anos). Um osciloscópio foi utilizado para oferecer "feedback" visual e a força aplicada pela criança foi representada por uma linha horizontal que deveria ser sobreposta à linha de referência representativa dos 40% da força e torque isométrico máximo. As crianças com DCD apresentaram dificuldades em explorar a dimensionalidade da resposta do sistema sensório-motor. Uma maior variabilidade e menor irregularidade foram verificadas nas respostas de controle de força e torque, independente das restrições oferecidas pelas tarefas. Os resultados são discutidos em termos de mecanismos centrais responsáveis pela regulação de força. |
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Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD Isometric force and torque control in children with DCD Controle de forçaVariabilidadeIrregularidadeForce controlVariabilityIrregurarity Este estudo examinou a capacidade da criança com DCD em explorar a dinâmica do sistema sensóriomotor em função do tempo. A estrutura da resposta do sistema e a performance foram analisadas em três tarefas manipulativas de regulação de força / torque (pressão digital, preensão digital e torque em preensão digital). Estas três tarefas foram usadas com o intuito de avaliar o comportamento das respostas em relação às restrições impostas pela tarefa. Dezesseis crianças com percentil abaixo ou igual a 5 no teste Movement ABC formaram o grupo de crianças com DCD com 9,0 anos (± 0,2 anos), e 16 crianças de desenvolvimento típico e percentil igual ou acima de 35 formaram o segundo grupo com 9,6 anos (± 0,3 anos). Um osciloscópio foi utilizado para oferecer "feedback" visual e a força aplicada pela criança foi representada por uma linha horizontal que deveria ser sobreposta à linha de referência representativa dos 40% da força e torque isométrico máximo. As crianças com DCD apresentaram dificuldades em explorar a dimensionalidade da resposta do sistema sensório-motor. Uma maior variabilidade e menor irregularidade foram verificadas nas respostas de controle de força e torque, independente das restrições oferecidas pelas tarefas. Os resultados são discutidos em termos de mecanismos centrais responsáveis pela regulação de força. This study examined the ability of DCD children to explore the dynamics of the motor sensory system in the time domain. The structure of the system output and the performance were analyzed in three different manipulative force regulation tasks (digital press, pinch press, and torque during pinch press). These three tasks were used to evaluate the output behavior related to different task constraints. Sixteen children with Movement ABC scores at or below the 5th percentile formed the DCD group with 9.0 (± 0.2 years) and sixteen typically developing children (above the 35th percentile) formed the second group with 9.6 (± 0.3 years). An oscilloscope provided visual feedback during the task and the child.s applied force was represented by a horizontal line that matched a reference line at 40% of the maximum isometric force. Children with DCD showed difficulties in exploring the output dimensionality of the motor sensory system. More variability and less irregularity were identified in the force and torque control responses independently of the task constraints. The results are discussed in terms of the central mechanisms responsible for force regulation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1658610.1590/S1807-55092005000200001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 2 (2005); 89-103 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 2 (2005); 89-103 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 2 (2005); 89-103 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16586/18299Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcio Alves deLoss, Jefferson FagundesPetersen, Ricardo Demétrio de Souza2012-05-22T12:21:03Zoai:revistas.usp.br:article/16586Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este estudo examinou a capacidade da criança com DCD em explorar a dinâmica do sistema sensóriomotor em função do tempo. A estrutura da resposta do sistema e a performance foram analisadas em três tarefas manipulativas de regulação de força / torque (pressão digital, preensão digital e torque em preensão digital). Estas três tarefas foram usadas com o intuito de avaliar o comportamento das respostas em relação às restrições impostas pela tarefa. Dezesseis crianças com percentil abaixo ou igual a 5 no teste Movement ABC formaram o grupo de crianças com DCD com 9,0 anos (± 0,2 anos), e 16 crianças de desenvolvimento típico e percentil igual ou acima de 35 formaram o segundo grupo com 9,6 anos (± 0,3 anos). Um osciloscópio foi utilizado para oferecer "feedback" visual e a força aplicada pela criança foi representada por uma linha horizontal que deveria ser sobreposta à linha de referência representativa dos 40% da força e torque isométrico máximo. As crianças com DCD apresentaram dificuldades em explorar a dimensionalidade da resposta do sistema sensório-motor. Uma maior variabilidade e menor irregularidade foram verificadas nas respostas de controle de força e torque, independente das restrições oferecidas pelas tarefas. Os resultados são discutidos em termos de mecanismos centrais responsáveis pela regulação de força. |
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