Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Greco, Pablo Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16834
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu na identificação do conhecimento tático-estratégico dos levantadores "experts", de diferentes escalões, tendo como indicativo as ações de organização ofensiva do voleibol. Da presente investigação científica participaram dezoito levantadores de ambos os sexos: campeões de São Paulo e Minas Gerais, das competições promovidas pelas Federações destes estados nos escalões Mirim (sub-14), Infantil (sub-15), Infanto (sub-17) e Juvenil (sub-20), mais um campeão Adulto (Profissional) da Superliga Masculina e Feminina. Foi aplicada uma entrevista individual e semi-estruturada com referência na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador (Mesquita & Graça, 2002a, 2002b; Queiroga, 2005; Queiroga et al., 2010). Os textos das 18 entrevistas semi-estruturadas foram codificados, comparados e agrupados por similaridade de sentido (Duarte, 2002; Jones, 2005; Minayo & Sanches, 1993; Thomas & Nelson, 2002). Entre os resultados apurados, evidenciou-se que o levantador, mesmo com condições ideais na qualidade do primeiro toque, concentra as suas ações em determinados atacantes, por não ter confiança e por limitações táticas e técnicas dos outros jogadores em suas ações ofensivas finais. Além disto, os resultados indicam que os levantadores estão em constante evolução, independente dos anos de prática no voleibol, com referências de todos eles quanto à importância do treino como uma fonte de conhecimento, dentre outras.
id USP-35_b2958ffcd86abc464c52e98f2dbcd1f0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16834
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível Knowledge tactical-strategic of setter's champions Brazilian volleyball: members of teams adolescent and adult high level Cognição e açãoLevantadorDistribuiçãoVoleibolCognition and actionSetterDistributionVolleyball O objetivo deste estudo consistiu na identificação do conhecimento tático-estratégico dos levantadores "experts", de diferentes escalões, tendo como indicativo as ações de organização ofensiva do voleibol. Da presente investigação científica participaram dezoito levantadores de ambos os sexos: campeões de São Paulo e Minas Gerais, das competições promovidas pelas Federações destes estados nos escalões Mirim (sub-14), Infantil (sub-15), Infanto (sub-17) e Juvenil (sub-20), mais um campeão Adulto (Profissional) da Superliga Masculina e Feminina. Foi aplicada uma entrevista individual e semi-estruturada com referência na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador (Mesquita & Graça, 2002a, 2002b; Queiroga, 2005; Queiroga et al., 2010). Os textos das 18 entrevistas semi-estruturadas foram codificados, comparados e agrupados por similaridade de sentido (Duarte, 2002; Jones, 2005; Minayo & Sanches, 1993; Thomas & Nelson, 2002). Entre os resultados apurados, evidenciou-se que o levantador, mesmo com condições ideais na qualidade do primeiro toque, concentra as suas ações em determinados atacantes, por não ter confiança e por limitações táticas e técnicas dos outros jogadores em suas ações ofensivas finais. Além disto, os resultados indicam que os levantadores estão em constante evolução, independente dos anos de prática no voleibol, com referências de todos eles quanto à importância do treino como uma fonte de conhecimento, dentre outras. The aim of this study was to identify strategic-tactical knowledge of the setter's of different categories. We analyzed the organization of offensive action of 18 setter's of both sexes, champions at São Paulo and Minas Gerais, under-14 old age, under-15 old age, under-17 old age, under-20 old age and Adult champion (Professional) Men's and Women's at Brazilian National Championship (Superliga). It was used a semi-structured and individual interview with reference in aspects of knowledge tactical and strategic of setter (Mesquita & Graça, 2002a, 2002b; Queiroga, 2005; Queiroga et al., 2010). The texts of 18 semi-structured interviews were coded, compared and grouped by similarity of meaning (Duarte, 2002; Jones, 2005; Minayo & Sanches, 1993; Thomas & Nelson, 2002). The results showed that the setter, even with ideal conditions of quality of pass, focuses its actions to certain striker's, for not having trust in others players and because attacking tactics and technical limitations of the other players in their final offensive actions. Furthermore, was noted that the setters are in constantly development, independent of how many years they are playing volleyball, they are said how important a training as a knowledge source, and others more is. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1683410.1590/S1807-55092011000300014Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 3 (2011); 513-535 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 3 (2011); 513-535 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 3 (2011); 513-535 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16834/18547Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Cristino Julio Alves da SilvaGreco, Pablo Juan2012-05-22T12:48:42Zoai:revistas.usp.br:article/16834Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:48:42Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
Knowledge tactical-strategic of setter's champions Brazilian volleyball: members of teams adolescent and adult high level
title Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
spellingShingle Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Cognição e ação
Levantador
Distribuição
Voleibol
Cognition and action
Setter
Distribution
Volleyball
title_short Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
title_full Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
title_fullStr Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
title_full_unstemmed Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
title_sort Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível
author Matias, Cristino Julio Alves da Silva
author_facet Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Greco, Pablo Juan
author_role author
author2 Greco, Pablo Juan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Greco, Pablo Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição e ação
Levantador
Distribuição
Voleibol
Cognition and action
Setter
Distribution
Volleyball
topic Cognição e ação
Levantador
Distribuição
Voleibol
Cognition and action
Setter
Distribution
Volleyball
description O objetivo deste estudo consistiu na identificação do conhecimento tático-estratégico dos levantadores "experts", de diferentes escalões, tendo como indicativo as ações de organização ofensiva do voleibol. Da presente investigação científica participaram dezoito levantadores de ambos os sexos: campeões de São Paulo e Minas Gerais, das competições promovidas pelas Federações destes estados nos escalões Mirim (sub-14), Infantil (sub-15), Infanto (sub-17) e Juvenil (sub-20), mais um campeão Adulto (Profissional) da Superliga Masculina e Feminina. Foi aplicada uma entrevista individual e semi-estruturada com referência na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador (Mesquita & Graça, 2002a, 2002b; Queiroga, 2005; Queiroga et al., 2010). Os textos das 18 entrevistas semi-estruturadas foram codificados, comparados e agrupados por similaridade de sentido (Duarte, 2002; Jones, 2005; Minayo & Sanches, 1993; Thomas & Nelson, 2002). Entre os resultados apurados, evidenciou-se que o levantador, mesmo com condições ideais na qualidade do primeiro toque, concentra as suas ações em determinados atacantes, por não ter confiança e por limitações táticas e técnicas dos outros jogadores em suas ações ofensivas finais. Além disto, os resultados indicam que os levantadores estão em constante evolução, independente dos anos de prática no voleibol, com referências de todos eles quanto à importância do treino como uma fonte de conhecimento, dentre outras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16834
10.1590/S1807-55092011000300014
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16834
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16834/18547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 3 (2011); 513-535
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 3 (2011); 513-535
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 3 (2011); 513-535
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931489390592