Limites e potencialidades da educação dos trabalhadores de saúde da família para promoção da atividade física: uma pesquisa participativa
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117529 |
Resumo: | O progresso do Sistema Único de Saúde brasileiro nas últimas décadas, principalmente com a implementação da Estratégia de Saúde da Família, resultou em melhorias no atendimento à população e no fortalecimento de ações para promover a atividade física, incluindo a incorporação do profissional de Educação Física nos cuidados básicos de saúde. No entanto, existem desafios a serem superados, tais como o desenvolvimento da educação dos trabalhadores da área da saúde de acordo com os princípios orientadores do Sistema Único de Saúde. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar os limites e as potencialidades da educação para a promoção da atividade física na Estratégia Saúde da Família por meio de uma pesquisa participativa baseada na comunidade, através da construção de um programa educativo com as equipes de saúde. As análises da conversação e da fala foram aplicadas aos dados de três grupos focais (dois no início e um após o programa) e a triangulação foi usada para combinar esses dados com os dados de notas de campo e notas reflexivas escritas pelo pesquisador e também por um observador independente. Cinco limites e potencialidades foram identificados para a educação da promoção da atividade física: organização do trabalho e educação no trabalho; relação do profissional com a atividade física; ponto de vista profissional sobre o processo saúde-doença, no que se refere ao aconselhamento sobre atividade física; falta de cuidados para o profissional de saúde e o aprendizado incidental; e a avaliação dos elementos-chave da estratégia pedagógica. Os resultados apontam para a necessidade de melhorar a organização do trabalho e a saúde oferecida aos próprios profissionais, de fortalecer ações de educação para valorizar a educação permanente e interprofissional e de trabalhar a conscientização dos profissionais sobre a prática e promoção da atividade física. |
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Limites e potencialidades da educação dos trabalhadores de saúde da família para promoção da atividade física: uma pesquisa participativa Limits and potentialities of educating family health workers for physical activity promotion: a participatory research O progresso do Sistema Único de Saúde brasileiro nas últimas décadas, principalmente com a implementação da Estratégia de Saúde da Família, resultou em melhorias no atendimento à população e no fortalecimento de ações para promover a atividade física, incluindo a incorporação do profissional de Educação Física nos cuidados básicos de saúde. No entanto, existem desafios a serem superados, tais como o desenvolvimento da educação dos trabalhadores da área da saúde de acordo com os princípios orientadores do Sistema Único de Saúde. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar os limites e as potencialidades da educação para a promoção da atividade física na Estratégia Saúde da Família por meio de uma pesquisa participativa baseada na comunidade, através da construção de um programa educativo com as equipes de saúde. As análises da conversação e da fala foram aplicadas aos dados de três grupos focais (dois no início e um após o programa) e a triangulação foi usada para combinar esses dados com os dados de notas de campo e notas reflexivas escritas pelo pesquisador e também por um observador independente. Cinco limites e potencialidades foram identificados para a educação da promoção da atividade física: organização do trabalho e educação no trabalho; relação do profissional com a atividade física; ponto de vista profissional sobre o processo saúde-doença, no que se refere ao aconselhamento sobre atividade física; falta de cuidados para o profissional de saúde e o aprendizado incidental; e a avaliação dos elementos-chave da estratégia pedagógica. Os resultados apontam para a necessidade de melhorar a organização do trabalho e a saúde oferecida aos próprios profissionais, de fortalecer ações de educação para valorizar a educação permanente e interprofissional e de trabalhar a conscientização dos profissionais sobre a prática e promoção da atividade física. Progress in the last decades in the Brazilian Unified Health System, mainly with the implementation of the Family Health Strategy, has resulted in improvements in care to the population and in strengthening of actions to promote physical activity, including the incorporation of Physical Education professional in basic healthcare. Nevertheless, there are challenges to overcome, such as the development of health workers’ education in accordance with the Unified Health System guiding principles. Therefore, the objective of the current study was to evaluate limits and potentialities of educating for the promotion of physical activity in the Family Health Strategy through a community-based participatory research, by constructing an education program with the health teams. The analysis of conversation and speech was applied to the data from three focus groups (two at the beginning and one after the program) and triangulation was used to combine this data with that from field notes and reflective notes written by the researcher and also by an independent observer. Five limits and potentialities were identified for physical activity promotion education: work organization and on-the-job education; the relation of the worker with physical activity; the worker point-of-view about the health-disease process and in regard to counseling about physical activity; lack of care to the health worker and the incidental learning; and the appraisal of key-elements of pedagogical strategy. Findings point to a necessity to improve the work organization and the healthcare offered to the worker themselves, to strengthen education actions to value permanent and inter-professional education and to work the conscience of the workers about practice and promotion of physical activity. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11752910.1590/1807-55092016000200417Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 417-426Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 417-426Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 417-4261981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117529/115260https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117529/115261Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSÁ, Thiago Hérick deVELARDI, MaríliaFLORINDO, Alex Antonio2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117529Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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