O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Filipe Pitágoras Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Mariana Ferreira de, Alves, Terezinha Abel, Carvalho, Ferdinando de Oliveira, Moraes, José Fernando Vila Nova de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171288
Resumo: A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.
id USP-35_b980075e6a24c772432fe67fc16b4607
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171288
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizadoExercício FísicoXadrez MotivacionalDependência QuímicaQualidade de VidaA Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17128810.11606/1807-5509202000020345Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 345-355Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 345-355Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 345-3551981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171288/161405Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Filipe Pitágoras RodriguesSouza, Mariana Ferreira deAlves, Terezinha AbelCarvalho, Ferdinando de OliveiraMoraes, José Fernando Vila Nova de2021-05-24T19:00:08Zoai:revistas.usp.br:article/171288Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T19:00:08Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
title O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
spellingShingle O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
Magalhães, Filipe Pitágoras Rodrigues
Exercício Físico
Xadrez Motivacional
Dependência Química
Qualidade de Vida
title_short O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
title_full O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
title_fullStr O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
title_full_unstemmed O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
title_sort O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento:: um ensaio clínico randomizado
author Magalhães, Filipe Pitágoras Rodrigues
author_facet Magalhães, Filipe Pitágoras Rodrigues
Souza, Mariana Ferreira de
Alves, Terezinha Abel
Carvalho, Ferdinando de Oliveira
Moraes, José Fernando Vila Nova de
author_role author
author2 Souza, Mariana Ferreira de
Alves, Terezinha Abel
Carvalho, Ferdinando de Oliveira
Moraes, José Fernando Vila Nova de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Filipe Pitágoras Rodrigues
Souza, Mariana Ferreira de
Alves, Terezinha Abel
Carvalho, Ferdinando de Oliveira
Moraes, José Fernando Vila Nova de
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício Físico
Xadrez Motivacional
Dependência Química
Qualidade de Vida
topic Exercício Físico
Xadrez Motivacional
Dependência Química
Qualidade de Vida
description A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) é uma escala utilizada para identificar as auto-percepções de competência (cognitiva e física) e aceitação social (pares e maternas) de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental I. O objetivo deste estudo foi traduzir e investigar a validade de conteúdo, critério, constructo e a fidedignidade da PSPCSA para crianças brasileiras. A tradução transcultural foi utilizada, e o processo de validação foi conduzido envolvendo 33 profissionais e 667 crianças (4 a 7 anos); 159 dessas crianças responderam a PSPCSA em dois momentos. Com base nos resultados pode-se inferir que houve clareza de linguagem e pertinência das questões, elevada consistência interna (valores > 96) e fidedignidade teste-reteste (valores  de r > 0,60). A PSPCSA apresentou ajustada adesão das questões com as correspondentes dimensões e sub-escalas e índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória (Non-normed Fit Index, Comparative Fit Index e Tucker and Lewis´s Index of Fit com valores >0,81). As versões brasileiras da PSPCSA apresentam indicadores de validade para o uso com crianças brasileiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171288
10.11606/1807-5509202000020345
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171288
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509202000020345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171288/161405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 345-355
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 345-355
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 345-355
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934603661312